(11) 3192-0081

logistics@vantine.com.br

A LOGÍSTICA EM EVENTOS EXTRAORDINÁRIOS

A Logística foi definida em 1986 no ambiente do CLM – Council os Logistics Management” à época o fórum global para nós profissionais do setor. “Logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem eficiente e econômico de matérias primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender às exigência dos cliente

Com os fundamentos inalterados, a Logística foi evoluindo e até o momento é possível identificar os vetores de transformação principalmente devido a: (1) Avanço da tecnologia da informação (2) Introdução da tecnologia digital com IA; (3) Mudança em modelos gerenciais na gestão (4) Integração das operações com infraestrutura; (5) Segmentação por setor (industrial, comercial, internacional); (6) Especialização por atividade.

Assim como toda ciência, a Logística acompanha o dinamismo das inovações e sabe muito bem fazer uso delas. Tradicionalmente tratamos a Logística no ambiente empresarial, mas o ambiente espacial permite vincular os processos logísticos onde nunca teve presença técnica de destacada importância.

Por isso, o tema “Eventos Extraordinários”, e vou classificar em dois grupos: (A) Planejados e (B) Improváveis.

Como Eventos Extraordinários Planejados (grupo “A”) temos como exemplo: Festa de São João; Festa do Boi de Parintins, Fórmula 1, Carnaval, Copa do Mundo / Olimpíadas etc.

Como eventos Extraordinários Improváveis (grupo “B”) de alto impacto na Logística temos os exemplos: Obstrução do Canal de Suez, Redução do calado do Canal do Panamá; Seca do Rio Amazonas, Enchentes no Rio Grande do Sul, Guerras da Ucrania e de Israel.

Assim, os mesmos fundamentos se aplicam em todos os casos com as devidas adequações a cada tipo de evento extraordinário (não confundir com eventos extras e programados como: Black Friday, Dia das Mães, Natal etc.).

Para os eventos extraordinários do grupo “A” cujos exemplos mencionei, os desafios da Programação e das Operações da Logística são muito desafiadores para o Planejamento da Demanda para as indústrias e Plano de Abastecimento dos produtos a serem consumidos, no que se refere a Contratação de Transportes e Operação. Assim, para efeito de Infraestrutura, Transporte e Comércio Internacional, os eventos classe “A”: Fórmula 1, Carnaval, Copa do Mundo e Olimpíadas, apesar de serem extraordinários, possuem processos logísticos bem desenhados e com equipe especializada e específica, sendo usuários de contratação de prestadores de serviços logísticos (Exemplo: a Fórmula 1 trabalha com a DHL no internacional, e com a Célere Intralogística no nacional). Exige alta especialização e performance.

Os eventos extraordinários do grupo “A” essencialmente festivos, como São João para o Nordeste e Boi de Parintins, o impacto da Logística é mais exigido nas industriais de produtos a serem consumidos e no transporte de carga e passageiros. Mas, para essa classe de eventos, já existe o conhecimento operacional oriundo de eventos regulares como Dia das Crianças, dia da Mães, e tantos outros, sendo o Planejamento de Demanda o maior desafio.

Os eventos extraordinários do grupo “B”, em regra todos estão na categoria do “improvável” (possibilidade quase zero de ocorrer). Mas, na leitura do livro “A Lógica do Cisne Negro”, de Nassim Taleb, analisando os casos mencionados, devemos observar que tanto a Logística como a Cadeia de Abastecimento, ambas estruturadas para situação normal (que usa previsão e aceita imprevisto), não possuem resiliência elevada atrelada à alta flexibilidade. O improvável representa alto impacto e fator “surpresa” de baixa velocidade de reação. Vejamos dois modelos:

