IBMEC-04-09-00-VITOR-PDF

JG Vantine, presidente da Vantine Consultoria, empresa especializada em Consultoria Logística e Supply Chain Management, faz palestra para IBMEC no Rio de Janeiro, 04 de Setembro de 2000.

OS NOVOS PARADIGMAS DESAFIOS PERMANENTES

“DIFERENTES PESSOAS REQUEREM DIFERENTES FORMAS DE GERENCIAMENTO” (Abraham Maslow – 1962 – Hierarquia das Necessidades Humanas)

“OS PILARES DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO – JIT, CRIAM SINERGIA ENTRE O TALENTO INDIVIDUAL E O ESPÍRITO DE EQUIPE” (Taiichi Ohno – 1988)

“O GRANDE PROBLEMA EMPRESARIAL É QUE ESTAMOS CAMINHANDO PARA O SÉCULO 21, COM EMPRESAS PROJETADAS NO SÉCULO 19 PARA FUNCIONAREM BEM NO SÉCULO 20” (Michael Hammer – 1994)

PROBLEMAS & SOLUÇÕES

PROBLEMA: SE O CONSUMIDOR GLOBALIZADO É ASSIM… O QUE FAZER?

 SOLUÇÃO: CONHECER SEUS REQUERIMENTOS E ADEQUAR AS ESTRATÉGIAS DE SUA EMPRESA!

PARA PENSAR: “NOSSAS DÚVIDAS SÃO TRAIÇOEIRAS E NOS FAZEMPERDER O PODER DA VITÓRIA, PELO MEDO DA TENTATIVA” (William Shakespeare)

TENDÊNCIAS DA LOGÍSTICA – VENDA VIRTUAL / LOGÍSTICA REAL

 E- COMMERCE – HOME DELIVERY

  • NOVA FORMA DE COMERCIALIZAÇÃO        
  • LIMITE = CRIATIVIDADE DE CADA EMPRESA
  • LOGÍSTICA = LIMITE DA COMPETÊNCIA
  • “EXTENDED LOGISTICS – CONSUMER SATISFATION”
  • DESEMBALAMENTO
  • INSTALAÇÃO
  • INSTRUÇÃO
  • RETIRADA PRODUTO DESCARTADO

OPERAÇÕES

  • PALETIZAÇÃO:
    •  Ampliação da utilização do PBR.
    •  Implantação da auditoria de qualidade.
  • DISTRIBUIÇÃO URBANA:
    • Aumento das restrições geográficas
    • Ampliação do uso do “VUC”
  • EMBALAGEM:
    • Implementação do “Sistema Integrado de Embalagem Modular”

VETORES MUTANTES

MEIO AMBIENTE à RECOMPOR O QUE O PRÓPRIO HOMEM DESTRUIU

HUMANIDADE à A CIÊNCIA NO BANCO DOS RÉUS

TECNOLOGIA à A NOVA GUERRA

ECONOMIA à GLOBALIZAÇÃO

GLOBALIZAÇÃO – PROCESSO IRREVERSÍVEL DE DESTRUIÇÃO CULTURAL DOS PAÍSES, E DOMÍNIO ECONÔMICO DE POUCOS SOBRE MUITOS, RESULTANDO NO NIVELAMENTO DE HÁBITOS E COSTUMES DA HUMANIDADE!

VISÃO ANTROPOLÓGICA à O FUTURO DE ENCONTRO AO PASSADO

FATORES INTERVENIENTES DA PREVISÃO

  • SEM PROBLEMAS – TUDO SERÁ RESOLVIDO
  • FHC CONTINUARÁ SUA POLÍTICA DE VITRINE
  • REFORMA TRIBUTÁRIA SERÁ APROVADA
  • CPI ’s CONTINUARÃO NO CIRCO POLÍTICO
  • PIB ULTRAPASSARÁ um TRILHÃO USD
  • INFLAÇÃO SERÁ DE 6% a.ª
  • JUROS ANUAIS SERÃO 15% a.ª
  • CÂMBIO: um US$ CUSTARÁ dois R$

TENDÊNCIAS DA LOGÍSTICA

PRODUTO CERTO LUGAR CERTO PREÇO CERTO HORA CERTA à ESPAÇO X TEMPO à DELIVERY ON TIME

O PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA PRECISARÁ SE EQUIPAR à FALTA FORMAÇÃO ACADÊMICA E ESPECIALIZAÇÃO

ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA FIQUE COM AS DUAS!

