VIVENDO A LOGÍSTICA

BERNARDO FIGUEIREDO: FERROVIÁRIO DO ANO

O atual Diretor da Agência Nacional de Transporte Terrestre foi escolhido pela “Revista Ferroviária” como o “Ferroviário do Ano” de 2010.

Mais do que parabenizá-lo, uso o espaço do VANTINEWS para homenageá-lo porque sou testemunha de sua trajetória brilhante que como poucos conhecem o Transporte Ferroviário e o Intermodal no Brasil.

E nossa homenagem tem vinculo com nosso passado. Em setembro de 1996 (publicado em nossa revista LOGÍSTICA MODERNA da edição de outubro), Bernardo Figueiredo antes Presidente da INTERFÉRREA SERVIÇOS FERROVIÁRIOS E INTERMODAIS, ministrou uma palestra em evento produzido por nós, o LOGISPOINT.

Fazem 15 anos !

Leiam a matéria de 1996 da Logística Moderna e a de 2011 da Revista Ferroviária. Uma aula de coerência, arrojo e inovação.

– REVISTA LOGISTICA MODERNA
– REVISTA FERROVIÁRIA

J. G. VANTINE
Vantine Logistics Solutions


PONTO DE VISTA

TAV – REALIDADE

Um dos principais problemas enfrentados atualmente pelo ser humano é o de locomoção. Dados recentes informaram que São Paulo atualmente possui 7 milhões de veículos, ou seja, xx por habitante. São Paulo e o Rio de Janeiro que também enfrenta estes problemas, através da ligação da já saturada Rodovia Presidente Dutra formam o coração econômico do Brasil. Em função não apenas destes fatos como também de questões políticas o TAV (TREM DE ALTA VELOCIDADE) que ligará a cidade de Campinas ao Rio de Janeiro está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Apesar de um tema polêmico, não é minha intenção debater esta questão e sim sua funcionalidade. Este meio de transporte de passageiros desenvolvido sobre linhas ferroviárias chega a velocidades superiores a 200 km/h. Estudos mostram que a distância entre duas cidades para uma maior viabilidade do projeto é de 500 a 600km, onde quando menor que estas distâncias, o valor investido pode não ser competitivo em termos de custo ao compararmos com o deslocamento através de automóveis e enquanto superior a esta distância o transporte aéreo fica mais atrativo. Ao estarmos nesta faixa acima mencionado as vantagens para este meio de transporte são:

– Desenvolvimento das regiões atingidas;

– Outra opção de vazão melhorando condições para os outros modais;

– Baixo custo por quilômetro construído ou mesmo ampliado nas já existentes rodovias (Obs.: quando entre 500 e 600km de distância);

– Menor impacto ambiental em decorrência de seu combustível;

– Menores tempos de viagem;

– Geração de empregos.

Como podemos ver, os ganhos são enormes quando bem observadas as questões referentes a custos e sua aplicação, assim como as forças que regem as intenções de nosso governo ao querer implementar projetos desta magnitude.

GILBERTO MOREIRA
Vantine Logistics Solutions

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