  • Na Gestão da Cadeia de Abastecimento – Supply Chain Management – as empresas criaram um modelo global de fornecedores, em busca da relação ótima “preço x qualidade”, e com isso o transporte internacional, as práticas de comercio internacional, a estrutura portuária (e aeroportuária) ficaram reféns dos impactos. Por isso o impacto de curto prazo é o famoso “efeito chicote”. Os estoques acabam, fábrica param, mercado é duramente afetado, e assim contaminando todas as cadeias produtiva dependentes de suprimentos, internacionais. Qual a solução? Por princípio, nenhuma empresa (nem mesmo o Governo) coloca em sua estratégia “Plano de Contingência” (ou Planejamento de Risco), para esses fatores improváveis. Então a única solução é a completa revisão da Gestão da Cadeia de Abastecimento com foco em dois fatores: 1ª Redução do raio de distância dos fornecedores; 2ª Seleção de fornecedores em zona de baixo risco e alta dependência e transporte em zona de conflito. Isso é fácil? Claro que não! Mas necessário.
  • No tocante à Logística os fatores improváveis “classe B”, dois aspectos são impactados e de difícil solução: 1º Estoques; 2º Transportes, especialmente no marítimo de longo curso que funciona como um carrossel. E um evento extraordinário como o do Canal de Suez interrompido, compromete em custos e demora para solução alternativa. E como prever impacto do improvável? Acreditando que ele existe, e que a probabilidade de ocorrência é cada vez maior, e avaliar os recursos demandados pela Gestão da Cadeia de Abastecimento. Buscar soluções de rápida execução com base na hipótese… “E SE? ACONTECER?”. E preparar um roadmap

“How we can see, Logistics is simple, but not easy”                                                                                           JGVANTINE

Compartilhe nas mídias:

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato.

Consultoria tecnologia em logística – LOGISTECH

TECNOLOGIA LOGÍSTICA
Na própria definição original da LOGÍSTICA verificamos ser o processo de Gestão dos Fluxos de Materiais e INFORMAÇÕES, desde as fontes de fornecedores até o elo final dos Clientes e Consumidores.

A partir da década de 90, a LOGÍSTICA começou a ter papel essencial na Gestão das Empresas, quando acompanhando à evolução da competição começou a ter várias tecnologias a seu favor, como:

Rastreamento Satelital de Veículos;
Sistemas de Planejamento de Estoque e Produção;
Sistemas de Operações de Distribuição;
Roteirizadores;
WMS;
TMS.
E com o crescimento do varejo virtual (E-RETAIL) e do Comércio Eletrônico) (E-COMMERCE) suas tecnologias foram desenvolvidas com base em Inteligência Artificial, Big Data, Realidade Virtual, Geraldo várias soluções como:

Rastreio Last Mile Digital de Entrega;
Aplicativos de Gestão de Abastecimento via Smartphone;
Contratação de Transportes via Internet;s
Integração de Sistemas ERP com I-WMS;
Documentos Eletrônicos de Transportes;
Documentos Fiscais Eletrônicos.
Do Código de Barras criado há 30 anos, ao QR Code, a Gestão das Informações passa a ser mais importante que a Gestão de Materiais.

NASCE A LOGÍSTICA DIGITAL

Logística Internacional

LOGÍSTICA INTERNACIONAL – É a parte da Consultoria mais operacional que requer muito conhecimento da Geografia Global, Legislação de Portos e Aeroportos, Operações Portuárias, Legislação do COMEX (importação, exportação entre outras. Os projetos de Consultoria Logística Internacional, incluem:

Estudos para Definição de Rotas para Exportação;
Análise de Utilização de Modais de Transportes Integrados aos Portos para Exportação;
Estudos de Processos Operacionais para Movimentação Portuária;
Estudos de Logística Interna para Definição de Portos e Aeroportos para Produtos Importados;
Análise da Malha Logística Internacional;
Avaliação de Aplicações de Incoterms para Determinar a Malha Logística Internacional;
Projeto de Abastecimento das Indústrias de Operação Global Envolvendo “Origem de Componentes / Matérias-Primas” e Destinos dos Produtos;
Análise de Fluxos integrados: Físico, Informação e Financeiro.


LOGÍSTICA COMERCIAL – É a Consultoria direcionada para integração da Indústria com Varejo e Consumidor. Reunindo Processos com Tecnologia abrange todo o ciclo do produto acabado até os clientes (“B” to “B”), consumidores (“B” to “C”).

