VIVENDO A LOGÍSTICA

SISTEMA LOGÍSTICO – CENTRAL DE DISTRIBUIÇÃO

A armazenagem e controle de estoques são vitais ao projeto logístico. A questão crucial é determinar a quantidade e estocar para que o produto não falte ao consumidor , mas para que não exceda, também, às necessidades da empresa. E, aqui, considera-se tanto o estoque de matéria prima como do produto final. De um lado, temos as inúmeras funções dos estoques, entre as quais se destacam:

      Proteger o sistema de distribuição contra as oscilações da demanda;

      Garantir a disponibilidade do produto ao consumidor;

      Atender aos pedidos dentro do prazo contratado;

      Fazer frente à demanda sazonal, de forma a absorver as diferenças entre o padrão previsível de procura e a capacidade de produção da empresa.

De outro, são inegáveis os custos que acarreta. Hoje em dia, estima-se que 30% do capital circulante das empresas está aplicado no estoque.

Continuamos na próxima edição!


PONTO DE VISTA

VANTINE NA TRANSPO-SUL

De 07 a 09 de Julho, Bento Gonçalves foi palco de uma grande realização do SETCERGS – Sindicato das Empresas de Transporte de Carga no Estado do Rio Grande do Sul . A TRANSPO-SUL – Feira e Congresso de Transporte e Logística , em sua 7ª.Edição reuniu milhares de empresários, executivos, profissionais de logística e prestadores de serviços do setor de transporte de cargas, e teve a participação especial de J.G.Vantine com sua palestra: “Integrando Tecnologia e Estratégia do Transporte no Novo Cenário da Logística: AMEAÇAS E OPORTUNIDADES ”.

O evento teve sua abertura com as presenças dos governadores do Rio Grande do Sul, Sr.Germano Rigotto e de Santa Catarina, Sr. Luiz Henrique da Silveira. Contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, CNT, ABTC, NTC&Logística, Aslog, Fiergs/Ciergs, Federasul, União Empresarial do RS, Sindibento e Núcleo de Logística do RS e patrocínio da Petrobrás , Porto Seguro eGRUPO APISUL .


Eloi Luft, Sócio-Diretor do Grupo Luft e J.G.Vantine

A TRANSPO-SUL contou com a Feira, um espaço diferenciado para a realização de negócios, objetivando a aproximação de consumidores e fornecedores, resultando o crescimento para todo o mercado de transporte e logística.

O Congresso começou com a palestra do economista Gustavo Loyola apresentando “As tendências Econômicas e Políticas”, bem como teve personalidades de destaque nacional e internacional como Jürgen Pätzold – Chefe do Deptº de Trânsito, do Ministério do Meio Ambiente do Estado Baden-Württemberg – Alemanha, Geraldo Vianna, Presidente da NTC&Logística, entre outros.


Paulo Cunha e J.G.Vantine

No último dia do Congresso, J.G.Vantine, Presidente da VANTINE SOLUTIONS, brilhou com sua apresentação e encerrou dizendo:

“O mercado determina as mudanças, e por isso a Logística se consolida como um instrumento que diferencia vencedores dos perdedores. As estratégias estão evoluindo constantemente, e as tecnologias buscando novas aplicações. A resultante desses fatores precisa ser profundamente analisada pelas empresas de transporte, visando atender as exigências crescentes dos embarcadores”.

J.G.Vantine