VIVENDO A LOGÍSTICA

LOGÍSTICA INTEGRADA PARA A AMAZÔNIA OCIDENTAL

do Estado do Amazonas, nosso querido e saudoso Raimar Aguiar, e do então Governador Gilberto Mestrinho, realizei o primeiro grande evento sobre “LOGÍSTICA INTEGRADA PARA AMAZÔNIA OCIDENTAL”, no dia 10 de julho de 1992.Este evento marcou a mudança da Zona Franca de Manaus, até então criticada pela distância e isolamento, e ali nasceram grandes idéias e projetos, como:

Ligação rodoviária de Manaus com o Caribe e Atlântico Norte

Ligação Inter-oceânica de Manaus pelo Rio Amazonas até o Peru, na cidade de Samariza, seguindo via rodoviário até o Porto de Paita no Pacífico.

Criação do modelo de operação logística, que posteriormente gerou o EIZOF – Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus.

Leia a repercussão na imprensa que fez história (e até por curiosidade demonstra desconhecimento sobre o assunto, a manchete do Jornal do Commércio com a grafia“Lojística”).

Repercussão na Imprensa

J.G. Vantine.

 


 

PONTO DE VISTA

LOGÍSTICA: FUSÕES E AQUISIÇÕES

Semana passada foi noticiada a aquisição da BONI-GATXpela empresa TEGMA do GRUPO COIMEX. Na verdade aBONI-GATX é uma empresa resultante da BONIFÁCIO TRANSPORTES, que em 2000 foi cliente da VANTINE SOLUTIONS, nestas condições seu sócio-proprietário, Paulo Bonifácio, solicitou-me um planejamento estratégico e a busca de um sócio internacional. Já mantendo contato anteriormente com a GATX LOGISTICS fui a Chicago, motivei a empresa vir ao Brasil e fui o responsável por esta aquisição (mais ou menos na mesma época em que aDANZAS comprou a DDF, posteriormente vendida a DHL Mundial e recentemente através de fusão resultou na DHL EXEL).

O fenômeno de fusões e aquisições é um movimento irreversível iniciado ainda na década de 80 e fortemente ampliada na década de 90, principalmente no setor industrial (farmacêutico, automobilístico, entre outros), passando depois pelo setor bancário, telefonia e agora certamente atingindo a área de Logística.

O caso mais notório e emblemático foi a aquisição da tradicional e respeitada EXPRESSO MERCÚRIO pela TNT.Portanto, nós da Logística devemos ficar atentos porque novas peças desse tabuleiro empresarial serão movimentadas e poderá trazer boas expectativas. Ou será que não?

FIQUEM ATENTOS!

J.G.Vantine