ANAVE-22-08-00

JG Vantine, Presidente da Vantine Consulting, Empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain, faz Palestra na ANAVE – Associação Nacional dos Profissionais de Venda em Celulose, Papel e Derivados em 23 de Agosto de 2000.

LOGÍSTICA É O PROCESSO DE GESTÃO DO FLUXO DE INFORMAÇÕES E MATERIAIS EM TODA CADEIA DE ABASTECIMENTO, VISANDO ATENDER OS REQUERIMENTOS DOS CLIENTES.

OS NOVOS PARADIGMAS DESAFIOS PERMANENTES

“AS EMPRESAS NÃO POSSUEM SOMENTE UM TIPO DE ORGANIZAÇÃO” (Henri Fayol – 1900)

“EXISTEM 2 E APENAS 2 FORMAS DE GERENCIAR PESSOAS: A PRIMEIRA QUE ASSUME QUE AS PESSOAS NÃO QUEREM REALMENTE TRABALHAR, POR ISSO SÃO FORÇADAS E CONTROLADAS. A SEGUNDA ASSUME QUE ELASQUEREM REALMENTE TRABALHAR E APENAS REQUEREM MOTIVAÇÃO” (Douglas Mc Gregor’s -1960 – The Human Side of Enterprise)

“DIFERENTES PESSOAS REQUEREM DIFERENTES FORMAS DEGERENCIAMENTO” ( Abraham Maslow – 1962  – Hierarquia das Necessidades Humanas)

“OS PILARES DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO – JIT,CRIAM SINERGIA ENTRE O TALENTO INDIVIDUAL E O ESPÍRITO DE EQUIPE” (Taiichi Ohno – 1988)

“O GRANDE PROBLEMA EMPRESARIAL É QUE ESTAMOS CAMINHANDO PARA O SÉCULO 21, COM EMPRESAS PROJETADAS NO SÉCULO 19 PARA FUNCIONAREM BEMNO SÉCULO 20”  (Michael Hammer – 1994)

O QUE É LOGÍSTICA “…É PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO QUE PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA DE FORMA EFICAZ E EFICIENTE O FLUXO EARMAZENAMENTO DE BENS, SERVIÇOS E INFORMAÇÃO RELACIONADA, DESDE O PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO DE MODO A ATENDER AOS REQUISITOS DOS CLIENTES”. (Council of Logistics Management, 1998)

EVOLUÇÃO ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA

ANOS 70 – “GERENCIAMENTO DE CUSTO”  – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio.  A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia.

ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” – Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções  logísticas.  O foco foi a integração funcional.

ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT”  – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição.  Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema dedistribuição.  É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT – PREMISSAS

1.  REDUÇÃO DE ESPAÇO E MINIMIZAÇÃO DE ESTOQUES

2.  INTEGRAÇÃO COM FORNECEDORES (Parcerias / Alianças)

3.  AUSÊNCIA DE “STOCKOUTS” EM TODO SISTEMA

4.  ELEVADO NÍVEL DE SERVIÇO AO CLIENTE

5.  BAIXO INVENTÁRIO ATRAVÉS  DOS CANAIS

6.  CO-OPERAÇÃO COM OS CLIENTES

7.  IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS DE PERFORMANCE

8.  APLICAÇÃO DO EDI

9.  UTILIZAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO

10. ABSOLUTO ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS NO PROCESSO

PARA REFLETIR – “NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TEM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO.  OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃO PREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS !”