VIVENDO A LOGÍSTICA

SISTEMA LOGÍSTICO

Em 1992 publiquei uma série seqüencial de artigos sobre o tema SISTEMA LOGÍSTICO, no jornal do Estado de São Paulo.

A partir desta edição, você terá oportunidade de ter a cada semana um artigo, e ao final terá a coletânea completa.

Sistema Logístico – Parte VIII

J.G. Vantine.


PONTO DE VISTA

PAC – PARALISIA DE AUTORIDADES E COMANDO

Já estamos iniciando o último mês do 1º trimestre de 2007, e até agora o Presidente Lula nada fez na montagem do novo governo que assumiu em 1º de janeiro. Como sempre exercitando seu poder de ilusionista e malabarista das palavras, disse em recente viagem ao Uruguai que pouca coisa alteraria em sua equipe de ministros. E isso não é verdade. O que ele está, como sempre faz, é manipulando o jogo político.

Na área de interesse direta da Logística é tido e sabido queos atuais ministros dos transportes e do MDIC não continuarão no governo e com isso não apenas ficam paralisados os planos e estratégias, bem como a “super ministra” Dilma Rousseff (de formação política com mesmo DNA de José Dirceu) fazendo anúncio extemporâneo sobre o programa nacional de privatização e concessões.

O PAC que deveria ser de implementação imediata, nem sequer foi liberado pelo Congresso e ainda existem discussões sobre a utilização de recursos do FGTS. E enquanto isso o Presidente Lula continua fazendo a sua política externa minimalista.

E juntando os fatos, tenho quase certeza que o Brasil terá sérios problemas no segmento da infra-estrutura da Logística, pois desde que assumiu o primeiro mandato, portos e estradas continuam na mesma situação, e acompetição global não dá trégua para a incompetência, e o mundo sabe que o diferencial de acesso aos mercados hoje se dá pela eficiência da Logística.

J. G. Vantine.