UFSCAR-02.12.09-versão-CD

Organizado por graduandos em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos e da Escola de Engenharia de São Carlos (USP), o Dia da Logística é uma iniciativa da SemEP – Semana de Engenharia de Produção – São Carlos e da Produção Jr. (Empresa júnior dos alunos do curso de Engenharia de Produção da UFSCar) que firmaram uma parceria para a realização do evento.

O evento é uma resposta à demanda criada, sobretudo pelos alunos de Engenharia de Produção, acerca das necessidades do mercado de trabalho e teve como objetivo abordar o tema de maneira aprofundada, levando assim, conhecimento e capacitação aos participantes.

Além de proporcionar aos participantes do evento uma experiência única, o Dia da Logística também trouxe a seus organizadores a possibilidade de trabalhar nas mais diversas áreas que compõem o planejamento e a realização de um projeto, aprimorando seus conhecimentos e acumulando grande aprendizado por meio desta experiência diferenciada e complementar à formação.

O Dia da Logística, realizado em 02 de dezembro de 2009, em que foram oferecidos três minicursos e quatro palestras, alcançou a marca de 91 participantes de 8 instituições de ensino.

Para a divulgação do evento, foram confeccionados cartazes, folders, banners, faixar e camisetas aos organizadores.

LOGÍSTICA INDUSTRIAL –Trata-se da parte da Logística Empresarial responsável pela gestão e operação de todos os fluxos de informações e materiais, ligando fornecedores e seus clientes. Nossas técnicas, tecnologia e metodologia são aplicadas para soluções que envolvem, entre outras, as áreas de: sistemas de abastecimentos “Just in Time/Milk Run”; gestão de transportes “inbound”, localização de fábricas, sistemas de movimentação, métodos de armazenagem, plano diretor, sistemas viários, layout de fábrica, layout de depósito e centrais de distribuição, estudos de tempos e métodos, produtividade logística.

LOGÍSTICA COMERCIAL –Entendemos esta parte da Logística Empresarial aquela direcionada para a distribuição física em todas as cadeias de abastecimento de mercado para produtos e serviços de qualquer natureza: Indústria, tais como: alimentícia, farmacêutica, metalúrgica, siderúrgica, eletroeletrônica, aeroespacial, higiene e limpeza, automobilística; Varejo, tais como: supermercados, distribuidores/atacadistas, distribuidores especializados, magazines, etc; Serviços, tais como: empresas de transporte, operadores logísticos, hospitais, bancos. Utilizamos as mais avançadas ferramentas para estudos de localização de CD – centrais de distribuição, modelagem de distribuição, gestão de transporte integrados, aplicação de transporte multimodal (marítimo, cabotagem, aéreo, rodoviário, ferroviário, fluvial).

LOGÍSTICA INTERNACIONAL – Até que a globalização tivesse transformado o tradicional “comercio exterior”,de uma tradicional exportação ou importação,em uma situação de “comercio internacional”,a Logística era apenas a atividade de Transportes,via de regra contratado por agentes de carga. No entanto o crescimento dos volumes fez também crescer a competição do livre comercio, cujas operações passaram a ser planejadas pelo próprio executor das atividades de transportes, liberação aduaneira, etc. Hoje, as companhias possuem fabricas em vários países para atender clientes globais e não basta só o conhecimento dos profissionais tradicionais, porque por traz das operações existe uma estratégia nova: O que e onde produzir para atender melhor e com menor custo os mercados consumidores. Aí surge a importância da LOGÍSTICA INTERNACIONAL, responsável pelo planejamento estratégico, tático e operacional de toda Cadeia de Abastecimento identificando a modelagem ideal, a composição dos modais de transportes e a localização dos estoques para atendimento do nível de serviço requerido pelos clientes.

ESTRATÉGIA LOGÍSTICA – Cada vez mais importante na gestão empresarial é o uso da logística como fundamental instrumento de planejamento estratégico, direcionado a grandes decisões tais como: plano de atuação globalizado, definições sobre rede global de produção/distribuição, alianças estratégicas, integração fornecedor/cliente com VMI/CMI. Dispomos de metodologias e ferramentas consagradas oriundas da gestão logística e da gestão estratégica, desenvolvidas pela nossa empresa.

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT – A gestão da Cadeia de Suprimentos – Supply Chain Management – é fundamental para uma empresa atingir resultados superiores, com maior eficácia nos processos e menores custos.

Mesmo para as empresas que já possuem um bom gerenciamento, dentro da média do setor em que atuam, é importante atender às novas exigências do mercado e buscar vantagens competitivas consistentes, como as que podem ser alcançadas através de um nível ótimo de desempenho operacional.

O grande desafio está no planejamento e execução dos processos, que se tornam mais complexos a cada momento.

Utilizando soluções que permitem maior visibilidade para apoiar decisões estratégicas e reações rápidas aos imprevistos, é possível sincronizar os elementos da cadeia produtiva e promover o aumento da eficiência global.