VIVENDO A LOGÍSTICA

LOGISFARMA´98

Dentro os inúmeros eventos realizados pela VANTINE, uma iniciativa oferecendo ao mercado conferências focando cadeias produtivas especificas, foi realizado o LOGISFARMA, com patrocínio exclusivo da UNIDOCK´s Logística e apoio institucional da ABIFARMA, ABRAFARMA e ABAFARMA, concebido para aprofundar a parte técnica e analítica da cadeia Logística na Indústria Farmacêutica. Veja programação no link abaixo.

Logisfarma´98


PONTO DE VISTA

LU-LOGÍSTICA: A INTUIÇÃO FUNCIONA?

Que o nosso Presidente além da estrela no peito tem um olho na testa (inteligente, hábil e de uma intuição anormal) nós sabemos. Que ele é um hábil político que navega muito bem entre os extremos (sabe bater e alisar, tanto a direita quanto à esquerda) também sabemos.

Estando eu em Bogotá no último dia 01, li uma notícia (e para melhor compreensão está no link abaixo) que me deixou atônico, pois desta vez acho que o Presidente Lula exagerou. Como podem ver pela foto os quatro sorridentes Presidentes: Lula – Chávez – Morales – Correa estabeleceram um acordo para construção de uma ligação rodoviária La Paz – Caracas com investimento previsto de US$ 600 milhões. Neste mesmo encontro realizado em Manaus, esses quatro países também criaram o chamado “EIXO MULTIMODAL MANTA – MANAUS – BELÉM”, uma interconexão rodo fluvial, e segundo eles é parte do IIRSA – Iniciativa de Integração Regional Sul Americana. E então refleti: Do que se trata? Um projeto executivo comercialmente viável? Um projeto social de integração regional? Ou um projeto conceitual com exclusiva prioridade política?

Manaus com o seu pujante PIM – Pólo Industrial de Manaus já mereceu vários estudos. Dois deles desenvolvido por nós em 1993 denominado “Competitividade Estrutural da Zona Franca de Manaus e outra Atividades da Amazônia Ocidental dentro da Estratégia da Logística Integrada”, elaborado por iniciativa do Governo do Estado, SUFRAMA e FIEAM sob a coordenação do então Secretário do Planejamento do Estado, saudoso Raimar da Silva Aguiar. Dentro desse macro projeto estava contido dois com bastante lógica para ampliar a conexão de Manaus com o mundo: (1) Saída para Caribe e Atlântico Norte, ligação rodoviária através da BR174 com bifurcação em Boa Vista para Georgetown e Caracas; (2) Saída para o Pacífico, ligação rodo fluvial utilizando o Rio Amazonas e Maranhão, passando por Iquitos–Peru e daí até o Porto de Paita no Norte do Peru.

Na verdade a alternativa Manaus/Manta também é interessante, mas é necessário que entre o “evento da foto” e a definição final, o Governo Federal do Brasil deverá elaborar um anteprojeto, pois os investimentos são altíssimos e em primeiro lugar devem ser verificadas viabilidade técnica, econômica e comercial. Mas, ligar La Paz a Caracas passando por Manaus me parece que além de absurdo é absolutamente inviável. E Manaus carece de muitos investimentos naquilo que já existe como: BR174 (melhorias), BR163, BR319.

Estou certo que desta vez (se é que ao olhar a foto podemos identificar seriedade política) esta será a primeira vez que irá falhar o poder intuitivo do Presidente Lula! Não há tempo para projetos desta natureza, principalmente se considerarmos que estamos tratando de um país ditatorial (Venezuela), um país de baixo poder de produção e consumo (Bolívia) e um país cujo presidente parecendo ser aluno do Fidel Castro e Hugo Chávez, neste momento está expulsando empresas brasileiras (Ode e Furnas) e ameaçando a Petrobras.

LU-LOGÍSTICA a intuição não funciona!

J.G.Vantine

Jornal El Tiempo – 01/10/08

 

 IMAGEM