VIVENDO A LOGÍSTICA

LOGISTECH´88 – NASCE A ASLOG

É claro que LOGÍSTICA em 1988, ainda era uma ciência em sua fase inicial. Na verdade consistia muito mais em DISTRIBUIÇÃO FÍSICA, como um grande avanço do transporte. Cada empresa, principalmente as multinacionais, traziam conceito distinto através de seus profissionais, até mesmo porque na própria Europa e USA a Logística, embora em estágio mais avançado, ainda não era unanimidade. Nesta época participei de vários congressos na França, na Itália e na Espanha, e coincidentemente neste período estavam sendo discutidos em Genebra, os acertos finais da União Européia. E lá havia no departamento de transportes, uma subdivisão de Logística.

1988: LOGÍSTICA INTEGRADA. O início de uma nova realidade pelo qual entendeu-se integração de processos de gestão e não de operação. Portanto, é um erro hoje profissionais e empresas chamarem de “Logística Integrada” as operações de transporte intermodal ou mesmo de transporte e armazenagem. Logística Integrada continua sendo o mais amplo e completo conceito de gestão dos fluxos de materiais e informações, e vagarosamente incorporando também o fluxo financeiro das transações.

Ao chamar portanto, profissionais para esta histórica em reunião no dia 20 de Julho de 1988, no Hotel Transamérica, teve como objetivo não apenas criar uma Associação Brasileira de Logística, mas principalmente através dela estabelecer os parâmetros da Logística que deveriam nortear o Brasil e o Mundo na década de 90 e no século XXI.

Continuamos na próxima edição.

PONTO DE VISTA

VUC – VEÍCULO URBANO DE CARGA

No final da década de 80, como consultor colaborativo e coordenador do Grupo de Logística da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, criei um Comitê Multisetorial denominado CDU – Comitê de Distribuição Urbana. Foram cerca de 15 entidades relacionadas com o assunto, incluindo setores do governo para discutir e apresentar propostas para melhorar a eficácia do abastecimento urbano de produtos de consumo.

No início da década de 90, entre outras 12 propostas de soluções, criei o conceito deDISTRIBUIÇÃO URBANA PARAMETRIZADA,levando-seem conta as leis e normas de circulação de veículos e cargas, bem como o mapeamento de MATRIZ ORIGEM DESTINO,resultando numa análise correlacional das variáveis:ESPAÇO x TEMPO x REGIÃO GEOGRAFICA, sendo:

Veículo de Carga Tipo I : Com dimensões e pesos sem restrições de horário e região geográfica;
Veículo de Carga Tipo II : Com dimensões e pesos para 10 paletes, com restrição mínima de horário e sem restrição geográfica.
Veículos de Carga Tipo III : De qualquer natureza, dimensões e características de carga, com restrição total de circulação entre 22:00 hs e 06:00 hs;
De todos os modelos, o que evoluiu e depois de amplos e contínuos debates com os órgãos oficiais, foi então criado o VUC – Veículo Urbano de Carga, que teve a contribuição de muitos profissionais de vários setores, mas cujo projeto original e o detalhado foram de autoria da VANTINE.

Foi mais uma contribuição nossa para operação Logística do Brasil, de acordo com a nossa filosofia de colaborar com a sociedade técnica com total desinteresse empresarial ou político.

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