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POR QUE 06/JUNHO NÃO É DIA DA LOGÍSTICA?

Vou explicar e informar.

Ao liderar um grupo de colegas para criar a ASLOG em 1989, nosso principal objetivo foi congregar pessoas para o desenvolvimento da profissão na área de Logística e criação de curso bacharelado em Logística;

  • O CONCEITO
  1. Não existe “dia de atividade”, exemplo: “Dia da Engenharia”, é “Dia do Engenheiro”, nem “Dia da Administração, mas “Dia do Administrado etc.
  1. Profissão regulamentada pelo MEC, como médico, engenheiro, administrador, na Logística não existe, como também não existe o vocábulo “logístico” como substantivo denominando a profissão. Pode sim, se usado como adjetivo, por exemplo: “Condomínio Logístico”, “Operador Logístico”
  1. Portanto, o que se pode denominar como Profissional de Logística? Apenas “Tecnólogo em Logística” é reconhecido pelo MEC;
  1. Já o MTE, no CBO – Código Brasileiro de Ocupação, apresenta muitas funções (não profissões) como: “Analista de Logística” – código 2527-15; “Auxiliar de Logística” – código 4141-40; até mesmo Diretor de Logística e Suprimentos – código 1226-05). Leiam artigo de minha autoria na Logweb maio/junho-2022, página 17;
  1. Em 2016, o MTE incluiu a ocupação de “Engenheiro de Logística” – código 2149-45 da família ocupacional de “Engenheiro de Produção”;
  1. Portanto, do ponto de vista técnico, só existem 2 profissões regulamentadas no setor de Logística: Tudo o mais eu classifico como “Função”;
  1. Tive a sorte de conviver com os maiores mestres da academia americana na área de Logística, entre eles, destaco o amigo Douglas Lambert, Ph.D. professor emérito da The Ohio State University e lá conheci o curso de graduação bacharelado (Bachelor of Science in Logistics), equivalendo aqui, ao curso superior de 5 anos de Administração em Logística. Esse considerado “Profissional de Logística”;

Então, o que deve ser considerado o dia 06 de junho?

  • A ORIGEM
  1. Inicialmente em 14/04/2010, através de propositura da ASLOG (representada por Rodrigo Vilaça, Altamiro Borges e Adalberto Panzan), a Deputada Aline Correa entrou com Projeto de Lei para a criação do “Dia do Profissional da Logística”, a ser comemorado no dia 06/junho;
  1. Tempos depois, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal encaminhou o processo para audiência pública presidida pelo Deputado Federal Leopoldo Meyer (PSB-PR). Ali como testemunha, Paulo Fleury (ILOS) e Paulo Resende (FDC) além de Rodrigo Vilaça;
  1. Como se observa até esse ponto, tudo aconteceu longe do conhecimento dos associados da entidade e sem que esses pudessem opinar;
  1. Depois dos tramites regulamentares, em 03/maio/2022, o Presidente Bolsonaro sancionou a Lei 14.329/22 instituindo o “Dia do Profissional de Logística
  • GRANDE ERRO TÉCNICO E HISTÓRICO
  1. Desde o início de abril/2010, foi usado elemento motivador para definição da data de 06 de junho, o “Dia D”, (garanto que 90% de quem estão lendo esse artigo sabe que seu significado);
  1. Na justificativa, o grande erro técnico e histórico foi considerar a mais sangrenta batalha da 2ª Guerra Mundial (1939/1945). quando em 6/6/1944 as tropas aliadas (sabem o que é isso?) lutaram contra as tropas da Alemanha nazista (leia-se Hitler), na região da Normandia no norte da França (procurem na internet). Foi denominada “Operação Overlord”;
  1. Segundo o Museu Memorial do Holocausto de Washington, DC, 7 mil navios, 156 soldados, 12 aeronaves e 50 mil veículos de guerra participaram dessa batalha que durou 80 dias, na qual morreram cerca de 10 mil soldados aliados e 9 mil alemães!
  1. ERRO Nº 1: TÉCNICO: Essa operação NÃO é considerada como “Logística”, mas como “Tática de Guerra”. E NENHUMA RELAÇÃO COM A LOGÍSTICA EMPRESARIAL”;
  1. ERRO Nº 2: HISTÓRICO: Para os brasileiros (à exceção dos 21.000 soldados da Força Expedicionária Brasileira, conhecidos como “Pracinhas”, que lutaram na Itália e são considerados Heróis), esse fato nada representa, foi distante, sem envolvimento direto do Brasil, aconteceu há 80 anos. Foi uma INFELIZ referência utilizada;
  1. ERRO Nº 3: COLETIVO: Nas redes sociais, as pessoas repetem a comemoração do “dia da Logística” sem sequer analisar o que pode evidenciar ou estudar o significado. Esse é o que chamo de “Efeito papagaio.”
  • DÚVIDA E SOLUÇÃO SOBRE O PROFISSIONAL
  1. PROFISSIONAL: Quem estuda engenharia é engenheiro (é um substantivo) e que se especializa em software é “engenheiro de software”. Quem estuda marketing não é “marketeiro”, é “mercadólogo”, mas em Logística não existe o “Logístico”;
  1. Como vimos, na Logística temos 2 profissionais nomeados: “Tecnólogo em Logística” e “Engenheiro de Logística”;
  1. O que fazer para corrigir esse erro técnico? Eu memo, trabalho há 50 anos em Logística, dos quais 36 em Consultoria, posso ser considerado um profissional de Logística? Em tese não!
  1. Qual a solução? Do bravo caminhoneiro, passando pelos estivadores até gerentes, diretores e vice-presidentes, que atuam em alguma atividade dos processos logísticos, considero como “Profissional de Logística”. Basta refletir sobre a definição da Logística e, se aplicar esse conhecimento, pois tem muita bobagem nas redes sociais.

