VIVENDO A LOGÍSTICA

Uma das primeiras publicações que abriram espaço para a Logística foi o tradicional Estadão, que lá nos anos 80 publicava todas as terças-feiras um caderno denominado “MARINA MERCANTE”, editada pelo saudoso Alfredo Serra Moura, integralmente dedicado às empresas e profissionais ligados ao comércio exterior, especialmente do transporte marítimo. Já em 1984, fui convidado para escrever semanalmente uma coluna, abordando temas complementares àqueles ligados a esta área. Meu primeiro artigo foi intitulado “A Importância da Embalagem na Movimentação e Armazenagem de Mercadorias no Comércio Varejista”, publicado em 10/01/84, mantendo a freqüência semanal até inicio dos anos 90. Foi mais de uma centena de artigos abordando os mais diversos temas, que dentro em breve estarão à disposição no site daVANTINE.

Asseguro que, esta série foi a primeira e mais importante publicada na grande mídia impressa de circulação nacional.

Em 1985, viajei ao Japão para estudar as então novas técnicas de manufatura com forte influência na Logística, especialmente por Sistema Toyota de Produção, mundialmente conhecido, “JIT – Just In Time”, que em conjunto com as técnicas KANBAN e o CCQ – Círculos de Controle de Qualidade, formaram o tripé de sucesso da Toyota.

Na verdade as primeiras missões de estudos ao Japão, foram realizadas pelo meu amigo Yassuo Imai, da IMC Internacional no início dos anos 80, em colo JUSB Entidade japonesa de fomento às técnicas acima relacionadas.

O ponto de destaque para a minha formação naquele ano, no meio de tantas visitas as indústrias japonesas, e seminários com as maiores autoridades do assunto, foi o inesquecível jantar com o Sr. TAIICHI OHNO, o grande autor e criador do sistema “Just in Time”, no qual estavam comigo dois dos maiores consultores desta área Akio Umeda e Antonio Thadeu Benatti.

Deste jantar/aula, ficou absolutamente claro que JIT foi concebido muito mais como o aprimoramento das técnicas de Logística que propriamente de manufatura, e para o leitor interessado no assunto recomendo a leitura do Livro: “Just In Time – For Today and Tomorrow”.

Desde então, o “Just In Time”, vem se aprimorando em todo o mundo, servindo de inspiração para técnicas que posteriormente e até hoje, vem sendo aplicadas principalmente fora da manufatura, como: DOT – Delivery On Time, VMI – Vendor Manager Inventory, CRP – Continuos Replenishment Plan, ou ressuprimento contínuo, hoje muito utilizado nas redes de varejo.

Portanto, podemos verificar pela história vivida que a evolução tem sido mais importante do que a inovação, e vem meu tributo a Taiichi como o maior inspirador da evolução da Logística no Século XX.

J.G.Vantine


PONTO DE VISTA

VANTINE CRIA ASLOG HÁ 15 ANOS!

Transcorri o ano de 1988, no mês Julho, no Hotel Transamérica em São Paulo, onde foi realizado o 1º Mega Evento de Logística no Brasil, o LOGISTECH BRASIL´88. Este Mega Evento foi uma realização conjunta entre aVANTINE e o IMC Internacional, comandada pelo competente Yassuo Imai, e muito antes da descoberta do CLM (Council of Logistics Management), nós já montávamos este Mega Evento, totalmente focado em Logística, com 60 palestras distribuídos em 12 temas durante 5 dias da semana.

Haviam mais de 400 participantes com organização impecável da IMC, num momento em que a Logística estava nascendo como Arte e Ciência no Brasil. No dia 20 de Julho, tomei a iniciativa de convidar alguns profissionais que estavam atuando em áreas correlatas à Logística, entre eles: Paulo Lima/Pão de Açúcar, Ernesto Promenzio/Danone, Reinaldo Zietlow/Santher, Sergio Tosta/Supermercado Nova Vida, Omar Achôa/Copersucar, entre outros, e propus a criação de uma entidade, tomando como base a “ASLOG FRANCE – Eassociacion Française Pour La Logistique”, que eu havia contatado 2 anos antes, cujo modelo era bastante adequado nas condições brasileiras.

Neste dia de fato nasceu a que seria a primeira entidade do Brasil a reunir profissionais de Logística. Após esta data, e com o apoio incondicional da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados (da qual eu já era consultor de Logística), especialmente do seu presidente Levy Nogueira e seu superintendente Sergio Dória. Instalamos ali a comissão de organização, formada, além dos acima citados, por Eduardo Athiê, Marcos Isaac e Gilberto Miranda, que tinham como missão estruturar o estatuto, e preparar a assembléia de fundação. Foi quase 1 ano de reuniões e mobilizações.

Finalmente, o grande dia, 06/jun/1989! No salão de festa principal do Hilton Hotel São Paulo, realizamos a assembléia de fundação, a então enfatizada ASLOG – Associação Brasileira de Logística, numa cerimônia presenciada com mais de 350 pessoas, cheia de pompa e circunstância. Este evento marcante foi coroado com um coquetel, e tudo patrocinado pela Brasildocks, 1º Operador Logístico do Brasil, presidida pelo entusiasta Dr. Mário Gorla, italiano da mais pura origem, que sempre demonstrou entusiasmo (nesta época a Brasildocks era cliente da VANTINE, e por conta disso, com apoio do Mario Gorla, conheci a Logística italiana e aprofundei contatos com AILOG – Associação Italiana de Logística.

Nesta assembléia de fundação da ASLOG, fui aclamado unanimente pela Assembléia seu 1º Presidente, coordenando a Comissão de Implantação que teriam um prazo de 6 meses para providenciar as ações necessárias para a 1ª eleição, conforme previsto estatuto aprovado na assembléia. A primeira sede da ASLOG foi uma sala emprestada no escritório da esposa do Gilberto Miranda, e logo em seguida mudamos para um escritório na Rua Morato Coelho, já com secretária e mais de 200 associados. Em dezembro deste mesmo ano, foi realizado a 1ª eleição, elegendo a primeira diretoria e tendo o Gilberto Miranda como primeiro presidente eleito.

E ASSIM COMEÇOU A ASLOG, QUE AGORA EM 2004 COMPLETA 15 ANOS!

IMAGEM