TENCOLO-MARCO-2011

A demanda das consultoria de logística e supply chain foi superaquecida em 2010 e continua a toda em 2011, sem a tradicional parada no final do ano. Com praticamente todos os setores buscando projetos, as empresas sofrem com a falta de mão-de-obra, mas continuam otimista e esperam um 2011 ainda melhor.

Segundo Vantine, apesar da evolução, ainda há consultores incipientes atuando na área, sendo que boa parte do mercado não sabe posicioná-las e acaba pondo todas no mesmo nível. “Se você fizer uma análise levam em conta experiência e competência, conseguirá fazer melhor esse posicionamento. Porque há algumas novas consultorias que são competentes, mas não tem experiência. E há as que não tem nem uma coisa, nem outra. As que tem ambas são poucas. Mas o mercado não percebe esta diferença e, na pressão por implementar projetos, cama todas para as concorrências”.

Para os consultores, embora o aumento de procura por seus serviços seja positivo, o processo de escolha não pode ser banalizado. “Estamos sendo demandados pelo departamento de compras das empresas. Eu tenho recebido solicitações de projetos por e-mail!! A empresa faz uma RFP – Request for Proposal) inconclusiva e sem informações e você deve dar o projeto sem nenhum conhecimento da sua realidade, o que é um absurdo. Claro que isso não é regra, mas tem ocorrido e eu não concordo absolutamente. Consultoria deve dar uma solução de inteligência e dessa maneira não é possível, continua o sempre polêmico Vantine.