VIVENDO A LOGÍSTICA

PBR: A HISTÓRIA CONTADA POR QUEM VIVEU

 

 

Como sempre afirmamos, para o desenvolvimento do PBR, contei com o apoio fundamental
da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, através das pessoas Levy Nogueira, Presidente e Sergio Dória, Superintendente. No entanto, chamei para reuniões de debates e análise cerca de 20 entidades setoriais, entre elas:
ABIA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA ALIMENTAÇÃO
ABIAF – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE ARMAZENAGEM FRIGORÍFICA.
ABIPLA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DE PRODUTOS DE LIMPEZA E AFINS.
ABPO – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PAPELÃO ONDULADO
ABIVIDRO – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS AUTOMÁTICAS DE VIDRO
EAN – BRASIL
ABRAPEM – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRODUTORES DE EMBALAGEM DE MADEIRA
ABPM – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PRODUTORES DE MADEIRA
ANFIR – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FABRICANTES DE IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS
NTC – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS DE CARGA
ADICERV – ASSOCIAÇÃO DOS DISTRIBUIDORES DE CERVEJA
ABFCC – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FABRICANTES COCA-COLA
IPT – INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS


Além do mais, contei com a extrema colaboração de muitos profissionais, os quais sempre fiz questão de agradecer e reconhecer a importância de cada um nacriação do PBR.

Veja a seguir o que diz alguns desses nossos amigos.:


LEVY NOGUEIRA (atualmente Presidente da Via Brasil)

Primeiramente agradeço ao Vantine pela amizade e oportunidade, pela qual fico muito gratificante pela lembrança.

Quando os estudos do Palete PBR iniciaram-se à época eu era o Vice-Presidente da ABRAS, tornando-me mais tarde Presidente, e tinha o Vantine como um grande criador e  idealizador.O nosso objetivo era aprimorar as operações da distribuição no País, na qual a criação do PBR trouxe grande contribuição para a melhoria do processo em toda a cadeia logística. Foi com muita satisfação que acompanhei o NASCIMENTO DO PALETE PBRcom a contribuição conjunta de colegas do Pão de Açúcar, Unilever, Nestlé, entre outros.Hoje é um projeto consolidado e vencedor!


RUBENS BRAMBILLA


Eu tive a oportunidade de participar de todo o projeto, desde as discussões iniciais até sua implantação, como representante da Unilever. Posteriormente participei do CPP (Comitê Permanente de Paletização) como representante da ABIPLA, tendo sido eleito secretário do Comitê. Atuei até 1995, quando fui obrigado a me afastar do CPP, em função de questões profissionais. Atualmente, acompanho a evolução do PBR e fico satisfeito em poder observar que o nosso sonho se tornou realidade e que há milhões de paletes padronizados circulando pelo país.

No início havia mais de 1000 tipos e modelos de paletes sendo utilizados no Brasil, o que inviabilizava totalmente seu intercâmbio entre as empresas. Além disso, muitas destas empresas exigiam que seus paletes fossem produzidos em peroba rosa, madeira praticamente extinta no país. O projeto foi audacioso. Sob o patrocínio da ABRAS e contando com a brilhante coordenação do Vantine, reuniu-se um grupo de visionários que abraçaram a causa e presentearam o país com um instrumento simples, mas extremamente útil que ajudou muito o fortalecimento de sua logística interna. Com este projeto o Brasil eliminou um atraso de pelo menos 4 décadas em relação à Europa e Estados Unidos. Tenho certeza que esta excelente iniciativa da Vantine, certamente inspirará muitos  jovens profissionais que hoje iniciam suas carreiras.


PONTO DE VISTA

GESTÃO POR PROCESSOS E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT