VIVENDO A LOGÍSTICA

LOGISMAM’ 95

fim de oferecer novos conceitos e aplicações na área de Movimentação & Armazenagem, objetivando a otimização e racionalização dentro das empresas, que sempre deixou em segundo plano esse sistema, priorizando a produção e a tecnologia, a VANTINE lançou o LOGISMAM – Simpósio de Movimentação e Armazenagem de Materiais, realizado no dia 24 de maio de 1995, em São Paulo.

O evento contou com uma programação abrangendo: Planejamento Estratégico e Indicadores de Qualidade Logística, Sistema Operacional de Recebimento e Expedição, Sistema Operacional de Movimentação de Produtos Acabados de Unidade, com Suporte de Código de Barras e Aplicação de Reposição com Uso de Tecnologia Avançada. Veja o folder do evento no link abaixo.

Folder

J.G. Vantine.

 


PONTO DE VISTA

GOVERNO VAI QUEBRAR MONOPÓLIO DE ATRACAÇÃO DE NAVIOS

Como todos sabem pela legislação internacional todos os navios mercantes necessitam do apoio de praticagem para aproximação e atracação dos portos. Este serviço é executado pelos chamados “PRATICOS” (pilots), que se organizam através de cooperativas em todos os portos do Brasil. Em última instância trata-se de um monopólio, ou seja, inexiste concorrência e competição.

Na semana passada, o Ministro Pedro Brito da Secretaria Especial dos Portos reunido no Rio de Janeiro com cerca de 50 entidades ligadas ao setor, demonstrou a sua preocupação com os custos de praticagem nos portos brasileiros em vários portos do mundo, destacando ainda que em nosso país a praticagem representa a metade dos custos de operações.

Diante desse cenário, o ministro anunciou que pretende estabelecer condições para que as Companhias Docas possam executar os serviços de praticagem, com objetivo de reduzir as tarifas por meio da competição, ou seja, os práticos continuam com suas cooperativas e as Companhias Docas oferecem serviços alternativos, cabendo ao armador fazer a escolha do que for mais conveniente. Neste aspecto, o ministro informa que está apenas esperando autorização da Marinha para iniciar essas atividades.

Não deixa de ser uma excelente informação, mas gostaria de ressaltar também que merece uma decisão semelhante com relação a contratação de mão de obra através do OGMO – Órgão Gestor da Mão-de-obra, que trabalha dentro de regras sindicalistas ultrapassadas, protetivas e não competitivas. Vale observar.

J.G.Vantine

IMAGEM