VIVENDO A LOGÍSTICA

Sistema Logístico – PRODUÇÃO

A Produção se liga ao Sistema Logístico na medida em que é afetada pelo Transporte eMovimentação de Materiais . De um modo geral, quanto maior for o tempo concedido ao planejamento de suas atividades, combinação de séries de materiais ou itens semelhantes, melhor será o seu desempenho . Máquinas e força de trabalho poderão funcionar a plena capacidade, reduzindo os custos e os prazos necessários ao fornecimento do produto acabado à distribuição. Ao se reduzir o prazo total entre a distribuição de materiais e produtos é possível, portanto, alargar a margem de tempo concebida ao planejamento da produção.

Também a localização das fábricas é um elemento do sistema de Logística. Para sua definição, devem-se considerar questões como:

        Qual a melhor maneira de transporte usado na distribuição do produto final?

        Qual a melhor maneira de fornecer o produto ao cliente: diretamente da fábrica ou de centrais de distribuição?

        Que território deve ser atendido por determinada fábrica, no caso de produtos processados em diversas unidades?

        Que produtos deveriam ser processados em cada fábrica?

Hoje, inclusive, grande parte das indústrias se questiona sobre a conveniência da localização atual das fábricas e de uma eventual mudança de endereço. Embora muitas vezes intangíveis, os custos acarretados por essa localização podem afetar as demonstrações de lucros e perdas e vários itens do balanço – como custo de produção, preço e volume de vendas. Outros critérios para escolha do local, além dos citados acima são a proximidade dos centros produtores de matéria prima e consumidores do produto final. Além disso, disponibilidade de mão-de-obra, nível de salário na região, vida cultural, disponibilidade de boas residências e qualidade de ensino disponível também são fatores a serem levados em consideração. Eles são fundamentais para contratação e manutenção de mão-de-obra, embora, muitas vezes, as vantagens que oferecem sejam intangíveis.

Continuamos na próxima edição!


PONTO DE VISTA

A CORRUPÇÃO E A LOGÍSTICA

Novamente o Brasil está passando por uma enxurrada de acusações tanto no Congresso Nacional quanto no Governo Federal , tendo até criado um neologismo na língua portuguesa “MENSALÃO ”. Há 15 anos atrás passamos situação semelhante que resultou noimpeachment do Presidente Color .

Não quero entrar no mérito de julgamento das acusações e nem mesmo das atitudes dos acusados e acusadores. Mas, uma coisa é certa “ corrupção faz parte da cultura moral brasileira que certamente foi trazida pelos portugueses já na época do descobrimento, basta ler a história do Brasil com ótica mais analítica ”.

A área de Logística sempre foi suscetível à questão da corrupção, principalmente no segmento de “Suprimentos”, e no segmento da “Distribuição” . Porém, embora comentado por muitos são atitudes com baixo índice de provas e de punições.

No entanto, recomendo que esta experiência que estamos vivenciando neste momento, a partir das declarações do Deputado Roberto Jefferson, remeta a todos os profissionais de Logística a uma reflexão mais intimista dentro da realidade, principalmente da contratação de transportes , bem como da compra de produtos e serviços , ambas são funções importantes e fundamentais da Logística, nas quais existe intenso fluxo de dinheiro.

Fica aí a nossa sugestão!