Um modelo de palete padrão foi desenvolvido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Esse modelo visa facilitar e agilizar a distribuição e o transporte de mercadorias das indústrias para os depósitos dos supermercados. A entidade espera que até o próximo mês de junho o modelo padronizado esteja certificado junto aos 15 fabricantes de paletes no país.

O palete é uma plataforma, geralmente confeccionada em madeira, que possui entradas para os garfos de equipamentos de movimentação de carga, como uma empilhadeira. Ele agiliza o transporte, pois permite que as mercadorias sejam transportadas na plataforma, e não de forma manual. De acordo com a Abras, o palete padrão (que demorou dois anos para ser desenvolvido) possui dimensões de 1m X 1m20, quatro entradas e capacidade para suportar até 1,5 mil Kg.

Segundo o consultor José Geraldo Vantine, diretor da consultoria Vantine & Associados e coordenador de Logística da Abras, o palete padrão vai possibilitar uma linguagem comum entre o fornecedor, transportador e o cliente. “Vai haver uma economia de tempo. Hoje, as empresas utilizam paletes nos mais variados tamanhos”, afirma. Com a padronização, a mercadoria sairá da indústria e passará a ser transportada dentro do caminhão com o palete padrão. O supermercado descarrega a mercadoria e devolve os paletes vazios para a indústria.

Segundo o coordenador de Logística da Abras, a operação padronizada de carga ou descarga pode ser executada em 20 minutos. “Normalmente, ela demora cerca de 1h30”, afirma Vantine. Por enquanto, palete padrão está em fase de testes na Nestlé, Gessy Lever, Pão de Açúcar e na transportadora Dom Vital.

J.G.Vantine Consultor especializado em Logística, Distribuição, Movimentação, Armazenagem, Embalagem e Transporte. Diretor Geral da Vantine & Associados. Coordenador de Logística da ABRAS e professor da OEA.