VIVENDO A LOGÍSTICA

JORNAL DA LOGÍSTICA – EDIÇÃO 3

Leia na íntegra a Edição nº 3 do Jornal da Logística de Abril de 1991, a primeira publicação da Logística do Brasil. CONHEÇA UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DA LOGISTICA.

Jornal da Logística Nº 3 (clique aqui)

A DÉCADA DA LOGÍSTICA

Em de 30 de abril 1991, publicamos o artigo que denominava A DÉCADA DA LOGISTICA, como sendo uma ante-visão do que ocorreria nos anos seguintes. É claro que naquele ano eu já acumulava uma experiência de 18 anos em Logística, e também muito me ajudava nas conclusões, as muitas viagens internacionais, para participar de feiras, simpósio, cursos, e visitas técnicas em diversos países como: Japão, Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Espanha, França e entre outros.

Portanto já acompanhava a evolução técnica e a importância da Logística nos países mais avançados que o Brasil. E claro, eu analisava também a situação política e econômica do Brasil e sabendo que nesta década de 90, passaria por grandes transformações.

Lendo com atenção, independente da sua origem e formação profissional você poderá concluir o mesmo que previ em 1990.

A DÉCADA DA LOGÍSTICA . (clique aqui)

J.G.Vantine.


PONTO DE VISTA

PANAMÁ: UMA BOA OPÇÃO PARA A LOGÍSTICA LATINO AMERICANA

Esse tema talvez não seja assim tão fácil de compreensão para nós brasileiros, dado que o tema é o Canal do Panamá, claro que todos conhecem de ponto de vista geográfico o CANAL DO PANAMÁ. Portanto, eu liguei esse tema Canal do Panamá à questão da Globalização mercantil.

A globalização mercantil ela só existe, porque existe a Logística, e a Logística Internacional só existe, porque tem o Transporte Internacional e daí, demandam várias atividades desde operação portuária, aeroportuária e etc.

O mundo está hoje dividido em partes e a nós Brasil cabe e certamente para as empresas transnacionais a responsabilidade da distribuição da América Latina. E quando você liga a distribuição da América Latina, modelagem e distribuição crescendo desde lá da Argentina, passando por Chile, voltando pra Bolívia, entrando no Peru indo pra Venezuela, indo agora pra Colômbia e América Central. Nós vamos verificar que existe um eixo de equilíbrio mais ou menos acima da Bolívia até o México, que permite uma demanda que utiliza muito o CANAL DO PANAMÁ e os trabalhos que a nossa empresa tem feito tem dado essa direção.

E o importante pra você raciocinar estude um pouco mais a geografia mundial, caso em especial você trabalhe com Transporte Internacional, ou Logística Internacional, ou na sua empresa você tem muita relação com Comércio Exterior ou Comércio Internacional. Analise a geografia da Logística Mundial e você vai perceber a importância que existe o Canal do Panamá tanto em edição lead time especialmente na ligação Ásia, Estados Unidos e Europa e esses três eixos aqui com o Brasil.

J.G.Vantine