acnielsen-19-10-99-PDF

JG VANTINE, fundador da Vantine Consultoria, empresa de Consultoria Logística e Supply Chain Management, faz palestra para AC Nielsen em São Paulo, 19 de outubro de 1999.

EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA

ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio.  A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia.

ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” – Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções  logísticas.  O foco foi a integração funcional.

ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição.  Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição.  É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.

DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA: … É a parte do processo da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla de forma eficaz e eficiente o fluxo e armazenamento de bens, serviços e informação relacionada, desde o ponto de origem ao ponto de consumo de modo a atender aos requisitos dos clientes. (Council of Logistics Management, 1998)

PARA REFLETIR: “NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TÊM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO. OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃOPREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS!”.

VENDA VIRTUAL / LOGÍSTICA REAL – E- COMMERCE – HOME DELIVERY

  • NOVA FORMA DE COMERCIALIZAÇÃO
  • LIMITE = CRIATIVIDADE DE CADA EMPRESA
  • LOGÍSTICA = LIMITE DA COMPETÊNCIA
  • “EXTENDED LOGISTICS – CONSUMER SATISFATION
    • DESEMBALAMENTO
    • INSTALAÇÃO
    • INSTRUÇÃO
    • RETIRADA PRODUTO DESCARTADO

ECR – EFFICIENT CONSUMER RESPONSE

  • ANÁLISE CAUSA – EFEITO COM ERRO DE ORIGEM
  •  RESULTADOS MUITO INFERIORES AO PLANEJADO NOS EUA
  •  MANUTENÇÕES DAS BARREIRAS IMPEDEM EVOLUÇÃO NO BRASIL
    • Cultura Cliente – Fornecedor
    • Diferentes níveis de Tecnologia: Processo & Informação

SUPERAR AS RESTRIÇÕES E ENTENDER QUE ECR NÃO É “FÓRMULA” PRONTA É O 1º PASSO!

Definição: É UMA ESTRATÉGIA SISTÊMICA QUE INTEGRA TODOS OS PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO DIRECIONADOS AOS FLUXOS DE PRODUTOS – INFORMAÇÕES – RECURSOS FINANCEIROS VISANDO PROPORCIONAR MAIOR VALOR AGREGADO AO FORNECEDOR.

PARA PENSAR: “NOSSAS DÚVIDAS SÃO TRAIÇOEIRAS E NOS FAZEM PERDER O PODER DA VITÓRIA, PELO MEDO DA TENTATIVA” (William Shakespeare)