A Logística Comercial abrange toda cadeia de abastecimento outbound:

Política de Estoques;
Sistemas e Técnicas de Armazenagem;
Estratégias de Localização de Depósitos;
Estudos de Malhas de Distribuição;
Gestão de Entrega Digital (E-commerce e Varejo Eletrônico);
Aplicação de Tecnologias Integradas de WMS, TMS, Aplicativos de Lojas Virtuais e Aplicativos de Rastreio de Entregas;
Estudos de Logística para Modelos de “Operação Omnichannel”;
Estudos de Logística para Entregas “Last Mile” como: “Drop Shipping”, “Cross Docking” e “Fulfilment”;
Estudos de Logística para Implantação e Controle dos Canais de Market Place no Sistema “Crowdsource”


LOGÍSTICA INDUSTRIAL – É a Consultoria que desenvolve estudos e Projetos na interface entre os fornecedores de matéria-prima / insumos e a indústria de transformação como: Alimentos / Farmacêutica / Eletroeletrônica / Higiene e Limpeza e demais cadeias de produtos de consumo e bens semiduráveis.

A Logística Industrial envolve todos os processos que a Consultoria Vantine oferece:

Planejamento de Demanda;
Planejamento de Materiais;
Suprimentos e Gestão de Estoques;
Estudos sobre Modelagem de Transporte;
Estudos de Viabilidade de Terceirização com Operador Logístico;
Estudos de Fluxos da Logística e Planejamento de Abastecimento da Produção;
Projeto de Layout e Estudos de Técnicas de Movimentação e Armazenagem;
Projetos de Centrais de Distribuição;
Projetos de Malha Logística;
Aplicação de Tecnologias;
Plano Diretor de Logística Industrial;
Estudos Comparativos sobre Transporte Intermodal.

Consultoria Logística

Fundada em 1986, através do pioneirismo e inovação possui mais de 800 Projetos em LOGÍSTICA e SUPPLY CHAIN MANAGEMENT.

A VANTINE CONSULTORIA é totalmente especializada em Logística com serviços exclusivos em Consultoria, ou seja: Encontramos a melhor solução a partir de profundo diagnóstico junto a seus clientes.

Aplicamos Teoria e Prática, ou seja, Experiência e Criatividade com os seguintes focos:

LOGÍSTICA COMERCIAL – É a Consultoria direcionada para integração da Indústria com Varejo e Consumidor. Reunindo Processos com Tecnologia abrange todo o ciclo do produto acabado até os clientes (“B” to “B”), consumidores (“B” to “C”).

A Logística Comercial abrange toda cadeia de abastecimento outbound:

Política de Estoques;
Sistemas e Técnicas de Armazenagem;
Estratégias de Localização de Depósitos;
Estudos de Malhas de Distribuição;
Gestão de Entrega Digital (E-commerce e Varejo Eletrônico);
Aplicação de Tecnologias Integradas de WMS, TMS, Aplicativos de Lojas Virtuais e Aplicativos de Rastreio de Entregas;
Estudos de Logística para Modelos de “Operação Omnichannel”;
Estudos de Logística para Entregas “Last Mile” como: “Drop Shipping”, “Cross Docking” e “Fulfilment”;
Estudos de Logística para Implantação e Controle dos Canais de Market Place no Sistema “Crowdsource”


LOGÍSTICA INDUSTRIAL – É a Consultoria que desenvolve estudos e Projetos na interface entre os fornecedores de matéria-prima / insumos e a indústria de transformação como: Alimentos / Farmacêutica / Eletroeletrônica / Higiene e Limpeza e demais cadeias de produtos de consumo e bens semiduráveis.

A Logística Industrial envolve todos os processos que a Consultoria Vantine oferece:

Planejamento de Demanda;
Planejamento de Materiais;
Suprimentos e Gestão de Estoques;
Estudos sobre Modelagem de Transporte;
Estudos de Viabilidade de Terceirização com Operador Logístico;
Estudos de Fluxos da Logística e Planejamento de Abastecimento da Produção;
Projeto de Layout e Estudos de Técnicas de Movimentação e Armazenagem;
Projetos de Centrais de Distribuição;
Projetos de Malha Logística;
Aplicação de Tecnologias;
Plano Diretor de Logística Industrial;
Estudos Comparativos sobre Transporte Intermodal.


