VIVENDO A LOGÍSTICA

SISTEMA LOGÍSTICO

Em 1992 publiquei uma série seqüencial de artigos sobre o tema SISTEMA LOGÍSTICO, no jornal do Estado de São Paulo.

A partir desta edição, você terá oportunidade de ter a cada semana um artigo, e ao final terá a coletânea completa.

Sistema Logístico – Parte V

J.G. Vantine.


PONTO DE VISTA

OLHANDO PRA FRENTE, MAS ANDANDO PRA TRÁS

A questão da infra-estrutura logística (na verdade, mais da de transporte) tem sido fruto de uma retórica perturbadora e preocupante por parte do Presidente Lula e de sua equipe. E faz lembrar o personagem do folclore brasileiro conhecido pelo nome de CURUPIRA(aquele que tem os pés virados para trás).

Primeiro, a Ministra Dilma Roussef, de surpresa e fazendo a mais perigosa política para agradar o Governador do Paraná, Roberto Requião, há algumas semanas, anunciou a suspensão do processo licitatório para concessão das rodovias já em fase de finalização;Segundo, há cerca de dez dias, a mesma Ministra, por ordem de seu patrão, elabora e apresenta ao grande público o PAC (já abordado na nossa edição anterior). Terceiro, é uma idiossincrasia o anúncio desse PAC, uma releitura de projetos já conhecidos, alocando cerca de R$27 bilhões em infra-estrutura de logística. E o PNLT – Plano Nacional de Logística e Transportes? O próprio Ministério dos Transportes conduziu, durante o ano passado, este que estava sendo considerado o pacote estratégico mais completo no setor de logística e transporte. Por que isso aconteceu? O governo Lula mudou os holofotes para o PAC, deixando o PNLT às escuras?

Em último lugar, embora não esteja somente no contexto da logística, mais no sentindo amplo da economia nacional, com profundos reflexos na auto-estima dos brasileiros, e com sorte e impacto no futuro próximo do país, ocorreu a eleição de um petista “da velha guarda” para presidente da Câmara dos Deputados, o que mostra de novo as evidências de que os mensaleiros serão perdoados, e existem fortes evidências de que o ex-ministro José Dirceu, comandante da tropa (aliás, na minha opinião, ele nunca deixou de integrá-la), faz parte do núcleo de comando do nosso país.

Esta é uma reflexão que extrapola o meu mundo da logística, extravasando o pensamento de cidadão.

J.G. Vantine