Adag99.12-05-99-PDF

JG VANTINE, presidente da Vantine Consultoria, empresa de Consultoria Logística e Supply Chain Management, faz palestra para ADAG em Goiânia, 13 de maio de 1999.

EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA

ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio.  A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia.

ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” – Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções logísticas.  O foco foi à integração funcional.

ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição.  Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição.  É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.

LOGÍSTICA É: “PROCESSO DE PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E CONTROLE DA EFICIÊNCIA, E DO CUSTO EFETIVO RELACIONADO AO FLUXO DE ARMAZENAGEM DE MATÉRIA-PRIMA, MATERIAL EM PROCESSO E PRODUTO ACABADO, BEM COMO DO FLUXO DE INFORMAÇÕES, DO PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO COM O OBJETIVO DE ATENDER  ÀS EXIGÊNCIAS DO CLIENTE”. CLM

REFLITA: OS LÍDERES DAS COISAS VELHAS, EM GERAL SÃO CONTRÁRIOSÀS COISAS NOVAS!

PARA PENSAR: “NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TÊM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO.  OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃOPREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS !”.  (Eric Hofer)

OS NOVOS PARADIGMAS

“… O PARADIGMA REPRESENTA A PREVALÊNCIA DE UMA TEORIA GERAL… NÃO TEM NENHUM IMPACTO NO UNIVERSO NATURAL – SE O SOL GIRA EM TORNO DA TERRA, OU O CONTRÁRIO NÃO CAUSA NENHUMEFEITO NO SOL OU NA TERRA. MAS O UNIVERSO SOCIAL NÃO TEM LEIS NATURAIS E É OBJETO DE CONTÍNUAS MUDANÇAS… GERENCIAMENTO, COMO DISCIPLINA SOCIAL ATUA NO COMPORTAMENTO DAS PESSOAS EDAS INSTITUIÇÕES HUMANAS… O QUE FOI VÁLIDO ONTEM PODE SER INVÁLIDO HOJE E MAL COMPREENDIDO EM TODOS OS TEMPOS.”  (Peter Drucker, Outubro, 1998)

“NOSSO SÉCULO É O DA ACELERAÇÃO TECNOLÓGICA E CIENTÍFICA, QUE SE OPEROU E CONTINUA A SE OPERAR EM RITMOS ANTES INCONCEBÍVEIS! ESPAÇO, TEMPO, INFORMAÇÃO, CRIME, CASTIGO, ARREPENDIMENTO, ABSOLVIÇÃO, INDIGNAÇÃO, ESQUECIMENTO, DESCOBERTA, CRÍTICA, NASCIMENTO, VIDA MAIS LONGA, MORTE… TUDO EM ALTÍSSIMA VELOCIDADE. A UM RITMO DE STRESS. NOSSO SÉCULO É O DO ENFARTE!” (Rápida Utopia – Umberto Eco).

OS NOVOS PARADIGMAS DESAFIOS PERMANENTES

“DIFERENTES PESSOAS REQUEREM DIFERENTES FORMAS DE GERENCIAMENTO” (Abraham Maslow – 1962 – Hierarquia das Necessidades Humanas)

“OS PILARES DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO – JIT, CRIAM SINERGIA ENTRE O TALENTO INDIVIDUAL E O ESPÍRITO DE EQUIPE” (Taiichi Ohno – 1988)

“O GRANDE PROBLEMA EMPRESARIAL É QUE ESTAMOS CAMINHANDO PARA O SÉCULO 21, COM EMPRESAS PROJETADAS NO SÉCULO 19 PARA FUNCIONAREM BEM NO SÉCULO 20” (Michael Hammer – 1994)

TENDÊNCIAS DA LOGÍSTICA – PLANEJAMENTO SIMULTÂNEO DA LOGÍSTICA

APS: ADVANCED PLANNING AND SCHEDULING

Planejamento simultâneo de materiais e recursos

  • Algoritmos de otimização para restrições
  • Suporte de decisão em tempo real
  • Planejamento de vendas integrado à distribuição
  • Alta velocidade de resposta à variação de demanda
  • Alto índice de customização de produtos / canal de distribuição / categoria de clientes.

VENDA VIRTUAL / LOGÍSTICA REAL E- COMMERCE – HOME DELIVERY

  • NOVA FORMA DE COMERCIALIZAÇÃO
  • LIMITE = CRIATIVIDADE DE CADA EMPRESA
  • LOGÍSTICA = LIMITE DA COMPETÊNCIA
  • “EXTENDED LOGISTICS – CONSUMER SATISFATION
    • DESEMBALAMENTO
    • INSTALAÇÃO
    • INSTRUÇÃO
    • RETIRADA PRODUTO DESCARTADO

ECR – EFFICIENT CONSUMER RESPONSE

  • ANÁLISE CAUSA – EFEITO COM ERRO DE ORIGEM
  •  RESULTADOS MUITO INFERIORES AO PLANEJADO NOS EUA
  •  MANUTENÇÕES DAS BARREIRAS IMPEDEM EVOLUÇÃO NO BRASIL
    • Cultura Cliente – Fornecedor
    • Diferentes níveis de Tecnologia: Processo & Informação

SUPERAR AS RESTRIÇÕES E ENTENDER QUE ECR NÃO É “FÓRMULA” PRONTA É O 1º PASSO!

ALIANÇAS: CONJUNÇÃO DE ESFORÇOS E RECURSOS ENTRE DUAS OU MAIS PARTES PARA ATINGIR OBJETIVO COMUM.

ESTRATÉGIA: AÇÃO DE PLANEJAMENTO VISANDO DIFERENCIAL COMPETITIVO FRENTE À CONCORRÊNCIA.

PARA PENSAR: “O PESSIMISTA QUEIXA-SE DO VENTO. O OTIMISTA ESPERA QUE ELE MUDE. O REALISTA AJUSTA AS VELAS.” (William Ward – Teólogo Inglês)1813-1882