VIVENDO A LOGÍSTICA

SISTEMA LOGÍSTICO

Em 1992 publiquei uma série de artigos sobre este tema no Jornal “O Estado de São Paulo”, a qual estamos divulgando desde a edição 146 do Vantinews, sendo esta a última parte. Confira!

Sistema Logístico – Parte XIII

J.G. Vantine.


PONTO DE VISTA

DOM QUIXOTE DE LA LOGÍSTICA

Figura criada do imaginário filosófico do maior escritor espanhol, Miguel de Cervantes, Dom Quixote no auge da sua alucinação montada em seu alazão, enfrentou “corajosamente” o moinho de vento. Cada qual faz a sua interpretação e adaptação a rotina do mundo atual que me parece caminhando para o apocalipse.

Possivelmente, se Dom Quixote vivesse hoje e em especial no Brasil, seria fã ardoroso do poeta misterioso Raul Seixas, o “Maluco Beleza”, cuja obra tem hoje uma releitura da época que foi criada. Filosofia a parte, veja os mirabolantes fatos ocorridos na última semana. Presidente Bush veio ao Brasil e só se falou em Etanol, a redenção da energia limpa, colocando o Brasil como o “oriente médio do futuro”. Poucos dias depois, nosso Presidente foi aos EUA e o Etanol virou pó, até mesmo massacrado pelo discurso do ditador Fidel Castro ao afirmar (tão alucinado como Dom Quixote) que para abastecer o mundo de Etanol, 3 bilhões de pessoas deixariam de existir por falta de alimento.

Neste mesmo intervalo de tempo, o nosso presidente (possivelmente a melhor encarnação do “Maluco Beleza”) num dia desautoriza as autoridades militares ancoradas nos dois pilares da sustentabilidade, hierarquia e disciplina, e desautoriza a aplicação da lei diante do motim dos controladores de vôos. Promete através do seu Ministro do Planejamento aquilo que sabia que não iria cumprir, e dias depois volta atrás, diz que não falou nada, falou que não disse nada, e na mais popular linguagem, posso traduzir como “deixa como está para ver como fica”.

E agora você vai entender esse raciocínio: Por onde anda o PNLT – Plano Nacional de Logística & Transportes? E o PAC? Como sempre não está dando em nada, aliás, serviu para matar o PNLT. E tudo continua como antes. Vamos esperar uma nova crise dos portos, vamos esperar novos aumentos de acidentes nas rodovias, e vamos continuar esperando, pois nosso regime presidencialista é tão autoritário (a depender do ocupante da função quanto do ditador). Aliás, tenho ouvido muitos comentários de cidadãos brasileiros que começam a perceber a cada dia mais assimilaridade com o bufão Hugo Chavez.

Questões filosóficas e políticas de lado, sugiro que vocês, profissionais de logística, como cidadãos ou representantes de classe se organizem e se manifestem, pois esperar pode ser tarde para a logística do Brasil.

J.G.Vantine