LOGÍSTICA INTERNACIONAL – É a parte da Consultoria mais operacional que requer muito conhecimento da Geografia Global, Legislação de Portos e Aeroportos, Operações Portuárias, Legislação do COMEX (importação, exportação entre outras. Os projetos de Consultoria Logística Internacional, incluem:

Estudos para Definição de Rotas para Exportação;
Análise de Utilização de Modais de Transportes Integrados aos Portos para Exportação;
Estudos de Processos Operacionais para Movimentação Portuária;
Estudos de Logística Interna para Definição de Portos e Aeroportos para Produtos Importados;
Análise da Malha Logística Internacional;
Avaliação de Aplicações de Incoterms para Determinar a Malha Logística Internacional;
Projeto de Abastecimento das Indústrias de Operação Global Envolvendo “Origem de Componentes / Matérias-Primas” e Destinos dos Produtos;
Análise de Fluxos integrados: Físico, Informação e Financeiro.

EXPLICAÇÕES TÉCNICAS PDLI – PLANO DIRETOR DE LOGÍSTICA INDUSTRIAL:
TRATA-SE DO ORDENAMENTO E ORGANIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS E FLUXO DE MATERIAIS, PRODUTOS E PESSOAS, ACESSOS, ARRUAMENTOS INTERNOS, LOCALIZAÇÃO DE BALANÇAS/PORTARIAS, LOCALIZAÇÃO DE ALMOXARIFADOS DE MATÉRIAS PRIMAS, DEPÓSITOS DE PRODUTOS ACABADOS, ESTOCAGEM DE SUCATAS, DE ESCRITÓRIOS E DEMAIS INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS, PARA OFERECER O MELHOR E MAIS PRODUTIVO LAYOUT DA PLANTA.

PDE – PLANO DIRETOR DE ESTOCAGEM:
MÉTODO DE CÁLCULO DE CAPACIDADE DE ARMAZENAGEM COM BASE NO PLANO DE PRODUÇÃO, PREVISÃO DE VENDAS, GIRO DE ESTOQUE E TAXA DE COBERTURA POR SKU E DETERMINAÇÃO DE ÁREAS PARA PRODUTOS INTERMEDIÁRIOS E ACABADOS, EM FUNÇÃO DOS MÉTODOS DE MOVIMENTAÇÃO E PROCESSOS DE ARMAZENAGEM.

SISTEMA VIÁRIO INTEGRADO:
COM BASE NO PDLI, TRATA DA HARMONIZAÇÃO DOS FLUXOS, MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE INTERNOS DA PLANTA, REFERENTE A MATÉRIAS PRIMAS, PRODUTOS INTERMEDIÁRIOS, PRODUTOS ACABADOS CONSIDERANDO VEÍCULOS COMERCIAIS E INDUSTRIAIS COM FOCO NA SEGURANÇA DA PESSOAS, INCLUINDO GEOMETRIA DE ARRUAMENTO, CAMINHO SEGURO, BEM COMO SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL DE TRÁFEGO E INTEGRAÇÃO COM VIÁRIO EXTERNO, RUAS, AVENIDAS E RODOVIAS.

TPV – TEMPO DE PERMANÊNCIA DE VEÍCULOS:
TRATA DA AVALIAÇÃO DOS FLUXOS “ORIGEM/DESTINO” DOS VEÍCULOS COMERCIAIS DE TRANSPORTE, COM MEDIÇÃO DE TEMPO ENTRE O MOMENTO DE ENTRADA NA BALANÇA, PASSANDO POR TODOS OS PROCESSOS DE VISTORIA, CARREGAMENTO, ENLONAMENTO, CONFERÊNCIA, EMISSÃO DE NOTA FISCAL ATÉ A PESAGEM FINAL. CONSISTE NO ESTABELECIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DE MÉTODOS, INCLUINDO MEDIÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DO TEMPO PADRÃO DE CADA PLANTA, BEM COMO A DECOMPOSIÇÃO DO ALGORITMO PARA IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DE MELHORIAS.

