VIVENDO A LOGÍSTICA

PADRONIZAÇÃO AUMENTA A PRODUTIVIDADE

Em várias edições passadas, contanto a história da Logística no Brasil de acordo com a minha vivência, comentamos detalhadamente sobre a criação do PBR – Palete Padrão do Brasil. E nesta edição estamos colocando para sua leitura mais uma matéria publicada na revista Check out de novembro de  1991, para que você possa melhor entender a relação entrePRODUTIVIDADE E LOGÍSTICA no plano operacional.

Matéria: Padronização aumenta produtividade

J.G. Vantine


PONTO DE VISTA

A GEOGRAFIA DA LOGÍSTICA GLOBALIZADA

Veja alguns números levantados sobre 2005 da movimentação comercial no mundo: da Ásia para os Estados Unidos, foram movimentados US$600 bilhões; dos Estados Unidos para a Ásia, cerca de US$300 bilhões; da Ásia para a Europa, também US$ 630 bilhões; e da Europa para a Ásia, US$ 323 bilhões.Assim, no hemisfério Norte, de Leste para Oeste e de Oeste para Leste, a movimentação foi de quase US$ 1 trilhão em cada direção.

Agora veja na direção Norte e Sul, mais precisamente da América do Norte para a América do Sul. Tivemos a vinda de produtos para a América do Sul da ordem de US$ 100 bilhões, e a ida daqui para a América do Norte foi de cerca de US$103 bilhões. Então, você vê que é uma diferença de quase 6 vezes na movimentação Oeste/Leste a partir do hemisfério norte em relação à movimentação de Norte para Sul, de cima para baixo da linha do Equador.

O que traz isso pra você além da informação? É importante verificar como é que isso trafega. Você sabe que 90% em volume disso é marítimo, certo? Por isso, lá no Hemisfério Norte são usados navios de grande capacidade, chamados de POST PANAMAX, que fazem essa movimentação; e é por isso que temos falta de navios no Hemisfério Sul em alguns períodos do ano.Não é só por causa da China e da Ásia como um todo. A movimentação de US$1 trilhão em cada direção é muito maior do que obviamente a que temos na direção Norte e Sul. A geografia indica que os navios passem pelo Canal do Panamá –  agora em expansão –; isso possivelmente neste ano será aprovado em plebiscito. E nós temos o trajeto pela América do Sul, que é muito pequeno, comparado com o trajeto a partir do sul da África. Portanto essa geografia é importante no seu planejamento da Logística Internacional. Estude um pouco mais.

J.G.Vantine