“…É PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO QUE PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA DE FORMA EFICAZ E EFICIENTE O FLUXO E ARMAZENAMENTO DE BENS, SERVIÇOS E INFORMAÇÃO RELACIONADA, DESDE O PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO DE MODO A ATENDER AOS REQUISITOS DOS CLIENTES”.

  • DÚVIDA E SOLUÇÃO REFERENCIAS & INSPIRAÇÃO

Ano após ano eu defendo a mesma tese: DIA NACIONAL DO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA DEVE TER COMO REFERÊNCIA E INSPIRAÇÃO A FUNDAÇÃO DA ASLOG – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LOGÍSTICA EM 06/JUNHO/1989, uma vez que a lei 14.329 de 03/05/2002 diz “Fica instituído o dia 06 de Junho como o “Dia Nacional do Profissional de Logística, a ser celebrado anualmente em todo território nacional” felizmente não menciona a inadequada e incorreta justificativa original. Assim, conheçam a cerimônia da fundação da original ASLOG  no link Assembleia Fundação ASLOG – Consultoria em Logística e Supply Chain – Vantine ConsultingConsultoria em Logística e Supply Chain – Vantine Consulting

JG VANTINE:   https://vantine.com.br/biografia-profissional-jg-vantine

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Consultoria tecnologia em logística – LOGISTECH

TECNOLOGIA LOGÍSTICA
Na própria definição original da LOGÍSTICA verificamos ser o processo de Gestão dos Fluxos de Materiais e INFORMAÇÕES, desde as fontes de fornecedores até o elo final dos Clientes e Consumidores.

A partir da década de 90, a LOGÍSTICA começou a ter papel essencial na Gestão das Empresas, quando acompanhando à evolução da competição começou a ter várias tecnologias a seu favor, como:

Rastreamento Satelital de Veículos;
Sistemas de Planejamento de Estoque e Produção;
Sistemas de Operações de Distribuição;
Roteirizadores;
WMS;
TMS.
E com o crescimento do varejo virtual (E-RETAIL) e do Comércio Eletrônico) (E-COMMERCE) suas tecnologias foram desenvolvidas com base em Inteligência Artificial, Big Data, Realidade Virtual, Geraldo várias soluções como:

Rastreio Last Mile Digital de Entrega;
Aplicativos de Gestão de Abastecimento via Smartphone;
Contratação de Transportes via Internet;s
Integração de Sistemas ERP com I-WMS;
Documentos Eletrônicos de Transportes;
Documentos Fiscais Eletrônicos.
Do Código de Barras criado há 30 anos, ao QR Code, a Gestão das Informações passa a ser mais importante que a Gestão de Materiais.