Consultoria Supply Chain Management

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT – SCM

A VANTINE CONSULTORIA, criada em 1986, através do pioneirismo e inovação possui mais de 800 Projetos em LOGÍSTICA e SUPPLY CHAIN MANAGEMENT. Sempre acompanha a evolução mundial da ciência e das técnicas relacionadas com a Gestão e Fluxo de Materiais e Processos.

A consultoria nas atividades de Supply Chain Management – SCM incorpora vários processos da Administração Empresarial, sendo a Logística a parte mais importante.

Nós da VANTINE CONSULTORIA entendemos a aplicação de soluções integradas a Processos e Tecnologias em Supply Chain que incorporem 4 Pilares:

Planejamento de Demanda
Suprimentos
Manufatura
Logística
Com esse foco, oferecemos a melhor integração da Cadeia de Abastecimento, em todos eles, desde o Fornecedor do Fornecedor até a rede de Distribuição com os Clientes Físicos e Digitais.

EXPLICAÇÕES TÉCNICAS:

PDLI – PLANO DIRETOR DE LOGÍSTICA INDUSTRIAL:
TRATA-SE DO ORDENAMENTO E ORGANIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS E FLUXO DE MATERIAIS, PRODUTOS E PESSOAS, ACESSOS, ARRUAMENTOS INTERNOS, LOCALIZAÇÃO DE BALANÇAS/PORTARIAS, LOCALIZAÇÃO DE ALMOXARIFADOS DE MATÉRIAS PRIMAS, DEPÓSITOS DE PRODUTOS ACABADOS, ESTOCAGEM DE SUCATAS, DE ESCRITÓRIOS E DEMAIS INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS, PARA OFERECER O MELHOR E MAIS PRODUTIVO LAYOUT DA PLANTA.

PDE – PLANO DIRETOR DE ESTOCAGEM:
MÉTODO DE CÁLCULO DE CAPACIDADE DE ARMAZENAGEM COM BASE NO PLANO DE PRODUÇÃO, PREVISÃO DE VENDAS, GIRO DE ESTOQUE E TAXA DE COBERTURA POR SKU E DETERMINAÇÃO DE ÁREAS PARA PRODUTOS INTERMEDIÁRIOS E ACABADOS, EM FUNÇÃO DOS MÉTODOS DE MOVIMENTAÇÃO E PROCESSOS DE ARMAZENAGEM.

SISTEMA VIÁRIO INTEGRADO:
COM BASE NO PDLI, TRATA DA HARMONIZAÇÃO DOS FLUXOS, MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE INTERNOS DA PLANTA, REFERENTE A MATÉRIAS PRIMAS, PRODUTOS INTERMEDIÁRIOS, PRODUTOS ACABADOS CONSIDERANDO VEÍCULOS COMERCIAIS E INDUSTRIAIS COM FOCO NA SEGURANÇA DA PESSOAS, INCLUINDO GEOMETRIA DE ARRUAMENTO, CAMINHO SEGURO, BEM COMO SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL DE TRÁFEGO E INTEGRAÇÃO COM VIÁRIO EXTERNO, RUAS, AVENIDAS E RODOVIAS.

TPV – TEMPO DE PERMANÊNCIA DE VEÍCULOS:
TRATA DA AVALIAÇÃO DOS FLUXOS “ORIGEM/DESTINO” DOS VEÍCULOS COMERCIAIS DE TRANSPORTE, COM MEDIÇÃO DE TEMPO ENTRE O MOMENTO DE ENTRADA NA BALANÇA, PASSANDO POR TODOS OS PROCESSOS DE VISTORIA, CARREGAMENTO, ENLONAMENTO, CONFERÊNCIA, EMISSÃO DE NOTA FISCAL ATÉ A PESAGEM FINAL. CONSISTE NO ESTABELECIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DE MÉTODOS, INCLUINDO MEDIÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DO TEMPO PADRÃO DE CADA PLANTA, BEM COMO A DECOMPOSIÇÃO DO ALGORITMO PARA IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DE MELHORIAS.