scan0005

No ambiente empresarial, a Logística começou a tomar forma no início dos anos 50 (Século 20), momento em que universidades americanas (repletas de grandes cientistas de vários países do mundo pós-guerra) e com suas indústrias preservadas (o palco da 2ª Guerra não foi em território dos EUA), iniciou o processo de crescimento acelerado. O Marketing logo virou ciência na academia e aí se incorporou o “P” (Place) e criou-se o conceito de “Distribuição Comercial” e logo virou “Distribuição Física” e nos anos 80 assumiu a mega função empresarial: “LOGÍSTICA”. Na virada dos anos 90 vieram os softwares (como WMS, TMS, ERP) e mais à frente tantas tecnologias que “turbinaram” a Logística. Mas será que funciona mesmo?

 

I – INTRODUÇÃO

Primeiro é preciso situar a Logística em cada elo das cadeias produtivas (cadeia de abastecimento é outra coisa), começando nas fontes primárias e terminando nos consumidores. É um longo caminho no qual a Logística é aplicada conforme o elo de atuação.

Exemplo básico – Indústria de Consumo

(vide no arquivo PDF)

A” – O ciclo não é tão simples como ilustrado e exige processos logísticos sofisticados, especialmente em “2” e “3”;

B” – É o início da cadeia logística pipeline e esse elo é o mais “equilibrado sob o prisma da demanda”;

C” & “I” – É o conjunto de elos (que podem ter melhor desempenho com a Gestão Integrada da Cadeia de Abastecimento / Supply Chain Management), e cada um deles tem sua característica funcional e operacional próprios.

Embora as várias tecnologias em logística se apliquem em todos os elos da cadeia produtiva, é no ciclo “C” & “I” que se exige mais importância de soluções porque envolve duas das principais variáveis que impactam o lucro das empresas:

  • ESTOQUE – Equilíbrio para não faltar e não sobrar;
  • SERVIÇO AO CLIENTE – Na era da “não fidelidade” esse é o diferencial competitivo, quer seja no B2B ou no B2C. Assim, importante ficar claro o que é LOGÍSTICA.

 

Logística é parte integrante da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla de forma eficaz e eficiente o fluxo e armazenamento de bens, serviços e informação relacionada, desde o ponto de origem ao ponto de consumo de modo a atender os requerimentos dos clientes”. Lambert / Stock / Vantine

Dessa forma, é necessário o entendimento que Logística transcende as paredes da simplicidade interpretativa. A complexidade atual e futura, além da amplitude da aplicação de tecnologias e Tecnologia da Informação, observar no diagrama a seguir as interfaces que demonstram o completo Ecossistema.

(vide no arquivo PDF)

II – AFINAL, O QUE É TECNOLOGIA & TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO?

Após a definição de Logística, passamos para a Tecnologia onde a etimologia da palavra que vem do grego, deve ser separada em duas partes: “téchne”, que pode ser definido como arte ou ofício e “logia”, que significa o estudo de algo.

Recorrendo ao dicionário Houaiss temos a seguinte definição básica sobre o que é tecnologia.

1. Tratado das artes em geral. 2. Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. 3. Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático. 4. Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral …”

O conceito do dicionário não deixa muito claro o que é a tecnologia. Assim, podemos dizer que a tecnologia é o uso de técnicas e do conhecimento adquirido para aperfeiçoar e/ou facilitar o trabalho com a arte, a resolução de um problema ou a execução de uma tarefa específica.

Dessa forma, ela pode ser aplicada em diversas tarefas diferentes – aparecendo em situações que poucas pessoas consideram envolver a tecnologia. O simples aproveitamento dos recursos naturais e a transformação do ambiente ao seu favor, por exemplo, é capaz de ser considerado como um movimento tecnológico.

Segundo “Laudon e Laudon” (2003), “Sistemas de informação são um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões e o controle em uma organização”.

Já Tecnologia da Informação (ou simplesmente TI) é um conjunto de tecnologias utilizadas para o processamento e armazenamento de dados e comunicação entre pessoas e organizações. Com o uso de computadores, softwares, redes, internet e o envolvimento de profissionais especializados, a TI tem como objetivo fazer com que essa atividades sejam elaboradas de forma cada vez mais rápida, inteligente e segura.

Desta forma, Tecnologia da Informação abrange todas as atividades e soluções privadas por recursos computacionais. Tecnologia da Informação é uma área que usufrui da computação para trabalhar com as informações, no sentido de produzir, armazenar, transmitir, ou usar.

Por fim, usamos como referencia  o termo Tecnologia utilizado no livro O Dilema da Inovação de Clayton M. Christensen que define:

… é o conjunto de processos pelos quais uma organização transforma mão de obra, capital, materiais e informação em produtos e serviços de grande valor”.

continue lendo no arquivo em pdf