VIVENDO A LOGÍSTICA

SISTEMA LOGÍSTICO

Em 1992 publiquei uma série seqüencial de artigos sobre o tema SISTEMA LOGÍSTICO, no jornal do Estado de São Paulo.

A partir desta edição, você terá oportunidade de ter a cada semana um artigo, e ao final terá a coletânea completa.

Sistema Logístico – Parte III

J.G. Vantine.


PONTO DE VISTA

PAC – PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO E DA LOGÍSTICA

No último dia 22, o Presidente Lula, depois de criar grandes expectativas, apresentou, em pomposa cerimônia no Palácio do Planalto, o seu “PACOTE”. Na verdade, deveria ser um conjunto de medidas visando ao crescimento do Brasil à taxa de 5% ao ano (considerando o PIB). Mas o que eu vi foi a repaginação do “velho”, como se fosse o programa da Rede Globo “Vale a pena ver de novo”.

Do total anunciado – R$ 500 bilhões nos próximos 4 anos –, 30% já estava no programa de investimento da grandiosa Petrobrás; do restante, mais da metade já espera há anos por implementação, justamente LOGÍSTICA E ENERGIA, o binômio histórico do desenvolvimento do País, que para nós se traduz em uma palavra: APAGÃO. Primeiramente, foi o verdadeiro apagão da geração e distribuição de energia elétrica e origem hídrica (e o culpado foi São Pedro…); e depois, em momento de grande inspiração, o prezado presidente da NTC&Logística citou o “O APAGÃO LOGÍSTICO”.

Ora, senhor Presidente da República, o senhor já ganhou as eleições – para mim, com votação surpreendente. Não precisa mais mentir e nem enganar. Esta é sua última oportunidade de ser lembrado no futuro como o presidente saído do emblema pobreza nordestina que colocou o Brasil no século XXI, podendo também ser lembrado, como o grande líder da América Latina, principalmente neste momento em que pseudo ditadores, liderados pelo insano Hugo Chaves, colocam em risco o equilíbrio democrático da nossa região, carregando para o buraco do subdesenvolvimento o nosso País, que tem tudo para ser líder do hemisfério Sul.

No tocante a nossa área de LOGÍSTICA, o programa de aceleração do crescimento não indica nada de novo. Tudo é velho. E tem mais, em vários editoriais que escrevi nos últimos quatro anos, bem como nos que apresentei em meu programa na televisão, sempre ressaltarei o que todos nós profissionais dessa área conhecemos tanto com relação à precariedade das rodovias e da infra-estrutura portuária brasileira.

O PAC é mais uma tentativa do Presidente da República, mestre do ilusionismo, de acobertar a sua incompetência,bem como do seu Ministério de colocar o Brasil em simetria com o grande momento que o mundo está vivendo há mais de quatro anos.

No elevado grau de competitividade do mundo contemporâneo, dificilmente o futuro irá perdoar erros dessa natureza. E tem mais: dizem os economistas que o Brasil, para atender a velocidade de crescimento necessária, precisaria de investimento da ordem de 25% do PIB, bem mais do que aquele anunciado no
PACOTE”.

J. G Vantine.