tecnolog-junho-2013

Expansão do setor e crescimento da economia brasileira causam um aumento na procura por profissionais cada vez mais qualificados para ocupar cargos executivos na área de logística. Mas será que eles existem realmente?

Consultoria enfrente escassez de profissionais

O diretor da Vantine Logistics & Supply Chain Consulting, José Geraldo Vantine, conta que a falta de abrangência por parte dos profissionais da logística representa um problema ainda maior na busca por colaboradores para atuar nas empresas de consultoria. De acordo com ele, o consultor em logística precisa ser um profissional  múltiplo, que conheça amplamente tudo aquilo que está envolvido no segmento, seja no aspecto operacional ou no estratégico e tático.

“O que se encontra atualmente são profissionais especializados em uma única área. Se ele trabalhou durante anos na indústria de alimentos, eu não posso coloca-lo em um projeto de transporte de minério, por exemplo, porque ele não vai entender nada a respeito da atividade”, diz. Segundo ele, isso é causado pela formação acadêmica de má qualidade e também por características observadas no perfil do próprio profissional. “O consultor de hoje – e preparado para o amanhã – precisa conjugar competência, experiência e criatividade. Ele deve ter velocidade de raciocínio para tomar decisões rápidas, capacidade para absorver rapidamente a sistemática do negócio do cliente e, sobretudo, sempre buscar muita informação”.

Vantine destaca que, com as facilidades proporcionadas hoje pela internet, é inconcebível que o profissional de consultoria não tenha a habilidade de utilizar a enorme quantidade de informação disponível para se desenvolver na carreira. “O profissional sai da faculdade hoje, de um modo geral, achando que o mundo começou naquele momento. Ele não se preocupa em entender a história e a evolução da logística, por exemplo”, aponta. O consultor acredita que uma melhor oferta de cursos em logística, incluindo a criação da graduação específica na área, poderia trazer uma evolução para esse cenário.

Vantine completa explicando que se trata de uma atividade que demanda os melhores e mais experientes profissionais disponível no mercado, sem a possibilidade de abrir nenhuma exceção no momento da contratação. “Por isso, teremos sempre poucos bons consultores de verdade”, finaliza.