VIVENDO A LOGÍSTICA

“O NOVO PAPEL DOS CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO NO VAREJO E O SEU IMPACTO NO PROCESSO LOGÍSTICO DA EMPRESA COMO UM TODO”.

Em um evento produzido pelo IIR, de 27 a 29/10/07, além de presidir a mesa do painel entitulado “Logística Varejista & ECR”, apresentei uma palestra com tema “O novo papel dos Centros de Distribuição no Varejo e o seu impacto no processo Logístico da empresa como um todo”.

O objetivo naquela circunstância foi oferecer subsídios técnicos e operacionais para o que chamamos de “Modelagem de Distribuição Física”, um dos mais importantes instrumentos da Logística, hoje chamado por muitos de “Malha Logística”.

Vale a pena refletir sobre o contexto da palestra no link abaixo.

Folder
Palestra

J.G.Vantine


PONTO DE VISTA

PRODUTIVIDADE DO TRC

No início dos anos 90, participando de um Congresso daNTC&Logística na cidade de Recife, apresentei uma palestra com o tema “Transporte Rodoviário: Pagando mais e gastando menos”, na qual apontei alguns itens polêmicos na relação do Embarcador com o Transportador, destacando a sugestão da inclusão do “Frete–Tempo”, visando cobrir os custos do caminhão parado (só recentemente implantado através da Lei 11.442).

Mesmo passado todo esse tempo, vejo que agora em 2008 pouco progresso houve nos modelos de gestão de empresa no TRC (claro que para justificar a regra existem muitas boas exceções). Pouco, ou quase nada, se fala emPRODUTIVIDADE NO TRC. Não me refiro à antiga e simples análise de redução dos custos fixos contidos na planilha de preços.

Sempre defendi a tese que o TRC deve mudar sua estratégia comercial: ao invés de vender frete, vender serviço de transporte, no qual o frete esta embutido. Sei que alguns (ou muitos) podem não entender ou não concordar, mas o que proponho é a busca da redução de custos através da produtividade, como a Indústria já faz há dezenas de anos. E isto se faz através da racionalização dos processos operacionais e administrativos de uma empresa.

Um bom exemplo de otimização de processo é utilizar o raciocínio industrial comparando-se uma produção com um caminhão, ou seja, produzir mais com o mesmo recurso (aumentar a otimização efetiva e eficaz do caminhão). Uma das ferramentas para isso é a utilização das informações em tempo real originadas pelo sistema estrutural de rastreamento (o mesmo utilizado para prevenção de roubo de cargas), obtendo informações também em tempo real para a utilização da Logística, por exemplo:

  • Redução do tempo de espera ou permanência;
  • Aumento das operações em rota;
  • Redução do custo de combustível e demais insumos contidos no custo variável;
  • Aumento do nível de serviço aos seus clientes.

Claro que existem muito mais elementos a serem avaliados e isso depende de cada empresa e suas características operacionais.

O importante desde raciocínio é a utilização dos conceitos, técnicos e práticos da PRODUTIVIDADE NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA.

J.G. Vantine

IMAGEM