scan0191

Logística é um conceito que vem sendo amplamente utilizado nos meios empresariais europeus e americanos, trazendo consigo um significado bastante diferente daquele encontrado em qualquer dicionário. Neste caso, nada tem a ver com guerras. Ao contrário, como explicou o especialista brasileiro Geraldo Vantine, Diretor-Geral da Vantine Consulting, Empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management, a Logística é “a arte e ciência dos fluxos de materiais, que atua sobre dois universos distintos, porem inseparáveis: o gerencial e o operacional”.Adotada com indiscutível sucesso na administração de empresas de países que compões, por exemplo, a Comunidade Econômica Europeia, já conta com grande destaque em publicações especializadas europeias.

Para dar ao empresariado brasileiro uma visão bastante abrangente da Logística – “inclusive no sentido de atuar como antidoto para os erros de absorção de programar japoneses e americanos, com o TQC, o TPM etc., que aqui se restringiriam apenas as áreas produtivas”, como afirma Vantine -, será promovida entre os dias 19 e 22 de julho, no hotel paulistano. Transamérica, a Logistech Brasil/88, evento marcado pelo pioneirismo e que está sendo organizado pela IMC Internacional e pela Vantine & Associados, Empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management.

Segundo Yassuo Imai, diretor da IMC, a Logística favorece uma visão complexa dos programas de melhoria de produção, transporte, embalagem, movimentação e armazenagem de materiais. A Logistech Brasil/88, como explica Vantine (coordenador técnico do evento), “terá 60 palestras divididas segundo dois critérios – conceitual e operacional. Entre as 15 áreas de especialização, os participantes poderão optar por ate 10 temas de maior interesse: Logística no Processo Gerencial, Distribuição Física de Mercadorias. Embalagem de Transporte e Distribuição, Técnica Sistêmica de Embalagem, Movimentação Interna, Armazenamento Industrial, Administração de Transportes, Sistema e Utilização de Paletização, Administração de Materiais, Transporte Intermodal, Transporte Rodoviário de Bens, Informática Aplicada á Logística, Deposito Central de Distribuição, Equipamentos e Sistemas de Movimentação e a Armazenagem e Administração de Produção”.

Para Imai, responsável pela coordenação geral do evento, a Logistech interessa de perto os setores industrial e de prestação de serviços, como transportes rodoviário, aéreo e marítimo. Ele afirma ainda que “um ponto fraco, sem dúvida, no plano organizacional de nossa empresa, é justamente a sua forma piramidal que acarreta uma espécie de divórcio departamental, onde cada gerente, não tendo uma visão global do sistema, acaba por colocar-se mais como adversário que como parceiro nas soluções dos problemas”.

A Logistech vem justamente dar uma visão contraria a essa, pois da aquisição da matéria-prima até a distribuição da produção. Propõe uma interligação, na qual “cada participante do sistema está – de uma maneira ou de outra – em situação de coparticipação com os demais, agilizando quaisquer método ou programas de aprimoramento nas áreas produtiva, de suprimentos e de distribuição”, comentou Vantine, Diretor-Geral da Vantine Consulting, Empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management,que há três anos e convidado pela Organização dos Estados Americanos (OEA) para ministrar palestras sobre Logística e Embalagem.

Com apoio de nove associações brasileiras ligadas a diversos setores da indústria e prestadores de serviços, a Logistech Brasil/88 espera cerca de 600 participantes, vindos de todo o país.

Por outro lado, a Vantine & Associados, Empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management, lançou um novo boletim para clientes, fornecedores e amigos, o Newsletter, com informações diversas de interesse dos leitores, e que pode ser obtido através de correspondência ao Centro de Atendimento a  Clientes da Vantine & Associados, Empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management.

Jornal O Estado de São Paulo – 12 de Julho de 1988.