NASCE A LOGÍSTICA DIGITAL

Logística Internacional

LOGÍSTICA INTERNACIONAL – É a parte da Consultoria mais operacional que requer muito conhecimento da Geografia Global, Legislação de Portos e Aeroportos, Operações Portuárias, Legislação do COMEX (importação, exportação entre outras. Os projetos de Consultoria Logística Internacional, incluem:

Estudos para Definição de Rotas para Exportação;
Análise de Utilização de Modais de Transportes Integrados aos Portos para Exportação;
Estudos de Processos Operacionais para Movimentação Portuária;
Estudos de Logística Interna para Definição de Portos e Aeroportos para Produtos Importados;
Análise da Malha Logística Internacional;
Avaliação de Aplicações de Incoterms para Determinar a Malha Logística Internacional;
Projeto de Abastecimento das Indústrias de Operação Global Envolvendo “Origem de Componentes / Matérias-Primas” e Destinos dos Produtos;
Análise de Fluxos integrados: Físico, Informação e Financeiro.


LOGÍSTICA COMERCIAL – É a Consultoria direcionada para integração da Indústria com Varejo e Consumidor. Reunindo Processos com Tecnologia abrange todo o ciclo do produto acabado até os clientes (“B” to “B”), consumidores (“B” to “C”).

A Logística Comercial abrange toda cadeia de abastecimento outbound:

Política de Estoques;
Sistemas e Técnicas de Armazenagem;
Estratégias de Localização de Depósitos;
Estudos de Malhas de Distribuição;
Gestão de Entrega Digital (E-commerce e Varejo Eletrônico);
Aplicação de Tecnologias Integradas de WMS, TMS, Aplicativos de Lojas Virtuais e Aplicativos de Rastreio de Entregas;
Estudos de Logística para Modelos de “Operação Omnichannel”;
Estudos de Logística para Entregas “Last Mile” como: “Drop Shipping”, “Cross Docking” e “Fulfilment”;
Estudos de Logística para Implantação e Controle dos Canais de Market Place no Sistema “Crowdsource”


LOGÍSTICA INDUSTRIAL – É a Consultoria que desenvolve estudos e Projetos na interface entre os fornecedores de matéria-prima / insumos e a indústria de transformação como: Alimentos / Farmacêutica / Eletroeletrônica / Higiene e Limpeza e demais cadeias de produtos de consumo e bens semiduráveis.

A Logística Industrial envolve todos os processos que a Consultoria Vantine oferece:

Planejamento de Demanda;
Planejamento de Materiais;
Suprimentos e Gestão de Estoques;
Estudos sobre Modelagem de Transporte;
Estudos de Viabilidade de Terceirização com Operador Logístico;
Estudos de Fluxos da Logística e Planejamento de Abastecimento da Produção;
Projeto de Layout e Estudos de Técnicas de Movimentação e Armazenagem;
Projetos de Centrais de Distribuição;
Projetos de Malha Logística;
Aplicação de Tecnologias;
Plano Diretor de Logística Industrial;
Estudos Comparativos sobre Transporte Intermodal.

Consultoria Logística

Fundada em 1986, através do pioneirismo e inovação possui mais de 800 Projetos em LOGÍSTICA e SUPPLY CHAIN MANAGEMENT.

A VANTINE CONSULTORIA é totalmente especializada em Logística com serviços exclusivos em Consultoria, ou seja: Encontramos a melhor solução a partir de profundo diagnóstico junto a seus clientes.

Aplicamos Teoria e Prática, ou seja, Experiência e Criatividade com os seguintes focos:

LOGÍSTICA COMERCIAL – É a Consultoria direcionada para integração da Indústria com Varejo e Consumidor. Reunindo Processos com Tecnologia abrange todo o ciclo do produto acabado até os clientes (“B” to “B”), consumidores (“B” to “C”).

A Logística Comercial abrange toda cadeia de abastecimento outbound:

Política de Estoques;
Sistemas e Técnicas de Armazenagem;
Estratégias de Localização de Depósitos;
Estudos de Malhas de Distribuição;
Gestão de Entrega Digital (E-commerce e Varejo Eletrônico);
Aplicação de Tecnologias Integradas de WMS, TMS, Aplicativos de Lojas Virtuais e Aplicativos de Rastreio de Entregas;
Estudos de Logística para Modelos de “Operação Omnichannel”;
Estudos de Logística para Entregas “Last Mile” como: “Drop Shipping”, “Cross Docking” e “Fulfilment”;
Estudos de Logística para Implantação e Controle dos Canais de Market Place no Sistema “Crowdsource”


LOGÍSTICA INDUSTRIAL – É a Consultoria que desenvolve estudos e Projetos na interface entre os fornecedores de matéria-prima / insumos e a indústria de transformação como: Alimentos / Farmacêutica / Eletroeletrônica / Higiene e Limpeza e demais cadeias de produtos de consumo e bens semiduráveis.

