FCESP-29-12-00

A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NO COMÉRCIO ELETRÔNICO

JG VANTINE, presidente da Vantine Consulting, empresa especializada em Consultoria Logística e Supply Chain Management, faz palestra para FCESP em São Paulo, 30 de Novembro de 2000.

EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA

ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio.  A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia

ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” –  Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções  logísticas.  O foco foi à integração funcional.

ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição.  Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição.  É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.

PARA REFLETIR: “NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TEM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO.  OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃOPREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS !”.

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT – PREMISSAS

1.  REDUÇÃO DE ESPAÇO E MINIMIZAÇÃO DE ESTOQUES

2.  INTEGRAÇÃO COM FORNECEDORES (Parcerias / Alianças)

3.  AUSÊNCIA DE “STOCKOUTS” EM TODO SISTEMA

4.  ELEVADO NÍVEL DE SERVIÇO AO CLIENTE

5.  BAIXO INVENTÁRIO ATRAVÉS  DOS CANAIS

6.  CO-OPERAÇÃO COM OS CLIENTES

7.  IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS DE PERFORMANCE

8.  APLICAÇÃO DO EDI

9.  UTILIZAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO

10. ABSOLUTO ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS NO PROCESSO

PARA COLOCAR A EMPRESA EM MELHOR CONDIÇÃO DE COMPETIÇÃO!

ECR: EFFICIENT CONSUMER RESPONSEESTRATÉGIA DE PARCERIA ENTRE FORNECEDORES / DISTRIBUIDORES / VAREJISTAS, COM O OBJETIVO DE AGREGAR VALOR AO CONSUMIDOR FINAL

  • DEFINIÇÃO – É UMA ESTRATÉGIA SISTÊMICA QUE INTEGRA TODOS OS PROCESSOS DA CADEIA DE ABASTECIMENTO DIRECIONADOS AOS  FLUXOS DE PRODUTOS – INFORMAÇÕES – RECURSOS FINANCEIROS VISANDO PROPORCIONAR  MAIOR VALOR AGREGADO AO FORNECEDO
  • ESTRATÉGIA
  • Sortimento Eficiente
  • Reposição Eficiente
  • Promoção Eficiente
  • Introdução Eficiente de
  • Novos Produtos
  • RESULTADOS
    • Melhores Produtos
    •  Melhor Qualidade
    •  Melhor Sortimento
    •  Melhor Gestão Estoque
    •  Melhor Serviço

VENDA VIRTUAL / LOGÍSTICA REAL – E- COMMERCE – HOME DELIVERY

  • NOVA FORMA DE COMERCIALIZAÇÃO
  • LIMITE = CRIATIVIDADE DE CADA EMPRESA
  • LOGÍSTICA = LIMITE DA COMPETÊNCIA
  • “EXTENDED LOGISTICS – CONSUMER SATISFATION”
    • DESEMBALAMENTO
    • INSTALAÇÃO
    • INSTRUÇÃO
    • RETIRADA PRODUTO DESCARTADO

PARA PENSAR: “O PESSIMISTA QUEIXA-SE DO VENTO.O OTIMISTA ESPERA QUE ELE MUDE.O REALISTA AJUSTA AS VELAS.”(William Ward – Teólogo Inglês) 1813-1882