VIVENDO A LOGÍSTICA

1983 – SISTEMA DE MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE CARPETES E FORRAÇÕES

Tradicionalmente a área de Carpetes e Forrações já merecia mais atenção na organização das operações devido à pequena área que ocupava, assim como pela operação quase artesanal.

Os produtos constituíam rolos de duas dimensões, peso e formato, basicamente, Forrações (3m de largura), carpetes (2m de largura), feltro e acessórios. As forrações eram estocadas em estruturas porta rolos com plena seletividade (acesso a todos os rolos) em quanto os carpetes eram estocados verticalmente em gaiolas de madeira. Com o crescimento do volume de vendas, foi necessário ampliar a capacidade de estocagem. Como a principal premissa era de minimizar a invasão de outras áreas, surgiu a oportunidade de se corrigir e evoluir em algumas condições de movimentação e armazenagem.

Após o diagnóstico geral das condições operacionais versus as características do estoque como, giro, aspectos físicos, equipamentos e estruturas disponíveis, integração de operações com informação e controle, o projeto foi desenvolvido, procurando-se atender todos os setores e pessoas envolvidas direta e indiretamente no assunto. Em síntese, o resultado foi em ganhos de área e produtividade, conforme este quadro:

PRODUTO/ MATERIAL

OPERAÇÃO

ANTERIOR

IMPLANTADA

GANHOS

Unid.

FORRAÇÕESMOVIMENTAÇÃOManual / carrinhosTalha e carrinho
EmpilhadeiraEmpilhadeira
ESTOCAGEMEstrutura simplesEstrutura Roll on (gravidade)

102%

Volume

CARPETES E FELTRO

MOVIMENTAÇÃOManual / carrinhosRacks
ESTOCAGEMGaiolas de MadeiraEstrutura Porta Paletes

30%

Volume

CHAPA DE LATÃO

MOVIMENTAÇÃOManual / carrinhosManual / carrinhos
ESTOCAGEMCaixasPorta paletes

50%

Manuseio

OPERAÇÃOMesa improvisadaBalcão adequado

15%

Produtividade

A racionalização da movimentação e da armazenagem teve efeitos sobre redução e objetividade nos controles dos materiais. Os ganhos de movimentação foram por conta de unitização/ paletização dos materiais. Apesar da estocagem de carpetes em racks e porta paletes, o ponto mais relevante das inovações ficou por conta da estrutura de estocagem de forrações. Utilizando os princípios da estrutura tipo drive-thru e do porta-paletes dinâmico/ deslizante/ flow rack, esta estrutura (foto à esquerda) permitiu a estocagem de 7 rolos na profundidade em 7 níveis; isto no ano de 1983. Há poucos anos este conceito virou produto de uma metalúrgica, devidamente patenteado, com aplicação em outro tipo de material (foto à direita).

Este registro não pretende “curtir” saudosismo ou sentimentos semelhantes. O principal fator que queremos assinalar é que a criatividade sempre tem seu espaço e sua oportunidade (tempo). Fique atento sempre, pois “antes, na história deste país ou quem sabe, no mundo” já pode ter sido feito alguma coisa da qual você está precisando para melhorar suas condições operacionais e seus resultados.

C.B. MARRA
Vantine Logistics Solutions


PONTO DE VISTA

UTILIZANDO FERRAMENTAS DE GESTÃO

A utilização de ferramentas de gestão, como o planejamento logístico, tem por objetivo proporcionar às empresas um suporte para enfrentar o mercado competitivo atual, com rápidas mudanças e exigências fortes e diferenciadas por parte de cada cliente ou grupos destes. Por ser uma ferramenta que tem por objetivo proporcionar melhorias no processo de determinação do nível de serviço, exige que alguns fatores sejam considerados no seu desenvolvimento de forma que se obtenha êxito no processo como um todo.

O trabalho de desenvolvimento de um planejamento logístico pode se tornar mais fácil na medida que a empresa possa dispor de uma equipe de profissionais altamente capacitados com visão realista do mercado e com a preocupação de encontrar a melhor posição na qual a empresa possa competir. Outro ponto bastante importante é o envolvimento de todo corpo dirigente da empresa com o objetivo de se ter um forte apoio de todos nas tomadas de decisão. O planejamento logístico deve ser altamente flexível para reagir com rapidez às mudanças competitivas do mercado.

Por todos os aspectos discutidos, pode-se concluir que as empresas devem dispor de um conhecimento avançado de toda sua rede de clientes para melhor mensurar suas necessidades, habilitando-as a fornecer um nível de serviço adequado, bem como, prover uma análise profunda em torno da relação do nível de serviço oferecido e seu retorno, pois sabe-se que é necessário dotar o negócio de uma rentabilidade razoavelmente compensadora, a fim de atender aos desejos dos acionistas.

É recomendável desenvolver trabalhos de projeção em torno de possíveis nichos de mercado que possam futuramente ser explorados, pois com a existência do risco de falta de demanda por parte dos clientes atuais, torna-se mais fácil atuar em nichos de mercado previamente observados e estudados. A concepção estratégica de um sistema logístico de alto desempenho deve ter como objetivo principal o serviço total ao cliente em termos de disponibilidade de serviços, com qualidade especificada e custos competitivos. A concepção de um sistema logístico deve ser iniciada pela realização de um planejamento logístico, analisando o ambiente competitivo no qual a empresa está inserida.

Vale lembrar que, o mercado logístico está em plena expansão no Brasil e que muitas empresas líderes mundiais estão instalando suas bases em território brasileiro. Estas empresas oferecem serviços diferenciados, atacando diretamente clientes altamente potenciais. E isso, por sua vez, acaba por elevar consideravelmente o grau de exigência dos mesmos. Neste contexto, somente as empresas bem planejadas e com solidez de suas estratégias poderão disputar com igualdade de condições a difícil batalha de conquista e fidelização dos clientes.

06DANIEL VANTINE
Vantine Logistics Solutions

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