A Logística Industrial envolve todos os processos que a Consultoria Vantine oferece:

Planejamento de Demanda;
Planejamento de Materiais;
Suprimentos e Gestão de Estoques;
Estudos sobre Modelagem de Transporte;
Estudos de Viabilidade de Terceirização com Operador Logístico;
Estudos de Fluxos da Logística e Planejamento de Abastecimento da Produção;
Projeto de Layout e Estudos de Técnicas de Movimentação e Armazenagem;
Projetos de Centrais de Distribuição;
Projetos de Malha Logística;
Aplicação de Tecnologias;
Plano Diretor de Logística Industrial;
Estudos Comparativos sobre Transporte Intermodal.


LOGÍSTICA INTERNACIONAL – É a parte da Consultoria mais operacional que requer muito conhecimento da Geografia Global, Legislação de Portos e Aeroportos, Operações Portuárias, Legislação do COMEX (importação, exportação entre outras. Os projetos de Consultoria Logística Internacional, incluem:

Estudos para Definição de Rotas para Exportação;
Análise de Utilização de Modais de Transportes Integrados aos Portos para Exportação;
Estudos de Processos Operacionais para Movimentação Portuária;
Estudos de Logística Interna para Definição de Portos e Aeroportos para Produtos Importados;
Análise da Malha Logística Internacional;
Avaliação de Aplicações de Incoterms para Determinar a Malha Logística Internacional;
Projeto de Abastecimento das Indústrias de Operação Global Envolvendo “Origem de Componentes / Matérias-Primas” e Destinos dos Produtos;
Análise de Fluxos integrados: Físico, Informação e Financeiro.

EXPLICAÇÕES TÉCNICAS PDLI – PLANO DIRETOR DE LOGÍSTICA INDUSTRIAL:
TRATA-SE DO ORDENAMENTO E ORGANIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS E FLUXO DE MATERIAIS, PRODUTOS E PESSOAS, ACESSOS, ARRUAMENTOS INTERNOS, LOCALIZAÇÃO DE BALANÇAS/PORTARIAS, LOCALIZAÇÃO DE ALMOXARIFADOS DE MATÉRIAS PRIMAS, DEPÓSITOS DE PRODUTOS ACABADOS, ESTOCAGEM DE SUCATAS, DE ESCRITÓRIOS E DEMAIS INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS, PARA OFERECER O MELHOR E MAIS PRODUTIVO LAYOUT DA PLANTA.

PDE – PLANO DIRETOR DE ESTOCAGEM:
MÉTODO DE CÁLCULO DE CAPACIDADE DE ARMAZENAGEM COM BASE NO PLANO DE PRODUÇÃO, PREVISÃO DE VENDAS, GIRO DE ESTOQUE E TAXA DE COBERTURA POR SKU E DETERMINAÇÃO DE ÁREAS PARA PRODUTOS INTERMEDIÁRIOS E ACABADOS, EM FUNÇÃO DOS MÉTODOS DE MOVIMENTAÇÃO E PROCESSOS DE ARMAZENAGEM.

SISTEMA VIÁRIO INTEGRADO:
COM BASE NO PDLI, TRATA DA HARMONIZAÇÃO DOS FLUXOS, MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE INTERNOS DA PLANTA, REFERENTE A MATÉRIAS PRIMAS, PRODUTOS INTERMEDIÁRIOS, PRODUTOS ACABADOS CONSIDERANDO VEÍCULOS COMERCIAIS E INDUSTRIAIS COM FOCO NA SEGURANÇA DA PESSOAS, INCLUINDO GEOMETRIA DE ARRUAMENTO, CAMINHO SEGURO, BEM COMO SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL DE TRÁFEGO E INTEGRAÇÃO COM VIÁRIO EXTERNO, RUAS, AVENIDAS E RODOVIAS.

TPV – TEMPO DE PERMANÊNCIA DE VEÍCULOS:
TRATA DA AVALIAÇÃO DOS FLUXOS “ORIGEM/DESTINO” DOS VEÍCULOS COMERCIAIS DE TRANSPORTE, COM MEDIÇÃO DE TEMPO ENTRE O MOMENTO DE ENTRADA NA BALANÇA, PASSANDO POR TODOS OS PROCESSOS DE VISTORIA, CARREGAMENTO, ENLONAMENTO, CONFERÊNCIA, EMISSÃO DE NOTA FISCAL ATÉ A PESAGEM FINAL. CONSISTE NO ESTABELECIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DE MÉTODOS, INCLUINDO MEDIÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DO TEMPO PADRÃO DE CADA PLANTA, BEM COMO A DECOMPOSIÇÃO DO ALGORITMO PARA IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DE MELHORIAS.

