“No início da década de 70, quando a logística no Brasil era embrionária, a Fiel desenvolveu, em conjunto com o departamento de Engenharia da General Motors do Brasil, o primeiro projeto de sistema de armazenagem verticalizada para o setor automobilístico. Na época o responsável da GM pelo projeto era o Sr. Vantine, que desde o início abraçou a idéia inovadora, por reconhecer as inúmeras vantagens e benefícios que ela oferecia.

Vale lembrar que este projeto, na época pioneiro, foi de extrema importância tanto para a GM, que com ele pode implementar um novo conceito de Logística, quanto para a Fiel, que ratificou sua capacidade no atendimento dos quesitos tecnológicos, de segurança e qualidade que o projeto exigia”.

José Riera

”Foi com imenso prazer que participei do projeto de padronização de paletes em nível nacional, liderado pelo Vantine, que teve ínício há mais de duas décadas. Lembro muito bem da minha participação nesse projeto, quando pude contribuir em diferentes assuntos tecnológicos, tais como escolha de espécie botânica da madeira, especificações técnicas sobre o dimensionamento dos componentes, bem como de seus defeitos naturais e de processamento industrial. Também, quanto à definição do desempenho mínimo dos referidos paletes, baseado em ensaios mecânicos de laboratório que simulam as condições reais de uso, além da escolha de conectores metálicos com caractéristicas especiais quanto ao desenho, dimensões e tipo de matéria-prima aço. Portanto, baseando-se nas especificações técnicas desenvolvidas, tive a oportunidade de avaliar as condições técnicas mínimas para credenciamento,.isto é, para fazer parte do grupo seleto de fabricantes de paletes.

Eu creio que este projeto tem dado grande impulso ao desenvolvimento da parte logística de transporte e distribuição dos produtos tanto para exportação e importação quanto para o mercado interno.”