DISTRIBUIÇÃO URBANA

  • RESTRIÇÕES GEOGRÁFICAS E TEMPORAIS
  • INCREMENTO DA ENTREGA NOTURNA
  • AMPLIAÇÃO DO USO  DO “VUC”
  • MAIOR UTILIZAÇÃO DE “CROSS DOCKING” COM OPERADORES LOGÍSTICOS

LOGÍSTICA

GESTÃO DE ESTOQUE QUE NÃO SE VÊ!

100 % NÍVEL DE SERVIÇO COM 20% DE ESTOQUE

’50 à DISTRIBUIÇÃO / GESTÃO DE ESTOQUE

’60 à JIT / PLANEJAMENTO SEQUÊNCIADO DA PRODUÇÃO

’70 à TQM / QUALIDADE E PROCESSO

’80 à QR / REPOSIÇÃOCONTÍNUA

’90 à SCM / INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS

’00 à TI / LOGISTICA

KIT DE SOBREVIVÊNCIA

  • GERENCIE A LOGÍSTICA COMO PROCESSO E NÃO COMO ATIVIDADE.
  • NUNCA PRATIQUE “LOGÍSTICA DE TRANSPORTES“.
  • INVISTA NO DESENVOLVIMENTO TÉCNICO/TEÓRICO. SÓ A PRÁTICA NÃO É TUDO.
  • DESENVOLVA UMA POLÍTICA DE “CUSTOMER SERVICE”, E NÃO DE  “COST SERVICE”.
  • PRATIQUE UMA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA EFICAZ E NÃO APENAS EFICIENTE.
  • MANTENHA ALINHAMENTO ENTRE ROTINAS OPERACIONAIS COM SISTEMAS DE TECNOLOGIA.
  • NÃO CONFUNDA TRANSPORTADORA COM OPERADOR LOGÍSTICO.

O QUE ESTÁ EM JOGO PARA A LOGÍSTICA DAS EMPRESAS NÃO É APENAS A SUA INEFICÁCIA, MAS PRINCIPALMENTE A COMPETÊNCIA DOS CONCORRENTES!

MÓDULO I

ESTRATÉGIA LOGÍSTICA & PROCESSOS INTEGRADOS

EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA

ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio.  A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia

ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” –  Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções  logísticas.  O foco foi à integração funcional.

ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição.  Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição.  É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.

O QUE É LOGÍSTICA: “… É PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO QUE PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA DE FORMA EFICAZ E EFICIENTE O FLUXO E ARMAZENAMENTO DE BENS, SERVIÇOS E INFORMAÇÃO RELACIONADA, DESDE O PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO DE MODO A ATENDER AOS  REQUISITOS DOS CLIENTES ”. (Council of Logistics Management, 1998)

A INTERFACE MARKETING – LOGÍSTICA

  • Examinar a Visão do Marketing sobre Negócios e Iniciativas
  • Estabelecer os Requerimentos do Cliente
  • Avaliar o Desempenho Logístico face os Requerimentos do Clientes
  • Comparar Estratégia Logística a Desempenho

DUAS ESTRATÉGIAS EMERGEM DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO

  • Diferenciação – Vantagens Competitiva Sustentável;
  • Produtor de Baixo Custo – Custo Baixo em Produção, Marketing, e Distribuição;
  • Como Posso Melhorar o Atendimento aos Meus Clientes sem Aumentar Custos.

PARA PENSAR: O FATO DE SERMOS UMA EMPRESA COM VÁRIAS DIVISÕES, VÁRIAS FUNÇÕES, VÁRIAS FÁBRICAS, ATUANDO EM VÁRIAS REGIÕES E PRODUZINDO MUITOS PRODUTOS, NÃO É UM PROBLEMA DO CLIENTE.

COMO OS CLIENTES SELECIONAM ENTRE FORNECEDORES COMPETITIVOS

  • Clientes compram com base no valor. Valor se iguala a qualidade com relação ao preço.
  • Qualidade inclui todos os atributos não valorizados — Produto — Serviço ao Cliente.
  • Qualidade, preço e valor são relativos

SERVIÇO AO CLIENTE: O serviço ao cliente é o produto do sistema logístico e a determinação da estratégia de serviço ao cliente é o ponto de partida do projeto do sistema logístico.