Consultoria Supply Chain Management

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT – SCM

A VANTINE CONSULTORIA, criada em 1986, através do pioneirismo e inovação possui mais de 800 Projetos em LOGÍSTICA e SUPPLY CHAIN MANAGEMENT. Sempre acompanha a evolução mundial da ciência e das técnicas relacionadas com a Gestão e Fluxo de Materiais e Processos.

A consultoria nas atividades de Supply Chain Management – SCM incorpora vários processos da Administração Empresarial, sendo a Logística a parte mais importante.

Nós da VANTINE CONSULTORIA entendemos a aplicação de soluções integradas a Processos e Tecnologias em Supply Chain que incorporem 4 Pilares:

Planejamento de Demanda
Suprimentos
Manufatura
Logística
Com esse foco, oferecemos a melhor integração da Cadeia de Abastecimento, em todos eles, desde o Fornecedor do Fornecedor até a rede de Distribuição com os Clientes Físicos e Digitais.

EXPLICAÇÕES TÉCNICAS:

PDLI – PLANO DIRETOR DE LOGÍSTICA INDUSTRIAL:
TRATA-SE DO ORDENAMENTO E ORGANIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS E FLUXO DE MATERIAIS, PRODUTOS E PESSOAS, ACESSOS, ARRUAMENTOS INTERNOS, LOCALIZAÇÃO DE BALANÇAS/PORTARIAS, LOCALIZAÇÃO DE ALMOXARIFADOS DE MATÉRIAS PRIMAS, DEPÓSITOS DE PRODUTOS ACABADOS, ESTOCAGEM DE SUCATAS, DE ESCRITÓRIOS E DEMAIS INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS, PARA OFERECER O MELHOR E MAIS PRODUTIVO LAYOUT DA PLANTA.

PDE – PLANO DIRETOR DE ESTOCAGEM:
MÉTODO DE CÁLCULO DE CAPACIDADE DE ARMAZENAGEM COM BASE NO PLANO DE PRODUÇÃO, PREVISÃO DE VENDAS, GIRO DE ESTOQUE E TAXA DE COBERTURA POR SKU E DETERMINAÇÃO DE ÁREAS PARA PRODUTOS INTERMEDIÁRIOS E ACABADOS, EM FUNÇÃO DOS MÉTODOS DE MOVIMENTAÇÃO E PROCESSOS DE ARMAZENAGEM.

SISTEMA VIÁRIO INTEGRADO:
COM BASE NO PDLI, TRATA DA HARMONIZAÇÃO DOS FLUXOS, MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE INTERNOS DA PLANTA, REFERENTE A MATÉRIAS PRIMAS, PRODUTOS INTERMEDIÁRIOS, PRODUTOS ACABADOS CONSIDERANDO VEÍCULOS COMERCIAIS E INDUSTRIAIS COM FOCO NA SEGURANÇA DA PESSOAS, INCLUINDO GEOMETRIA DE ARRUAMENTO, CAMINHO SEGURO, BEM COMO SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL DE TRÁFEGO E INTEGRAÇÃO COM VIÁRIO EXTERNO, RUAS, AVENIDAS E RODOVIAS.

TPV – TEMPO DE PERMANÊNCIA DE VEÍCULOS:
TRATA DA AVALIAÇÃO DOS FLUXOS “ORIGEM/DESTINO” DOS VEÍCULOS COMERCIAIS DE TRANSPORTE, COM MEDIÇÃO DE TEMPO ENTRE O MOMENTO DE ENTRADA NA BALANÇA, PASSANDO POR TODOS OS PROCESSOS DE VISTORIA, CARREGAMENTO, ENLONAMENTO, CONFERÊNCIA, EMISSÃO DE NOTA FISCAL ATÉ A PESAGEM FINAL. CONSISTE NO ESTABELECIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DE MÉTODOS, INCLUINDO MEDIÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DO TEMPO PADRÃO DE CADA PLANTA, BEM COMO A DECOMPOSIÇÃO DO ALGORITMO PARA IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DE MELHORIAS.