VIVENDO A LOGÍSTICA

O VAREJO PRECISA ATUALIZAR-SE

Não, não estou falando de agora! Artigo com esse título, de minha autoria, foi publicado no jornal O Estado de S. Paulo há exatamente (15/10/91).

É verdade que nesse período houve alguma evolução,mas nada compatível com a disponibilidade de tecnologia desenvolvida paralelamente. Na nossa área de logística, quase nada evoluiu, pois são pouquíssimas as empresas que estruturaram a sua organização de processos em torno da LOGÍSTICA INTEGRADA. E em 2006 vejo algumas delas já falando em SUPPLY CHAIN MANAGEMENT. Não que sejam a mesma coisa. Ao contrário: é impossível implantar uma GESTÃO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO sem passar pelo estágio da logística integrada.

Leia com atenção o artigo, processe as informações do seu conhecimento e tire suas próprias conclusões.

LINK matéria

J.G.Vantine


PONTO DE VISTA

COMPOSIÇÃO DO CUSTO LOGÍSTICO

Recentemente, por encomenda de uma empresa asiática, a VANTINE SOLUTIONS realizou uma pesquisabenchmarking relacionada com o Custo Logístico, e o resultado apresentou o maior disparate que a gente possa imaginar. E isso me fez lembrar que, lá no início dos anos 90, especificamente em 92, nossa empresa, em parceria com a XEROX DO BRASIL, criou o primeiro grupo de Benchmarking na área de logística. Gastamos de 3 a 4 anos, ou melhor, gastamos não, investimos de 3 a 4 anos. Era um grupo de 25 empresas para estabelecer critérios de comparação de um componente do CUSTO LOGÍSTICO, que é o custo de transporte, mais especificamente a relação entre o custo pago pelo transporte sobre o denominador volume da venda líquida.

Isso levou a uma configuração que, trazendo para hoje, ajuda você a refletir e como orientação para que estabeleça os critérios da composição do seu CUSTO LOGÍSTICO.Ele pode representar um elemento muito importante para a gestão do dia-a-dia.

Ele também ajuda você a incrementar soluções de produtividade e incrementar soluções para agilização de todo o processo operacional no processo de gestão.Mas isso só é possível quando você conhece a montagem do seu custo logístico, que permita a você comparar o seu custo com outras empresas, e isso é importante. Como já dizia uma frase lá dos anos 80:“NINGUÉM CONSEGUE MELHORAR AQUILO QUE NÃO MEDE, E PRA MEDIR É PRECISO CONHECER A COMPOSIÇÃO DAQUILO QUE ESTÁ SENDO MEDIDO”.

J. G. Vantine