VIVENDO A LOGÍSTICA

SISTEMA LOGÍSTICO

Em 1992 publiquei uma série sequencial de artigos sobre o tema SISTEMA LOGÍSTICO, no jornal do Estado de São Paulo.

A partir desta edição, você terá oportunidade de ter a cada semana um artigo, e ao final terá a coletânea completa.

Sistema Logístico – Parte X

J.G. Vantine.


PONTO DE VISTA

FEBEAPA DO LALAU OU DO LULA?

Faz parte da literatura humorística popular brasileira um personagem carioca conhecido por Stanislaw Ponte Preta, conhecido como Lalau (inclusive foi quem descobriu a beleza da mulher carioca quando publicava as “certinhas do Lalau”), e não confunda com o Lalau do TRT (a história ainda vai mostrar que ele foi apenas um membro de uma extensa quadrilha).

Também é necessário explicar para os que não sabem o que é FEBEAPA. É a sigla (porque o Brasil vive de siglas) que o Lalau criou e que tem o filosófico significado: FESTIVAL DE BESTEIRAS QUE A ASSOLA O PAÍS (se você tem curiosidade compre um livro ou entre no google).

Esta abertura é para expor o festival de besteiras protagonizadas pelo presidente do Brasil na semana que passou, ao mesmo tempo usando um tema de extrema importância na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, perdendo aí uma ótima oportunidade em falar sério. E depois na presença do mais poderoso homem do mundo, e sendo assistido por milhões de pessoas, consegue colocar um assunto da maior importância da estratégia do nosso país, ao mais baixo nível jamais imaginado vindo de um estadista (salvo se for acometido de loucuras já vistas) ao dizer em alto e bom tom que “BRASIL E EUA PRECISAM CONTINUAR CAMINHANDO PARA ENCONTRAR O PONTO G.

A ciência ainda não comprovou a existência do ponto G, e, portanto é uma mera hipótese. E de outro lado se ele existir será característico da mulher e não tem significado universal.

O ponto nobre e de essencial importância para estratégia do país que os dois governantes deveriam tratar, é A PRODUÇÃO E A DISTRIBUIÇÃO DO ETANOL, SOLUÇÃO ECONÔMICA E AMBIENTAL PARA AS PROXIMAS GERAÇÕES DE COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS E NÃO POLUENTES. E este assunto tratamos no Vantinews da semana passada!

E mais, a indignação de nós brasileiros com a incompetência e falta de senso do presidente do Brasil, todos estão se esquecendo de tratar da LOGÍSTICA DO ETANOL e ficam apenas discutindo (e aí entram também os empresários) subsídios, OMC, rodada de Zoha, barreiras tarifárias, etc.

O sucesso do Etanol depende sim das decisões políticas e comerciais, mas é imperioso que simultaneamente governos, empresários, técnicos e profissionais disputam detalhadamente a LOGÍSTICA DO ETANOL, pois as usinas ficam dentro dos canaviais que estão cada vez mais distantes dos portos, e que o mercado mundial exige alta e eficácia no transporte de granel líquido, pois álcool não é petróleo (e neste produto o Brasil através da CVRD, lá no começo dos anos 80 criou a solução híbrida exportando minério e trazendo petróleo através dos megas navios conhecido como “ORE OIL”).

J.G.Vantine

IMAGEM