Biografia Profissional José Geraldo Vantine

José Geraldo Vantine, é fundador e CEO da Vantine Logistics & Supply Chain Consulting, empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management, desde 1986. Carreia de 45 anos integralmente dedicada às atividades de Logística, que se inciou em 1972 logo após ser formado em Engenharia Industrial, com formação complementar em Logística pela The Ohio State University, e diversos cursos de atualização na França, Inglaterra, Itália, Espanha, Canadá e Japão. O primeiro passo profissional foi dado na General Motors do Brasil e em apenas cinco anos, se tornou o mais jovem Superintendente(dentro da hierarquia da empresa), no setor de Movimentação e Armazenagem, nome dado à Logística Industrial à época.

Com espírito empreendedor e ligado à inovação, participou de vários projetos inclusive na matriz em Detroit que gerou o primeiro Sistema de Otimização de Espaço na Relação de Verticalização com corredores estreitos para o Transito de Equipamentos. Esse projeto também foi o primeiro a utilizar a tecnologia eletronica de Gestão de Estoques e Abastecimento de linhas de produção, desenvolvido pela IBM, com inauguração em 1978.

No inicio dos anos 80, ainda jovem, resolveu empreender e numa transição de carreira, foi presidente de uma empresa pública URBAM – Urbanizadora Municipal S.A na cidade de São José dos Campos. Isso aos 34 anos de  idade. Simultaneamente, se dedicou à atividade de ensino, em cursos correlatos à atividades profissional. Essa contribuição incluiu a FUNCEX – Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior e a OEA – Organização dos Estados Americanos.

Nessa mesma época, e já demonstrando espírito público e de apoio a atividades não remuneradas, foi o mais jovem membro a presidir Lions Clube(aos 28 anos), na cidade de São José dos Campos, tendo sido também Delegado Regional da ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.

Já nesse período tornou-se a referencia Nacional e Latino Americano, na área de Logística que incluiu Transportes, Tecnologia da Informação, Abastecimento Urbano, Exportação, ect, e por isso ministrou centenas de palestras em dezenas de Entidades setoriais, Federações de Indústrias, bem como em Congressos, tanto no Brasil como Argentina, Uruguai, Chile, Perú, Equador, Estados Unidos, França, Espanha, Portugal, entre outros.

Em 1986, já com muito relacionamento internacional, e com base no binômio “Pioneirismo e Inovação”, fundou a consultoria mas conhecida como VANTINE CONSULTING. Nesta oportunidade escreveu centenas de artigos publicados na grande mídia como, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Gazeta Mercantil, bem como muitas revistas setoriais, e mais à frente para portais de Logística que inclui o canal do YouTube, “Vantinews”, o qual contem o mais completo acervo técnico oferecido para estudantes e profissionais entrantes na Logística, com mais de 180 videos.

Sendo referencia nacional, conduziu mais de 800 projetos em todos os segmentos da economia, tanto no Brasil, como México, Índia, Espanha, Colômbia, Chile, Angola, República Dominicana, etc. Os destaques desta extensa carreira são os clientes: Grupo Gerdau, Johnson & Johnson, Ambev, Unilever, Bunge, Grupo Pão de Açucar, WalMart, Vale, DHL, EcoRodovias, Petrobrás, CSN, Embraer, Ford, Tigre, Hering, Asics, Reebok, Nike, Rede Globo, Usina São Martinho, Electrolux, LG, Suzano, Souza Cruz, entre outras o que resulta em mais de 350 empresas atendidas.

Em complemento às atividades de consultoria,  implementou na empresa, o setor de Ensino e Treinamento, através de eventos próprios dentro da Logística, como LogisPoint, LogisTrends, LogisMan, LogisTrans, LogisFarma, MercoLog, e o primeiro e maior mega evento da área em 1988, “Logistech Brasil”. E eventos internacionais denominados INTERLOG, através de convênio com The Ohio State University (EUA), University of North Florida e Cranfield School of Management(UK)

Através dessas iniciativas, estabeleceu um novo slogam: “Entre a Teoria e a Prática, fique com as duas”, nascendo daí a parceria com os grandes mestres acadêmicos dos Estados Unidos e da Europa, destacando especialmente Martin Christopher PhD (Inglaterra), e Douglas Lambert PhD (EUA). E com esse último é co-autor da edição em português do Livro ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA. Outras publicações individuais são: Vídeo LOGÍSTICA INTEGRADA, DVD “LOGÍSTICA: TEORIA E PRÁTICA, e do Livro NOS CAMINHO DA LOGÍSTICA. Também foi o primeiro apresentador articulista em TV, durante vários anos, no programa “Brasil Logística e Transportes”, na emissora Record News, no quadro “Logística com Vantine”.

Na linha do pioneirismo, criou o 1º MBA em Logística, em Belo Horizonte, tendo como parceiro acadêmico, o Centro Universitário UNA, e em São Paulo com a Escola Trevisan de Negócios.

Sempre dedicado ao desenvolvimento a todas as atividades da Logística no Brasil, destacam-se as principais colaborações “pro bono”: Criação do VUC – Veículo Urbano de Carga para agilização do abastecimento urbano na cidade de São Paulo; Projeto do Caminhão tipo “Sider”; Projeto do Palete Padrão Brasileiro – PBR; Realização do 1º Prêmio de Estimulo e Reconhecimento às empresas de Logística – LOGISTOP; e Edição e Publicação da primeira revista mensal da área, LOGÍSTICA MODERNA.

Por conta dessa trajetória e sendo referencia em Logística no Brasil, prestou muita colaboração ao Ministério dos Transportes, na criação do PNLT – Plano Nacional de Logística e Transportes, e do PNLP – Plano Nacional de Logística Portuária, bem como, no desenvolvimento de Estudos para Desenvolvimento da Cabotagem no Brasil.

Recebeu a homenagem da Associação Brasileira de Supermercados, ABRAS em reconhecimento à contribuição à Logistica do setor e pela criação do palete PBR.

Também recebeu a Medalha do Merito do Transporte, do Conselho Superiorda NTC&L, Associação Nacional de Transporte e Logística pelos relevantes serviços prestados ao Transporte Brasileiro e pela conduta exemplar como empresario e cidadão.

Em 2007, o Governo do Estado de São Paulo, por delegação do Governo Federal, criou a Companhia Docas de São Sebastião, para administrar o Porto do mesmo nome, oportunidade em que, foi convidado pelo CAP – Conselho da Autoridade Portuária, para Membro do CONSAD – Conselho de Administração da CDSS, permanecendo nesta função até 2013. Nesse período apresentou vários projetos para desenvolvimento do Porto e especialmente para criação de escala de linha de Cabotagem, na qual incluiu projeto de alto alcance, ENTREPOSTO DA ZONA FRANCA DE MANAUS, que não foi implementado pois o Governador à época optou por São José do Rio Preto, o que acabou não acontecendo.

Membro atual do CONSAD representando o Governo de São Paulo na Companhia Docas de São Sebastião e do CAP-Conselho da Autoridade Portuária  do Porto de São Sebastião, lutando com o mesmo entusiasmo de sempre para o o seu desenvolvimento.

Com seu acentuado espirito de cooperação voluntaria, ao ser convidado pelo atual Prefeito de sua cidade, Felicio Ramuth para estabelecer uma Estrategia de Governo na área de Logística, desenvolveu o projeto PDGL – Plano de Desenvolvimento de Logística para a RMVale com base em São José dos Campos, mas fundamentado em toda infraestrutura existente, o que inclui especialmente o Porto de São Sebastião. O projeto está em plena fase de implantação através da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento do Municipio.