ABRAS-96-PDF

JG VANTINE, presidente da Vantine Consultoria, empresa especializada em Consultoria Logística e Supply Chain Management, faz palestra na CONVENÇÃO DOS SUPERMERCADOS ABRAS – RIO/96 no RIO DE JANEIRO, 18 DE SETEMBRO DE 1996.

ANÁLISE DOS FATORES EXTERNOS (RESTRIÇÕES AO PLANEJAMENTO)

  • ECONOMIA GLOBAL – Empresas Transnacionais
  • ISO-9000 – QUALIDADE NIVELADA
  • AVANÇO TECNOLÓGICO – COMUNICAÇÃO SEM LIMITE; INFORMAÇÃO DOMINADA
  • INTEGRAÇÃO DE MERCADOS – POLÍTICA ECONÔMICA; INTEGRAÇÃO DE MERCADOS; PODER DE CONSUMO; EXIGÊNCIAS DOS CLIENTES.

TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO E DO MERCADO

  • ANOS 50: RETOMADA PÓS: GUERRA / RECONSTRUÇÃO
  • ANOS 60: ANOS DOURADOS / CONSUMO
  • ANOS 70: CRISE PETRÓLEO / QUALIDADE
  • ANOS 80: MICRO INFORMÁTICA / MARKETING
  • ANOS 90: COMPETITIVIDADE / LOGÍSTICA

Para Pensar:“A DISTRIBUIÇÃO FÍSICA É A ATUAL FRONTEIRA A DESBRAVAR NOS NEGÓCIOS. TRATA-SE DA ÁREA EM QUE RESULTADOS GERENCIAIS DE GRANDE MAGNITUDE PODEM SER OBTIDOS. E AINDA É UM TERRÍTÓRIO AMPLAMENTE INEXPLORADO.” Peter Drucker e “FORTUNE”, 1962

QUANDO AS MUDANÇAS EXTERNAS EXCEDEM AS MUDANÇAS INTERNAS, É SINAL QUE O DESASTRE ESTÁ PRÓXIMO!

EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA

ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio.  A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia.

ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” – Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções  logísticas.  O foco foi a integração funcional.

ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição.  Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição.  É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.

O QUE É LOGÍSTICA: “PROCESSO DE PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E CONTROLE DA EFICIÊNCIA, E DO CUSTO EFETIVO RELACIONADO AO FLUXO DE ARMAZENAGEM DE MATÉRIA-PRIMA, MATERIAL EM PROCESSO E PRODUTO ACABADO, BEM COMO DO FLUXO DE INFORMAÇÕES, DO PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO COM O OBJETIVO DE ATENDER  ÀS EXIGÊNCIAS DO CLIENTE”.CLM

MUNDANÇAS NO AMBIENTE DA LOGÍSTICA

  • EXPLOSÃO DO SERVIÇO AO CLIENTE
  • COMPRESSÃO DO TEMPO
  • GLOBALIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO
  • INTEGRAÇÃO ORGANIZACIONAL
  • EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA

LEMBREM-SE OS LÍDERES DAS COISAS VELHAS, EM GERAL SÃO CONTRÁRIOS ÀS COISAS NOVAS!

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT: SISTEMA – CUJO OBJETIVO É ADMINISTRAR DE FORMA INTEGRADA O FLUXO TOTAL DOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DESDE O FORNECEDOR AO ÚLTIMO ELEMENTO DA CADEIA, GERANDO:

  •  CONTROLE TOTAL DE INVENTÁRIO
  •  FLUXO CONTÍNUO MATÉRIA-PRIMA PRODUTO EM PROCESSO PRODUTO ACABADO
  •  DEPENDÊNCIA MÚTUA ENTRE OS ELEMENTOS DA CADEIA PARCERIA
  •  MELHORIA DE DESEMPENHO E AUMENTO DE PRODUTIVIDADE DO SISTEMA GLOBAL
  •  REDUÇÃO DO CUSTO LOGÍSTICO

ECR (EFFICIENT CONSUMER RESPONSE): ESTRATÉGIA DE PARCERIA ENTRE FORNECEDORES / DISTRIBUIDORES / VAREJISTAS, COM O OBJETIVO DE AGREGAR VALOR AO CONSUMIDOR FINAL.

ESTRATÉGIA ECR

  • AUMENTO DA PRODUTIVIDADE (Improve Productivity)
  •  PARCERIA (Partnering)
  •  ALIANÇA ESTRATÉGICA (Strategic Alliances)
  •  FORNECIMENTO CONTÍNUO (Continuous Replanishment)
  •  REDUÇÃO DE INVENTÁRIO (Reduce Inventories)
  •  RESPOSTA RÁPIDA (Quick Response)
  •  SISTEMA SEM PAPEL (Paperless System)
  •  INFORMAÇÕES PRECISAS (Accurate information)
  •  PROXIMIDADE COM INDÚSTRIA (Industry Approach)
  •  SISTEMA TOTAL DE ECONOMIA (Total System Savings)
  •  ADMINISTRAÇÃO REDUZIDA (Reduced Administration)
  •  REDUÇÃO DE CUSTO DE PERDA (Reduce Cost & Waste)
  •  REDUÇÃO DE AVARIAS (Reduced Damages)
  •  FLUXO DE PRODUTOS COM QUALIDADE (Quality Product Flow)
  •  MENOR TEMPO DO CICLO DE PEDIDOS (Shorter Order Cycle Time)
  •  DISTRIBUIÇÃO CONTÍNUA (Flow Through Distribution)
  •  VISÃO TOTAL DO FLUXO CONTÍNUO (Total Pipeline View)

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DO SERVIÇO AO CLIENTE

  • TEMPO DO CICLO DO PEDIDO (OCT)
  • DISPONIBILIDADE DO ESTOQUE
  • RESTRIÇÃO AO TAMANHO DO PEDIDO
  • FACILIDADE PARA O PEDIDO
  • FREQUÊNCIA DE ENTREGA
  • CONFIABILIDADE DE ENTREGA
  • QUALIDADE DA DOCUMENTAÇÃO
  • PROCEDIMENTO PARA RECLAMAÇÃO
  • ATENDIMENTO INTEGRAL DO PEDIDO
  • SUPORTE TÉCNICO
  • INFORMAÇÃO SOBRE A POSIÇÃO DO PEDIDO

CHAVES PARA O SUCESSO!

  • GERENCIAR A CADEIA LOGÍSTICA COMO UM SISTEMA
  •  FAZER SEMPRE CERTO DA PRIMEIRA VEZ
  •  OPERAR O SISTEMA COM FLEXIBILIDADE MÁXIMA
  •  AGREGAR VALOR E NÃO CUSTO
  •  NÃO PRODUZIR NADA QUE NÃO SEJA NECESSÁRIO
  •  BUSCAR A EFICÁCIA E NÃO APENAS A EFICIÊNCIA
  •  TREINAR E DESENVOLVER RECURSOS HUMANOS PARA CONSTANTES MUDANÇAS NO AMBIENTE EMPRESARIAL

MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E SISTEMAS… TODOS PODEM TER IGUAIS… A DIFERENÇA PARA O SUCESSO ESTÁ NO HOMEM E NA SUA INTELIGÊNCIA!

PARA PENSAR: “NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TÊM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO.  OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃOPREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS !”.  (Eric Hofer)