VIVENDO A LOGÍSTICA

A BAHIA COMEÇA SE INTERESSAR PELA LOGÍSTICA

No início do ano de 1991, tive o grande prazer de conhecer duas pessoas importantes de Salvador: a sra. Maria Alice Nascimento, Superintendente do CESEC – Centro de Estudos Sócio Econômicos, órgão pertencente à Federação do Comércio da Bahia.

Através dessa relação profissional, realizamos pela primeira vez em Salvador um evento tratando de um subsistema de Logística: MOVIMENTAÇÃO & ARMAZENAGEM DE MATERIAIS, naquele momento de grande importância para o Pólo Petroquímico de Camaçari e todas as indústrias instaladas e em crescimento no seu entorno.

Há exatos , ou seja, no dia 04/09/91 realizamos então o SEMINÁRIO MOVIMENTAÇÃO & ARAMAZENAGEM DE MATERIAIS, cuja cópia do folheto vale a pena você ver, que por si só conta um pedaço da história da Logística no Brasil, com destaque para os patrocinadores e para a moeda da época:CRUZEIRO.

Veja como a história da logística no Brasil parece antiga, mas é recente, isto porque o nosso país passa por várias e profundas modificações num período curto de sua história.

Matéria: Movimentação e Armazenagem de Material

 J.G. Vantine.


PONTO DE VISTA

INDEPENDÊNCIA OU MORTE? AINDA É VERDADE?

Independência ou morte? Você se lembra da época da escola, quando estudávamos a História do Brasil, em 07 de setembro de 1822, lá no século XIX? Dom Pedro I foi às margens do rio Ipiranga e aí detonou a Independência do Brasil. Claro que existe um pouco de fantasia, embora a história seja real, do ponto de vista dos livros escolares; mas há, sim, uma certa fantasia. Isso foi lá no século XIX, e nós estamos agora no século XXI, neste dia 07 de setembro comemoramos mais um aniversário da independência política do Brasil.

Eu pergunto para você: tem sentindo hoje falar na independência de um país, quando nós vivemos num mundo totalmente globalizado? Tem sentindo nós falarmos de competição na nossa área de logística no século XXI, neste ano de 2006, quando nós temos companhias internacionais competindo com as brasileiras aqui no Brasil? Como nós temos companhias brasileiras competindo no mercado internacional, tanto no setor de transporte marítimo como no setor de transporte rodoviário, temos no transporte ferroviário um exemplo nacional – a América Latina Logística – operando na Argentina e no Chile, ou seja, essa independência que nós estamos comemorando nesta semana é um fator histórico da nação, é uma independência política. Mas, para nós, que vivemos no mundo empresarial, não existe independência, muito ao contrário: nós temos umainterdependência global, uma competição que leva a uma luta acirrada em busca das melhores configurações e melhores práticas, principalmente na área de logística, porque, no mundo global, de um lado se vende e de outro se entrega – aí a logística faz o seu papel.

J. G. Vantine