ADIÇÃO DE VALOR AO CLIENTE

A Premissa de AVC (CVA)

  • Clientes Compram pelo Valor
  • Valor é uma Função da Percepção de Qualidade e Preço
  • Qualidade Inclui Todos os Atributos Não-Valorizados
  • Valor é Relativo

VALOR PARA OS CLIENTES: O valor para os clientes é o valor presente da diferença entre o que eles estariam dispostos a pagar pelos bens e serviços da empresa menos o que a empresa recebe como fatutramento. Os Economistas chamam isto de ganho do consumidor. Se a empresa aumenta os seus preços, e nada mais muda, o valor do ganho do consumidor diminui, e o valor do capital aumenta. Logicamente um aumento de preços freqüentemente resulta em menor volume de vendas, de modo que o impacto do valor nos clientes e acionistas depende muito do relacionamento preço-quantidade embutido na curva de demanda do produto.

O CLIENTE DO ANO 2000

Mais instruído, mais profissional, consciente de custos. Espera que o fornecedor dê atenção e reaja. Dirige seus fornecedores como Você dirige os seus. Exigente – Quer receber o que pede. Avalia desempenho com dados. Valoriza o seu tempo e o dos outros. Exige facilidade na transação. Exige interfaces eletrônicas.

PARA PENSAR: QUANDO AS MUDANÇAS EXTERNAS, EXCEDEM AS MUDANÇAS INTERNAS, É SINAL QUE O DESASTRE ESTÁ PRÓXIMO!

MÓDULO II

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT ( Foco no Mercado / Cliente )

O QUE É O GERENCIAMENTO DAS RELAÇÕES COM OS CLIENTE?

O processo de  criar e dar continuidade a um relacionamento de negócios customizado, que foi constituído com base em confiança mútua, transparência, riscos compartilhados, e recompensa compatilhada.

QUAL É O OBJETIVO DO CRM?

objetivo do CRM é produzir uma  vantagem competitiva que resulte em um desempenho nos negócios que seja maior do que aquele que seria alcançado pelas empresas atuando individualmente.

MODELO DA TRÍADE DE SHETH PARA INTENSIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES COM CLIENTES

Intensificação das Relações com Clientes através de:

  • União por Reputação
  • União por Valor
  • União Estrutural
  • União por Reputação
    • Qualidade
    • Fazer “certo” da primeira vez
    • Responsabilidade
    • Rapidez e Cortesia de Resposta
    • Competência e Profissionalismo
    • Confiança e Respeito
  • União por Valor
    • Engenharia de Valor
    • Melhor Preço<=>Valor
    • Customização em Massa
    • “Flexibilidade Modular”
    • Inovação Proativa
    • Desenvolvimento de Novos Produtos
  • União Estrutural
    • Sistemas de Informação
    • Uso de tecnologia (scanners)
    • Times Organizacionais com
    • Foco no Cliente
    • Marketing com Envolvimento do Cliente
    • Grupos de Co-design
    • Planejamento Conjunto do Negócio

GANHANDO VANTAGEM COMPETITIVA:”Um negócio é lucrativo quando o valorque cria excede o custo de realizar asatividades de valor. Para ganhar vantagenscompetitivas sobre seus rivais, a empresa deve realizar as atividades a um custo menor ou de modo a chegar a uma diferenciação e a um preço mais alto (maior valor)” Michael Porter

O QUE É SUPPLY CHAIN MANAGEMENT: …é a integração dos processos comerciais críticos desde o usuário final até os fornecedores originais, que fornecem produtos, serviços e informação que adicionam valor aos clientes e outros parceiros. [The International Center for Competitive Excellence, 1994] [Global Supply Chain Forum, 1998]

PARA PENSAR: “NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TEM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO.  OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃOPREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS!” Eric Hofer

PARA PENSAR: O PESSIMISTA QUEIXA-SE DO VENTO. O OTIMISTA ESPERA QUE ELE MUDE.

O REALISTA AJUSTA AS VELAS.” (William Ward – Teólogo Inglês) 1813-1882

VANTINE A MELHOR SOLUÇAO EM LOGISTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT