IIR2.21-10-99-PPPDPF

JG Vantine, Presidente da Vantine Consultoria, empresa especializada em Consultoria Logística e Supply Chain Management, faz palestra para IIR em São Paulo, 25 de outubro de 1999.

TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO E DO MERCADO

  • ANOS 50 –RETOMADA PÓS: GUERRA / RECONSTRUÇÃO
  • ANOS 60 – ANOS DOURADOS / CONSUMO
  • ANOS 70 – CRISE PETRÓLEO / QUALIDADE
  • ANOS 80 –MICRO INFORMÁTICA / MARKETING
  • ANOS 90 –COMPETITIVIDADE / LOGÍSTICA

MUNDANÇAS NO AMBIENTE DA LOGÍSTICA

  • EXPLOSÃO DO SERVIÇO AO CLIENTE
  • COMPRESSÃO DO TEMPO
  • GLOBALIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO
  • INTEGRAÇÃO ORGANIZACIONAL
  • EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA

EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA

ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio.  A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia

ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” –  Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções  logísticas.  O foco foi à integração funcional.

ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição.  Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição.  É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.

DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA: … É a parte do processo da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla de forma eficaz e eficiente o fluxo e armazenamento de bens, serviços e informação relacionada, desde o ponto de origem ao ponto de consumo de modo a atender aos requisitos dos clientes. (Council of Logistics Management, 1998)

PARA PENSAR: O FATO DE SERMOS UMA EMPRESA COM VÁRIAS DIVISÕES, VÁRIAS FUNÇÕES, VÁRIAS FÁBRICAS, ATUANDO EM VÁRIAS REGIÕES E PRODUZINDO MUITOS PRODUTOS, NÃO É UM PROBLEMA DO CLIENTE.

PARA PENSAR: QUANDO AS MUDANÇAS EXTERNAS EXCEDEM AS MUDANÇAS INTERNAS, É SINAL QUE O DESASTRE ESTÁ PRÓXIMO!

PARA REFLETIR: “NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TÊM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO. OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃOPREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS!”

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT –SISTEMA – CUJO OBJETIVO É ADMINISTRAR DE FORMA  INTEGRADA O FLUXO TOTAL DOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DESDE O FORNECEDOR AO ÚLTIMO ELEMENTO DA CADEIA, GERANDO:

  • CONTROLE TOTAL DE INVENTÁRIO
  •  FLUXO CONTÍNUO, MATÉRIA-PRIMA, PRODUTO EM PROCESSO, PRODUTO ACABADO
  •  DEPENDÊNCIA MÚTUA ENTRE OS ELEMENTOS DA CADEIA à PARCERIA
  •  MELHORIA DE DESEMPENHO E AUMENTO DE PRODUTIVIDADE DO SISTEMA GLOBAL
  •  REDUÇÃO DO CUSTO LOGÍSTICO

TENDÊNCIAS DA LOGÍSTICA – VENDA VIRTUAL / LOGÍSTICA REAL

 E- COMMERCE – HOME DELIVERY

  • NOVA FORMA DE COMERCIALIZAÇÃO        
  • LIMITE = CRIATIVIDADE DE CADA EMPRESA
  • LOGÍSTICA = LIMITE DA COMPETÊNCIA
  • “EXTENDED LOGISTICS – CONSUMER SATISFATION”
  • DESEMBALAMENTO
  • INSTALAÇÃO
  • INSTRUÇÃO
  • RETIRADA PRODUTO DESCARTADO

PARA PENSAR: “NOSSAS DÚVIDAS SÃO TRAIÇOEIRAS E NOS FAZEM PERDER O PODER DA VITÓRIA, PELO MEDO DA TENTATIVA” (William Shakespeare)

CONCEITUAÇÃO – BENCHMARKING

É O PROCESSO CONTÍNUO DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO DE PRODUTOS, SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS ATRAVÉS DE ANÁLISE COMPARATIVA COM AS EMPRESAS RECONHECIDAMENTE LÍDERES. ( DAVID KEARNS / CEO XEROX CORPORATION)

São 10 etapas divididas em macro em Planejamento (1 A 3), Analise (4 e 5),Integração (6 e 7), Ação( 8 a 10):

1. IDENTIFICAR O QUE DEVE SER COMPARADO

2. IDENTIFICAR EMPRESAS

3. DETERMINAR DIFERENÇAS DE DESEMPENHO

4. DETERMINAR DIFERENÇAS DE DESEMPENHO

5. PROJETAR NÍVEL DE DESEMPENHO DESEJADO

6. ENVOLVER AS PESSOAS NO PROCESSO

7. ESTABELECER METAS

8. DESENVOLVER PLANOS DE AÇÃO

9. IMPLEMENTAR AÇÕES/MONITORAR

10. RECALIBRAR A FUNÇÃO

PARA PENSAR: “SE ESPERAMOS CONSEGUIR RESULTADOS QUE NUNCA ANTES FORAM ATINGIDOS, TEMOS QUE ACEITAR O EMPREGO DE MÉTODOS NUNCA ANTES EXPERIMENTADOS”

ALIANÇAS: CONJUNÇÃO DE ESFORÇOS E RECURSOS ENTRE DUAS OU MAIS PARTES PARA ATINGIR OBJETIVO COMUM.

ESTRATÉGIA: AÇÃO DE PLANEJAMENTO VISANDO DIFERENCIAL COMPETITIVO FRENTE À CONCORRÊNCIA.

PARA PENSAR: “O PESSIMISTA QUEIXA-SE DO VENTO. O OTIMISTA ESPERA QUE ELE MUDE. O REALISTA AJUSTA AS VELAS.” (William Ward – Teólogo Inglês) 1813-1882

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