VIVENDO A LOGÍSTICA

LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT APLICADOS AO SUPERMERCADO

Há cerca de dez anos atrás, escrevi um artigo publicado na Revista SAP Retail sobre o tema acima citado. Mesmo passado dez anos, ainda existe confusão com relação aos conceitos de Logística Integrada e Supply Chain Management. São interpretações equivocadas por parte de algumas empresas e profissionais da área de operações.

Confira no link abaixo a diferença entre eles!

Logística e Supply Chain Management


PONTO DE VISTA

IMPROVÁVEL OU IMPREVISTO. COMO FICA A LOGÍSTICA EM 2009?

Segundo o autor americano NASSIM NICHOLAS TALEB, autor do livro “A Lógica do Cisne Negro”, o que você não sabe é mais relevante do que você sabe. Este raciocínio vem muito a calhar com os acontecimentos do último trimestre de 2008, visando a crise financeira como um daqueles fenômenos que acontecem a cada século.

Para nós planejadores de Logística, ou mesmo para os especialistas em mercado ou os estrategistas, a dúvida é: Esta crise configura-se como imprevisível ou improvável? A grande diferença entre essas duas possibilidades é que o imprevisto pode ser visível com certa antecedência e o improvável é o acontecimento que ninguém espera, como o ataque ao World Trade Center em 11/09/2000. Não é uma diferença sutil, pois certamente ao desenharmos a estratégia de qualquer natureza, trabalhamos com probabilidades de ocorrências que poderão afetar o planejamento.

Na minha opinião, esta crise configura-se como “Improvável”, pois tenho certeza absoluta que ao final de 2007 nenhum ser pensante considerou esse fato em seu planejamento. E o que fazer agora?

É decorrente de uma mistura de “desespero” e “incerteza” que permeia o raciocínio de executivos e empresários do mundo inteiro. Para a Logística, que pela sua natureza não é geradora de informações e caracteriza-se como o elo de ligação entre o mercado e a produção, devemos ter cautela com alguns pontos para 2009:

1) Não desmobilizar a Infra-estrutura de forma a ser irreversível na retomada, que certamente ocorrerá no primeiro trimestre de 2009;

2) Executar o mais detalhado estudo analítico dos perfis de estoques, tanto de matéria-prima e insumos como de produtos acabados;

3) Procurar estabelecer acordos pactuados com todos os seus provedores, principalmente com as empresas de transportes;

4) Procurar exercitar em conjunto com as áreas de mercado (Marketing e Vendas), bem como com as áreas de Produção ou Operação, as corretas adequações procurando manter um estágio sustentável, pois da mesma forma que a crise chegou de forma inesperada, tem tudo para encerrar da mesma forma;

5) Procurar estabelecer alianças em todos os elos da cadeia de abastecimento;

6) Aproveitar para revisar todos os seus processos e buscar uma análise mais detalhada da composição de todos os seus custos logísticos.

Nós da Logística devemos fazer parte do TIME DOS OTIMISTAS, raciocinando com lucidez, pois pode ser através deste caminho que a sua empresa encontre a saída para o sucesso em 2009.

J.G.Vantine

 IMAGEM