Diante da grande importância , e atendendo solicitações, vamos nesta edição especial repassar as duas últimas edições que retratam a marca do início de uma empresa de grande sucesso!

AGOSTO DE 1986: NASCE A VANTINE

Nos anos 80, conforme já historiamos anteriormente, a logística começou a ser discutida de forma mais ampla e no cenário de 1986 já se apresentava bastante desenvolvida no conceito técnico de distribuição física, relacionada com a área financeira, e na administração de materiais, vinculada ao Departamento Comercial.

O mundo já falava em logística. Com a experiência adquirida por mim na indústria a partir de 1972, atuando nos primórdios desta prática no país, em uma série de viagens internacionais e no acompanhamento a entidades de atuação global desde 1979, resolvi investir, também como pioneiro, em um foco de atividade que até então não existia no Brasil: a consultoria em logística.

Nasce a VANTINE Consultoria Logística, dentro de um contexto voltado para a logística integrada, definida em três planos: operacional, tático e estratégico. A VANTINE foi estruturada dentro do conceito de gestão do conhecimento, com o desenvolvimento de metodologias próprias – enquanto as consultorias existentes na época, nas áreas de finanças, qualidade e produtividade, criadas por ex-auditores de companhias americanas centenárias, importavam os métodos destas empresas e, por conta disso, ficavam conhecidas como filhotes.

O melhor e mais bem sucedido exemplo brasileiro de consultoria é a Trevisan e Associados, que nasceu também naquela época. Já a VANTINE nasceu de nossa própria criatividade, como todo seu conteúdo de metodologia, sistemas e projetos criados pelo fundador.

Como sabia que nem sempre o que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil, até porque tive minhas origens profissionais em empresa americana, julguei melhor criar um método nosso, adequado à cultura brasileira. Somei o que de melhor havia em conhecimento e aplicação logística nos Estados Unidos, Japão e Europa. Surgia assim uma consultoria genuinamente brasileira, mas, desde o primeiro momento, plugada no mundo. É por este motivo que, até o hoje, a VANTINE é a mais internacional das consultorias brasileiras em logística.

A VANTINE trazia desde sua criação dois focos importantes: a consultoria e o treinamento, por meio da promoção de eventos e cursos de especialização. Nascia, assim, a logística no Brasil.

Já em seu primeiro ano de atividade, em novembro de 1986, a VANTINE organizou uma missão técnica internacional para a França, como você vê na figura abaixo.

Com esta identidade, a seguir, nasceu a VANTINE, em 1986.

Nosso primeiro cliente em consultoria foi a Hering Têxtil, de Blumenau (SC) e sobre este e outros cases falaremos na próxima edição.


VANTINEWS N.°: 20 – 11/08/04

 


 

1º. CLIENTE E CASE DE SUCESSO

Criada em 15 de agosto de 1986, a VANTINE, pioneira neste setor que acaba de comemorar a maioridade da logística brasileira, teve como seu primeiro cliente a CIA. HERING, sediada em Blumenau (SC). Ali, elaboramos um projeto que teve uma configuração extremamente importante para a história de nossa atividade no país, porque enquanto começava-se a falar em Logística Integrada na Europa e nos Estados Unidos, já estávamos aplicando imediatamente este conceito na HERING.

Esta foi, portanto, a primeira empresa brasileira a instituir uma Diretoria de Logística Integrada, comandada à época por Carlos Schmidt. Esta diretoria englobava três grandes processos antes dispersos: o de suprimentos, incluindo planejamento de compras, gerenciamento de almoxarifados, movimentação interna e abastecimento da produção; o de planejamento da produção e planejamento de distribuição; e o terceiro, de distribuição física. Este último respondia pela integração entre várias fábricas existentes e pelo controle e operação das dezenas de faccionistas (costureiras autônomas contratadas pela indústria têxtil e que demandam uma grande operação logística de entrega de materiais e recolhimento de peças confeccionadas). A distribuição física envolvia ainda a operação da central de distribuição e o gerenciamento de transporte. Eram todos processos relacionados ao conceito de Logística Integrada.

Os ganhos obtidos na época foram, principalmente, na redução do estoque e do prazo de entrega, o que, conseqüentemente, reduziu custos e aumentou a satisfação do cliente.

“A VANTINE, através do seu fundador, foi a responsável pelo conceito de logística que a HERING desenvolveu e que perdura até hoje. Este trabalho nos trouxe resultados contínuos em termos de integração da cadeia e uma visão da logística como serviço ao cliente. Esta definição agora faz parte da cultura da empresa. O José Geraldo Vantine teve um papel fundamental num momento importante para a evolução da HERING. Não seria demais dizer que ele é o pai do conceito moderno de logística no Brasil. Quando se fala em logística, o nome VANTINE aflora imediatamente como referencial”, afirma Ronaldo Loos, que em 1986 era gerente na HERING e hoje é superintendente comercial da empresa, tendo a logística como uma das áreas sob sua direção.

A partir deste primeiro caso, a VANTINE e a HERING fizeram mais um grande e espetacular projeto, já mostrado em edição anterior deste “Vantinews”: o Sistema Integrado de Embalagem de Transporte. Com ele, reduzimos as embalagens de transporte da empresa de aproximadamente 35 unidades para três caixas somente. O mais importante desta configuração é o fato de que, ao emitir o pedido, o próprio computador já faz um cálculo volumétrico de ocupação da embalagem e define qual é o tipo da embalagem a ser usada, configurando a máxima ocupação da caixa, o mix de produto e resultando na melhor ocupação de espaço no depósito e também durante o transporte, na relação chamada de densidade média aparente, entre preso e volume da embalagem.

Foi realmente algo tão inovador, que, para se repetir na indústria um projeto do gênero, acredito que se passaram mais de 10 anos. Casos como estes abriram o caminho para o reconhecimento público da excelência da VANTINE em elaborar a melhor solução para cada cliente. E falaremos sobre alguns deles nas próximas edições.


VANTINEWS N.°: 21 – 18/08/04

IMAGEM