VIVENDO A LOGÍSTICA

VANTINE A PIONEIRA NAS MISSÕES INTERNACIONAIS DE ESTUDOS LOGÍSTICOS

Desde o início da década de 90, a VANTINE realizou mais de uma dezena de missões técnicas de estudos avançados em Logística na Europa e EUA, conhecida como INTERLOG, uma das mais interessantes foi realizada em 1997 nos EUA que muito tem ajudado os profissionais, executivos ligados com a Logística. Realizado sempre em parceria com universidades, sendo esta com a Ohio State University sob coordenação do Douglas Lambert, Ph.D., tendo um Seminário Especial com um dos maiores ícones da Logística mundial, Ph.D, Bernard LaLonde, Ph.D, além de sensacionais visitas técnicas.

Essa é a VANTINE, uma empresa de consultoria e ensino integralmente voltada para Logística.

Folder e Matéria Logística Moderna

J.G.Vantine


PONTO DE VISTA

INFRA-ESTRUTURA ABALADA PELOS ESCÂNDALOS DE DANIEL DANTAS E EIKE BATISTA

Pelo menos com base nas inúmeras e constantes notícias amplamente publicadas nos jornais e revistas semanais do Brasil, ao longo da nossa história a palavra “empreiteiro” sempre esteve relacionada com os escândalos das obras públicas, e sempre presentes nas várias CPI´s, e continuamente protagonizando os mais diversos escândalos de corrupção. Na última semana, no entanto, os holofotes mudaram de foco, saindo dos empreiteiros para os chamados megainvestidores, especificamente o enigmático Daniel Dantas do Banco Opportunities e o misterioso Eike Batista, que há dois anos era apenas conhecido como marido da atriz e carnavalesca Luma de Oliveira.

Ambos estiveram em todas as mídias, com o devido tratamento do padrão “escândalo”. Daniel Dantas preso e solto por duas oportunidades, graças ao hábeas corpus concedido pelo STF através do respeitadíssimo Ministro Gilmar Mendes que em síntese não entende que “indícios” sejam “provas” (sem julgamento do mérito específico da culpabilidade, minha opinião é de total apoio ao Ministro). Já o Eike Batista teve sua mansão “invadida” pela Polícia Federal. Em ambos os casos utilizando os métodos brutais já amplamente condenados pela população, pelos deputados e senadores, pelos ministros do STJ e até mesmo pelo Presidente Lula (todas unânimes em dizer que não é necessária a abordagem inesperada e na madrugada, colocando-se algemas naqueles que ainda nem são culpados por algo).

Saindo da esfera analítica, colocando esses dois cidadãos no nosso editorial, porque estão ligados com “ nova infra-estrutura da logística no Brasil ”, pois o Banco Opportunities de Daniel Dantas é sócio controlador da Santos Brasil, um dos maiores terminais de contêineres da América Latina, e o Eike Batista através do seu Grupo EBX têm um dos seus braços ligados com a Logística, sendo o empreendimento de maior vulto o chamado Porto Brasil, projeto de elevada magnitude previsto para ser construído no Litoral Sul do Estado de São Paulo.

Lamentavelmente escândalos desta natureza ocorrem em muitos países, sendo os mais famosos e impunes aqueles dos países de terceiro mundo (aliás, existe até um ranking dos paises de maior incidência de corrupção), assim como sabemos que em obras de estradas sempre houve acusações de superfaturamento para os enriquecimentos dos políticos (onde há corrupção, sempre existe o corrupto e o corruptor). Porém, o que vimos na última semana tem uma nova configuração, para a qual devemos ficar atentos, uma vez que são investimentos internacionais através das empresas desses megainvestidores,na ampliação da infra-estrutura portuária e ferroviária, ambos fundamentais para evitar o que se definiu como “Apagão Logístico” (expressão originalmente utilizada pelo amigo Geraldo Vianna, ex-presidente da NTC&Logística).

J.G. Vantine

 IMAGEM