VIVENDO A LOGÍSTICA

A NOVA FRONTEIRA DE LUCRATIVIDADE

No dia 20/11/1991, a VANTINE SOLUTIONS realizou, em parceria com a GAZETA MERCANTIL, um importante evento centrado no tema LOGÍSTICA E ESTRATÉGIA EMPRESARIALA nova fronteira da lucratividade.

Este evento teve o patrocínio da AMEISE (Fabricante de empilhadeiras), COLUMBIA (operador logístico) BENCHMARK (consultoria em embalagem) PALETE CANOZO (fabricante de paletes PBR) e VASP (companhia aérea).

Os objetivos do evento foram os seguintes:

As crescentes inovações tecnológicas, a globalização do mercado e a necessidade da vantagem competitiva representam um novo enfoque para a estratégia e administração da Logística. Nos anos 90, o sistema integrado de informações irá permitir uma linha crítica de união entre fornecedores e consumidores. Outra importante área de alteração se concentra na crescente necessidade da melhoria do nível de serviço, principalmente devido às mudanças do estilo de vida, em função das grandes transformações da geografia e da economia mundial.

Este seminário foi especialmente preparado para fornecer os elementos fundamentais para a determinação da estratégia logística, com uma visão “up to date” a ser fornecida pelos apresentadores recém chegados da Europa e Estados Unidos, onde vivenciaram o melhor da Logística, através de participação em congressos, visitas a empresas, reuniões em universidades e debates com associações nacionais de logística, permitindo:

Conhecer as inovações e tendências da logística mundial.

Desenvolver a estratégia global da empresa no enfoque logística.

Focalizar a atenção para as oportunidades da otimização dos sistemas logísticos.

Analisar de forma sistêmica as funções logísticas com modelos organizacionais adequados.

Determinarparâmetros para políticas de: “Supply Chain”, “Customer Service”, “Integrated Information System”, “Global Pipeline”, “Integrating Marketing”, “Competitive Advantage”, “Third Parties”, “Physical Network Design”, “Inventory Profitability”, “Transportation Service Quality” e “Benchmarking”.

Os temas apresentados foram estes:

“UP TO DATE” COM LOGÍSTICA NOS EUA E EUROPA apresentado por Pedro F. Moreira, na época Gerente de Projetos da Vantine.

MODELOS ORGANIZACIONAIS COMO SUPORTE À LOGÍSTICA – apresentado por Claudirceu Marra, na época Coordenador de projetos e hoje Diretor Técnico da Vantine

SISTEMAS LOGÍSTICOS E PRODUTIVIDADE EMPRESARIAL – apresentado por Eduardo Mariath, que na época era Diretor da Vantine e hoje é Diretor da DHL EXCEL

ESTRATÉGIA LOGÍSTICA: COMO COMPETIR NOS ANOS 90 – J.G.Vantine.

<CLIQUE AQUI E VEJA>

 J.G.VANTINE.


PONTO DE VISTA

COMO SE FORMA UM PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA

Neste mês dezembro, certamente muitas pessoas estão preocupadíssimas em prestar vestibular. De outro lado, outras estão muito mais preocupadas porque estão terminando a faculdade. Eu sempre digo que é mais difícil sair do que entrar na faculdade, que, na verdade, o mercado é muito grande e muito competitivo. E cá entre nós, a formação acadêmica no Brasil está deixando um pouco a desejar.

Para nós, profissionais de logística, digamos que há uma imensidão de mercado para os próximos anos. No entanto vemos que a formação profissional da nossa área continua muito capengavocê que é hoje um gerente de logística com certeza há de concordar comigo sobre a dificuldade que existe de se fazer uma boa seleção. Não no aspecto de talento das pessoas, que hoje é requisito importantíssimo, mas, principalmente, no que diz respeito à competência, no que diz respeito à experiência desse profissional, porque, lá de trás, ele está vindo por uma estrada muito mais de especialidade do que de generalidade, e esse não é o profissional de logística perfeito, porque ele pode conhecer um pouco de um determinado tipo de indústria  — por exemplo: conhece bem a logística da indústria siderúrgica, mas não conhece sobre indústria de alimentos, não conhece a indústria de varejo ou não conhece a logística internacional. Veja, portanto, que a formação do profissional é muito mais complexa e muito mais completa, ela precisa (e disse isso já inúmeras vezes) maior atenção do Ministério da Educação e precisa, obviamente, maior contribuição de você que contrata o profissional. Contribua e será muito bom para sua empresa, para você e para os profissionais.

 J.G. Vantine