ALUGAM-SE PALETES PARA DISTRIBUIÇÃO DE CARGA

A padronização das medidas onde paletes em 1 m de frente por 1,2 m de profundidade estabelecida pelo IPT há seis meses e o exemplo bem-sucedido da Chep, empresa inglesa, motivaram a Vantine & Associados e a Canozo Madeiras a formarem a SPED – Sistema Paletizado de Expedição e Distribuição, uma empresa especializada em locação de paletes para distribuição de cargas.

A tradição, no Brasil, é o uso de paletes apenas para estocagem, com paletes próprios. A distribuição nunca foi paletizada. Segundo José Geraldo Vantine, a SPED, da qual é um dos sócios, quer implantar uma nova mentalidade, que trará grandes vantagens financeiras e operacionais aos usuários. “Ninguém precisará mais imobilizar capital em paletes para distribuição”, diz Vantine, ressaltando que a preços entre Cr$ 200 e Cr$ 300, estabelecidos por unidade e período, a SPED entrega os paletes aos usuários em qualquer lugar do país, resgatando-os depois.

Para iniciar o negócio, a SPED conta com 4 mil paletes, e Vantine explica que por ser a Canozo uma das maiores fabricantes do equipamento no Brasil, ela pode, em prazo muito curto, aumentar a quantidade de material disponível de acordo coma demanda. No futuro, a idéia é criar um grau de intercambialidade entre os usuários que descarte a necessidade de resgatar os estrados. “Os paletes passariam de um usuário ao outro sem ter de retornar à sua origem”, diz.

J.G.Vantine
Diretor Geral da Vantine & Associados, empresa especializada com Logística e Distribuição Física.

– See more at: https://vantine.com.br/artigosdelogistica.asp?chamada=artigo0291#sthash.sTNFQ7Rh.dpuf