VIVENDO A LOGÍSTICA

PALESTRA – LOGÍSTICA, CENÁRIO ATUAL E TENDÊNCIAS FUTURAS

linhado com meu pensamento em transferir minha experiência e meus conhecimentos para estudantes e recém formados no dia 08 de março de 2007, apresentei uma palestra conceitual sobre o tema: LOGÍSTICA, CENÁRIO ATUAL E TENDÊNCIAS FUTURAS, em evento promovido pelo UNIEURO – CENTRO UNIVERSITÁRIO em Brasília.

Não que seja uma parte importante da LOGÍSTICA NO BRASIL, mas coloco-a neste espaço do Vivendo a Logística para que os atuais estudantes possam fazer uma comparação três anos depois, e a partir daí fazerem suas projeções para o futuro.

Veja o link!!

JG VANTINE

 


PONTO DE VISTA

“RODOANEL – SUL: EXCELENTE INSTRUMENTO PARA A LOGÍSTICA”

Projeto relativamente antigo, obra que consumiu 5 anos para licenciamento ambiental (quem não se lembra do enigmático problema daquela pequena aldeia de índios (?)) e investimento na ordem de R$ 5 bilhões.

Inaugurado no final de março passado, seus 57 km se conectam ao trecho oeste inaugurado em 2002. Com essa infraestrutura (ainda faltam os trechos Norte e Leste, esses com obras a iniciarem nesse ano), posso afirmar que, pelo menos no quesito rodoviário, finalmente o Porto de Santos “conquistou a liberdade”, destacando que estão interligados 7 das 10 rodovias que cruzam a Mega Região metropolitana de São Paulo (Anchieta, Imigrantes, Regis Bittencourt , Raposo Tavares , Castello Branco, Anhanguera e Bandeirantes, faltando apenas a Fernão Dias, Dutra e Ayrton Senna ).

A expectativa projetada nos simuladores indicaram que haverá uma redução de 12% na lentidão do trânsito nas áreas de interferência direta, especialmente da Avenida dos Bandeirantes. Mas, nesses primeiros 15 dias tem sido observado um índice maior. O que é bom.

Otimista com essa obra, porém realista com os fatos, entendo que vai caber ao setor de Transporte de Cargas que afinal é o que melhor entende da economicidade da relação TEMPO x CUSTO. E isso não é comprovado por estudos acadêmicos e conceituais. O TRC além da profunda experiência operacional possuiu gabarito técnico, alem do que, cada empresa tem seu próprio modelo.

Um segundo ponto a considerar dentro da realidade, é o impacto na equação de custos das empresas de transportes, quando houver cobrança de pedágio. Para mim ainda é um termo a ser analisado, principalmente se considerarmos a histórica postura dos embarcadores em comprimir frete ao invés de reduzir seus custos de transportes.

E um terceiro e último foco que me chama atenção, e tomando por base a “Teoria das Restrições” (Quando eliminamos gargalos, logo surge outro noutra posição), ainda é prematuro prever a “geração espontânea” de tráfego de automóveis e ônibus como ultimamente ocorrem na ligação da Marginal Tiete com Ayrton Senna após a inauguração do complexo Jacu-Pêssego (o pessoal que mora na Zona Leste da cidade criou esse tráfego adicional). E congestionamentos todos os dias (E NÃO SÃO CAMINHÕES).

É aguardar para ver porque dificilmente esses fatores são dimensionados pelas simulações (ou melhor, tem o mesmo grau de certeza que e previsão de vendas para a indústria)

De todo modo, como está, para nós da Logística, o Rodoanel-Sul é bem vindo e se traduz num excelente instrumento para o setor!

JG Vantine
VANTINE SOLUTIONS

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