VIVENDO A LOGÍSTICA

PARCERIA PARA GARANTIR EFICIÊNCIA

Dando seqüência ao assunto PARCERIA, registro aqui um novo artigo publicado em outubro/92 com o título acima, na Revista SuperHiper. Nesta mesma edição há uma ampla reportagem repercutindo a 26ª. Convenção de Supermercados da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, tradicionalmente realizada no Rio Centro – Rio de Janeiro, e nela você também pode observar uma palestra que proferi com o tema semelhante: Parceria de resultados e a eficácia dos lucros.

Leia este material e faça uma transposição para os dias de hoje, 15 anos depois, e tire suas conclusões.

Parceria

J.G. Vantine.


PONTO DE VISTA

A LOGÍSTICA E O SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO

Para todos profissionais que trabalham com a Logística, hoje é um dia duplamente especial. Primeiro pela comemoração dos 18 anos de fundação da ASLOG – Associação Brasileira de Logística, e segundo porque hoje comemorado no Brasil o “DIA DA LOGÍSTICA”.

Corria o ano 1988, e numa parceria da VANTINE com a IMC(do meu amigo Yassuo Imai), estávamos realizando um mega evento denominado LOGISTECH BRASIL´88. Naquele espaço do Hotel Transamérica convidei alguns amigos (que reconheço fazerem parte da primeira geração de profissionais de Logística) para uma reunião, lançando ali a semente para criação da ASLOG. Claro que essa semente caindo em solos férteis germinou imediatamente. Nesta época eu coordenava o Comitê de Logística da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados. Propus e fui imediatamente apoiado pelo então presidente Levy Nogueira e meu amigo e superintendente desta entidade Sérgio Dória. Ali encontramos espaços e apoio para as muitas reuniões que realizamos durante quase um ano. Este grupo inicial trabalhou arduamente até que no dia 06 de junho de 1989 realizamos no Hilton Hotel de São Paulo aAssembléia de Fundação com cerca de 350 participantes. Um marco histórico para a Logística do Brasil, comemorada naquela mesma data por uma festa oferecida pelo meu amigo Mário Gorla, sócio-presidente da Brasildock´s, primeiro operador logístico do Brasil.

Nesta assembléia de fundação foram aprovados os estatutos e a Comissão de Implantação, configurada como a primeira diretoria executiva da ASLOG formada por esses pioneiros: Ernesto Promenzio, Gilberto Miranda, Paulo Lima, Reinaldo Zietlow, Omar Achoa, Sergio Tosta, Marcos Isaac, Eduardo Atihê, que da qual fui aclamado presidente.

A ASLOG nasceu como primeira entidade de Logística da América Latina e quase que simultaneamente à definição mais clássica da Logística formatada pelo CLM – Council of Logistics Management em 1988, e assim na hora certa.

Aí termina o começo, e começa o futuro da ASLOG.

J.G.Vantine