AUTOCOM.29-09-99

LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

JG Vantine, Presidente da Vantine Consulting, Empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management, faz Palestra no AUTOCOM – EXPOSIÇÃO E CONGRESSO DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL, em 01 DE Outubro de 1999.

 EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA

ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio.  A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia

ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” –   Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções  logísticas.  O foco foi a integração funcional.

ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT”  – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição.  Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição.  É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.

PARA REFLETIR – “NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TEM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO.  OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃOPREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS!”

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT PREMISSAS

1.  REDUÇÃO DE ESPAÇO E MINIMIZAÇÃO DE ESTOQUES

2.  INTEGRAÇÃO COM FORNECEDORES (Parcerias / Alianças)

3.  AUSÊNCIA DE “STOCKOUTS” EM TODO SISTEMA

4.  ELEVADO NÍVEL DE SERVIÇO AO CLIENTE

5.  BAIXO INVENTÁRIO ATRAVÉS  DOS CANAIS

6.  CO-OPERAÇÃO COM OS CLIENTES

7.  IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS DE PERFORMANCE

8.  APLICAÇÃO DO EDI

9.  UTILIZAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO

10. ABSOLUTO ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS NO PROCESSO

ECR: ESTRATÉGIA DE PARCERIA ENTRE FORNECEDORES / DISTRIBUIDORES / VAREJISTAS, COM O OBJETIVO DE AGREGAR VALOR AO CONSUMIDOR FINAL