UNESP_SJC

JG Vantine faz palestra na UNESP na cidade de São José dos Campos-SP

05 de Julho 2007

Hoje, o grande fator de competitividade das empresas e dos países é a logística. Tem empresa deixando de investir no Brasil porque sabe que perderá tempo demais e dinheiro demais no colapso logístico brasileiro. São estradas ruins, portos engarrafados e a malha aérea que, como disse o presidente da Infraero, foi para o espaço.(Mírian Leitão,  Bom dia Brasil de 05/07/2007).

O que é Logística – “…É PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO QUE PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA DE FORMA EFICAZ E EFICIENTE O FLUXO E ARMAZENAMENTO DE BENS, SERVIÇOS E INFORMAÇÃO RELACIONADA, DESDE O PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO DE MODO A ATENDER AOS REQUISITOS DOS CLIENTES”.  (Council of Logistics Management, 1998)

EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA DA LOGÍSTICA

ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio.  A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia.

ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” -Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções  logísticas.  O foco foi a integração funcional.

ANOS 90: PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT”  – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição.  Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição.  É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.

DEMAND – DRIVEN / STOCK MGT

RULES BASED REORDER (ROP – Reorder Point): É O MÉTODO TRADICIONAL E MAIS ANTIGO PARA GERENCIAMENTO DE INVENTÁRIO. COMO TRABALHA COM MUITAS VARIÁVEIS DE DEMANDA, MÚLTIPLOS “OCT”, É GERADOR DE ESTOQUES E O MÉTODO DE MENOR “QUALIDADE DE SERVIÇO”. (Não usual para “Demand – Driven”).

QUICK RESPONSE (QR): É O ESFORÇO COOPERATIVO ENTRE “INDÚSTRIA E VAREJO”. INDÚSTRIA MONITORA AS VENDAS DO CLIENTE, ANTECIPANDO O RECEBIMENTO DOS PEDIDOS E AGILIZANDO E PROGRAMAÇÃO DE ENTREGAS.

CONTINUOS REPLENISHMENT (CR)/VENDOR MANAGED INVENTORY (VMI): CONCEITO IDÊNTICO AO “QR”, PORÉM NÃO EXIGE A EMISSÃO DE PEDIDOS. CABE AO FORNECEDOR MANTER O NÍVEL DE ESTOQUE DO CLIENTE, SEM “STOCKOUT”.

AUTOMATIC REPLENISHMENT (AR): É UMA EVOLUÇÃO DO “CR OU DO “QR”, ACRESCENTANDO A VISÃO ANTECIPADA DE NECESSIDADES FUTURAS.

CPFR – COLABORATIVE PLANNING, FORECASTING & REPLENISHMENT