VIVENDO A LOGÍSTICA

CLM – COUNCIL OF LOGISTICS MANAGEMENT 1991

Há exatamente, ou seja, em setembro de 1991, fiz uma programação de viagem técnica de estudos e pesquisas em logística para os Estados Unidos e a Europa. Fatos importantes e que merecem registros na história da logística vivida por mim, merecem registro para a formação dos profissionais de 2006.

O CLM – Council of Logistics Management, entidade americana de profissionais de logística, era muito pouco conhecido pelos brasileiros, e nós logo descobrimos ser, naquela oportunidade, o maior fórum sobre logística do mundo. E dessa forma tornei-me membro da entidade e participei do mega evento denominado CLM ANNUAL CONFERENCE 1991, na cidade de News Orleans, Estado da Lousiana, nos Estados Unidos.

Com uma programação eclética e ampla, tive ali a oportunidade de conhecer grandes mestres acadêmicos das universidades americanas, com destaque especial para um brilhante professor, Dr. Douglas Lambert, PhD. E naquele momento nascia uma longa relação entre este eminente professor e J.G. Vantine (nos anos seguintes do Vivendo a logística mostraremos os vários seminários que realizamos aqui no Brasil).

O tema central da conferência 1991 foi este:INTEGRATION: The next phase. E veja que, pela leitura das edições anteriores, nós (J.G.Vantine) estávamos absolutamente alinhados à mais avançada logística mundial.

Observe e reflita sobre os principais temas (palestras apresentadas naquele evento):

  • Breakthrough in Logistcs Information
  • Logistcs in the Service
  • Customer Satisfaction
  • Channel Integration
  • Integrating Logistics with Counterpart Managers
  • Strategic Planning in Logistics
  • Professional Development in Logistics
  • Electronic Data Interchange Aplications in Logistics
  • Global Logistics Strategies
  • Improving Quality and Productivity in Logistics
  • Third Party Logistics Issues
  • Logistics Benchmarking

J.G. Vantine.


PONTO DE VISTA

 

PLANO NACIONAL DE LOGÍSTICA: O QUE É ISSO?

Possivelmente você que tenha menos de 35 anos de idade, ou menos que 10 anos de carreira na área de Logística,não se recorde de um organismo de Governo do Ministério dos Transportes chamado GEIPOT, que era um grupo de estudos criado no ministério do transporte, lá no final da década de 70 começo da década de 80, que tinha como responsabilidade desenvolver estudos estratégias que, subsidiavam as definições operacionais e os investimentos do Ministério dos Transportes.

O GEIPOT lamentavelmente deixou de existir por notícias que nós temos o seu arquivo também parece que não está concentrado, portanto dificultando as pesquisas e os melhores mapas que nos sempre tínhamos era doGEIPOT. Eu me refiro a isso não por saudosismos, para resgatar em você para que você possa ficar atento. Há um trabalho sendo realizado nesse momento também pelo Ministério do Transporte que está resgatando este estudo do passado. E adicionando as necessidades atuais do mundo contemporâneo para a realização do chamado PLANO NACIONAL DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES, embora alguns chamem de PLANO NACIONAL DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTES,mas eu particularmente acho isso um erro porqueLOGÍSTICA DE TRANSPORTES não é uma definição, não é uma denominação correta.

De qualquer maneira independente da semântica, eugostaria que você ficasse atendo não pra ficar na linguagem popular no chororó” depois. É uma oportunidade agora até setembro ou outubro para que você possa, ou através de sua empresa, ou sua entidade dar a sua contribuição e sua crítica a esse plano, entre no site do Ministério dos Transportes esse assunto ele é público e você deve participar pra depois não reclamar.PLANO NACIONAL DE LOGÍSTICA E TRANSPORTE.

J.G. Vantine