AMIS-10-06-98

COMO EXPANDIR A COMPETITIVIDADE DO SEU NEGÓCIO ATRAVÉS DA MODERNIZAÇÃO DAS LOJAS E DE ALIANÇAS ESTRATÉGICAS COM SEUS FORNECEDORES.

JG Vantine, Presidente da Vantine Consulting, Empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain, faz Palestra 2ª SUPERINTER – CONVENÇÃO DE SUPERMERCADOS NO INTERIOR DE  MINAS GERAIS, AMIS, em Uberlândia 17 de junho de 1998.

PARA REFLETIR –  “A DISTRIBUIÇÃO FÍSICA É A ATUAL FRONTEIRA A DESBRAVAR NOS NEGÓCIOS.TRATA-SE DA ÁREA EM QUE RESULTADOS GERENCIAIS DE GRANDE MAGNITUDE PODEM SER OBTIDOS.  E AINDA É UM TERRÍTÓRIO AMPLAMENTE INEXPLORADO.”

“NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TEM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO.  OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃO PREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS !”

EVOLUÇÃO ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA

ANOS 70 – “GERENCIAMENTO DE CUSTO”  – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio.  A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia.

ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” – Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções  logísticas.  O foco foi a integração funcional.

ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT”  – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição.  Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema dedistribuição.  É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.

LOGÍSTICA É O PROCESSO DE GESTÃO DO FLUXO DE INFORMAÇÕES E MATERIAIS EM TODA CADEIA DE ABASTECIMENTO, VISANDO ATENDER OS REQUERIMENTOS DOS CLIENTES

ALIANÇA – CONJUNÇÃO DE ESFORÇOS E RECURSOS ENTRE DUAS OU MAIS PARTES PARA ATINGIR OBJETIVO COMUM.

ESTRATÉGIA – AÇÃO DE PLANEJAMENTO VISANDO DIFERENCIAL COMPETITIVO FRENTE À CONCORRÊNCIA.