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JG Vantine, Presidente da Vantine Consulting, Empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management, faz palestra na ABIA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS em São Paulo, 20 de Novembro de 2002

EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA

ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio.  A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia.

ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” – Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções logísticas.  O foco foi à integração funcional.

ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição.  Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição.  É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.

O que é Logística “… É PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO QUE PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA DE FORMA EFICAZ E EFICIENTE O FLUXO E ARMAZENAMENTO DE BENS, SERVIÇOS E INFORMAÇÃO RELACIONADA, DESDE O PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO DE MODO A ATENDER AOS REQUISITOS DOS CLIENTES”.                      (Council of Logistics Management, 1998)

ÁGIL OU ENXUTO?

“ENXUTO”: TRABALHA MELHOR EM ALTO VOLUME, BAIXA VARIEDADE E AMBIENTES PREVISÍVEIS.

“AGILIDADE”: É NECESSÁRIA EM AMBIENTES MENOS PREVISÍVEIS, EM QUE A DEMANDA POR VARIEDADE É ALTA.

PARA PENSAR: “NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TÊM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO.  OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃOPREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS !”.  (Eric Hofer)

O QUE É O SUPPLY CHAIN MANAGEMENT: é a integração dos processos comerciais críticos desde o usuário final até os fornecedores originais, que fornecem produtos, serviços e informação que adicionam valor aos clientes e outros parceiros. [The International Center for Competitive Excellence, 1994] [Global Supply Chain Forum, 1998]

ECR (EFFICIENT CONSUMER RESPONSE): ESTRATÉGIA DE PARCERIA ENTRE FORNECEDORES / DISTRIBUIDORES / VAREJISTAS, COM O OBJETIVO DE AGREGAR VALOR AO CONSUMIDOR FINAL.

NÍVEIS DE SERVIÇO RELACIONADO A ESTOQUE

“NÍVEL DE SERVIÇO”: É A PERCENTAGEM DE ENCOMENDAS QUE PODEM SER SATISFEITAS PELO ESTOQUE DE UM PERÍODO ESPECÍFICO DE TEMPO. Exemplo: Um cliente fez encomendas num período de 20 semanas, e um item faltou 2 vezes, logo: NS = 1 – ( 2/20 ) = 0,90 Þ 90% .

“NÍVEL DE SERVIÇO”: É A PERCENTAGEM DE PRODUTOS ATENDIDOS, EM RELAÇÃO AO TOTAL DE ITENS SOLICITADOS. Exemplo: Um cliente solicitou 1.000 unidades de um SKU, e o estoque atendeu 900 unidades: NS = 1000 – 900/ 1000 = 0,90 Þ 90%

NÍVEL DE SERVIÇO / CUSTOMER SERVICE

“CUSTOMER SERVICE DEVE SER VISTO COMO ATIVIDADE, NÍVEL DE SERVIÇO E FILOSOFIA DE GESTÃO” (Lalonde – 1976)

“CUSTOMER SERVICE É O PROCESSO DIRECIONADO À ADIÇÃO DE BENEFÍCIOS DE VALOR AGREGADO PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS” (Lalonde/Martha Cooper – 1988)

FILL RATE: MEDE A DIMENSÃO DO IMPACTO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE Þ “STOCKOUT”. Ex.: SE UM CLIENTE SOLICITA 50 UNIDADES DE UM SKU, E A DISPONIBILIDADE É DE 47, LOGO, O “ORDER FILL RATE” É 94%. ORDER FILL RATE / NO ERROR LINE FILL RATE ON TIME IN FULL (OTIF)

DEMAND – DRIVEN / STOCK MGT

 RULES BASED REORDER (ROP – Reorder Point): É O MÉTODO TRADICIONAL E MAIS ANTIGO PARA GERENCIAMENTO DE INVENTÁRIO Þ COMO TRABALHA COM MUITAS VARIÁVEIS DE DEMANDA, MÚLTIPLOS “OCT”, É GERADOR DE ESTOQUES E O MÉTODO DE MENOR “QUALIDADE DE SERVIÇO”. (Não usual para “Demand – Driven”).

QUICK RESPONSE (QR): É O ESFORÇO COOPERATIVO ENTRE “INDÚSTRIA E VAREJO”. INDÚSTRIA MONITORA AS VENDAS DO CLIENTE, ANTECIPANDO O RECEBIMENTO DOS PEDIDOS E AGILIZANDO E PROGRAMAÇÃO DE ENTREGAS.

CONTINUOS REPLENISHMENT (CR)/VENDOR MANAGED INVENTORY (VMI): CONCEITO IDÊNTICO AO “QR”, PORÉM NÃO EXIGE A EMISSÃO DE PEDIDOS. CABE AO FORNECEDOR MANTER O NÍVEL DE ESTOQUE DO CLIENTE, SEM “STOCKOUT”.

AUTOMATIC REPLENISHMENT (AR): É UMA EVOLUÇÃO DO “CR OU DO “QR”, ACRESCENTANDO A VISÃO ANTECIPADA DE NECESSIDADES FUTURAS.

NEXT GENERATION IS CPFR (COLLABORATIVE PLANNING, FORECASTING AND REPLENISHMENT): CRIAR ALIANÇA ESTRATÉGICA “ FRONT END” ; CONDUZIR PLANEJAMENTO DE NEGÓCIO DE FORMA INTEGRADA; DESENVOLVER PLANOS DE VENDAS COORDENADO; CRIAR PROGRAMA DE PRODUÇÃO CONJUNTO E INTEGRADO AO PLANO DE VENDAS; GERAR PEDIDOS DE COMPRA A PARTIR DE PEDIDOS DE VENDAS; MANTER CICLO CONTINUO ENTRE PARCEIROS DA CADEIA DE ABASTECIMENTO.

MODAL RODOVIÁRIO: ALTA DISPONIBILIDADE; ACESSO ADEQUADO A PORTOS/MERCADOS; FRETE COMPETITIVO; OPERAÇÃO PORTA/PORTA & PORTO/PORTO

NÃO EXISTEM RESTRIÇÕES OPERACIONAIS NEM DE INFRAESTRUTURA; SOLUÇÕES INOVADORAS DESNECESSÁRIAS.

MODAL MARÍTIMO: ­  OPERAÇÕES PORTUÁRIAS;¯CUSTOS COMPETITIVOS; ­ESCALA/ROTA/FREQUÊNCIA;­ACESSO RODOVIÁRIO; ­¯ ACESSO FERROVIÁRIO

RESTRIÇÕES: SEPETIBA ® HUB REGIONAL; CONGESTIONAMENTOS

SOLUÇÕES: MELHORIA NA PRODUTIVIDADE; CUSTOS COMPETITIVOS

MODAL FERROVIÁRIO: FRETES REDUZIDOS; ¯ CONFIABILIDADE; ¯ FALTA EQUIPAMENTOS ADEQUADOS PARA UNITIZADORES; ¯ FALTA CENTRO OPERAÇÃO INTERMODAL.

RESTRIÇÕES: DISTÂNCIA CURTA PARA SANTOS

SOLUÇÕES: TRENS DEDICADOS; POOL EMBARCADORES

MODAL AÉREO: AEROPORTO EXCELENTE; LOCALIZAÇÃO ÓTIMA; ¯ EMBARQUES PULVERIZADOS; ESTRATÉGIA INFRAERO

RESTRIÇÕES: FOCO COMÉRCIO INTERNACIONAL; DIFICULDADES RODOAÉREO

SOLUÇÕES: POOL DE EMBARCADORES INBOUND/OUTBOUND; VÔO FRETADO NACIONAL.

KIT DE SOBREVIVÊNCIA

GERENCIE A LOGÍSTICA COMO PROCESSO E NÃO COMO ATIVIDADE.

NUNCA PRATIQUE “ LOGÍSTICA DE TRANSPORTES“.

INVISTA NO DESENVOLVIMENTO TÉCNICO/TEÓRICO. SÓ A PRÁTICA NÃO É TUDO.

DESENVOLVA UMA POLÍTICA DE “CUSTOMER SERVICE”, E NÃO DE “COST SERVICE”.

PRATIQUE UMA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA EFICAZ E NÃO APENAS EFICIENTE.

MANTENHA ALINHAMENTO ENTRE ROTINAS OPERACIONAIS COM SISTEMAS DE TECNOLOGIA.

NÃO CONFUNDA TRANSPORTADORA COM OPERADOR LOGÍSTICO.

 E LEMBRE-SE, O QUE ESTÁ EM JOGO PARA A LOGÍSTICA DAS EMPRESAS NÃO É APENAS A SUA INEFICÁCIA, MAS PRINCIPALMENTE A COMPETÊNCIA DOS CONCORRENTES!