VIVENDO A LOGÍSTICA

SISTEMA LOGÍSTICO

Uma alternativa é a empresa de Logística Integrada , cujas funções são bem mais amplas que o transporte. Eles se encarregam do sub-sistema suprimentos e distribuição, ao executar tarefas como: Entregas, Administração Física e Contábil dos Estoques, Gerência de Armazéns, Transporte e Distribuição Capilar (para depósitos ou clientes, em cargas fracionadas).

Uma rede de magazines, é certo, talvez não possa prescindir da frota própria, diante do grande volume de materiais que têm de distribuir às lojas. Pequenos varejistas, porém, podem formar um “pool” e montar umacentral de distribuição conjunta , a fim de receber a carga unitizada e, posteriormente, fracioná-la para entrega às lojas de cada um dos participantes. Muitas indústrias e redes comerciais, de outro lado, costumam combinar as diversas formas de transporte: mantêm uma frota própria para viagens internas – da fábrica à central de distribuição ou da central às lojas – e contratam serviços de terceiros para otransporte externo ou de produtos sensíveis – como os gêneros perecíveis, que precisam ser acondicionados em instalações especiais. A escolha da alternativa, porém, deve ser acompanhada – senão precedida – de medidas internas de racionalização.

E, entre elas, a mais importante talvez seja aunitização – que começa a despontar como uma forte tendência para movimentação de materiais.A adoção de equipamentos para movimentação e transporte de cargas unitizadas reduz o tempo das operações, necessidade de mão-de-obra e aumenta a segurança da carga transportada .

Além disso, a passagem para a carga unitizada é obrigatória para a instalação de centrais de distribuição ou depósitos intermediários entre o ponto de saída e chegada da mercadoria. É fundamental na utilização do transporte intermodal que, por envolver a conexão de diversos veículos, também reduz o tempo de viagem e os riscos de avarias. Outras medidas que racionalizam o sistema de transporte são odesign da embalagem, definição de percursos e planejamento da utilização ou de distribuição da carga no interior do veículo . Estatísticas mostram que a embalagem mal projetada é responsável por 70% das perdas de mercadorias durante a viagem . Se incluídas no projeto logístico, elas não só funcionam como uma proteção, mas também com elo de integração de todo o sub-sistema, permitindo a otimização do uso de espaço nos armazéns e veículos que devem rodar sempre com a maior carga possível em rotas planejadas, para reduzir e diluir os custos variáveis.

Continuamos na próxima edição!

PONTO DE VISTA

O IMPACTO DO PETRÓLEO NA LOGÍSTICA

O nosso editorial no Programa Brasil Logística e Transportes do último dia 1º tratei sobre aperspectiva dada do barril de petróleo atingir US$80 até o final do ano , o que representa praticamente o dobro do início do ano.

Coincidentemente na mesma data, o Rei da Arábia Saudita morreu, já causando imediato impacto elevando o barril de petróleo a US$64,5 (Arábia Saudita é o maior exportador de petróleo do Mundo).

Por outro lado, declarações da Petrobrás dão conta que na ponta do refino já existe umadefasagem de 40% entre o custo de produção e o preço de comercialização , principalmente da gasolina e do óleo diesel.

Como o transporte brasileiro, caracterizado por 60% no modal rodoviário, e sendo este integralmente dependente do óleo diesel, é de se prever que teremos pela frente neste 2º semestre fortes impactos nos custos da Operação Logística , por conta da pressão do aumento do diesel e conseqüente aumento de fretes. No entanto, alerto ao profissional de Logística, que saiba analisar que no exercício matemático simples, o aumento de 100% do barril do petróleo deverá acrescer até o final do ano 30% do preço do óleo diesel . Considerando que em média o impacto do óleo diesel no custo de frete é de 30%, o impacto deverá ocorrer por volta de 9%. No entanto, como em média o frete representa 2% do preço FOB dos produtos, logo o impacto não deverá ultrapassar 0,18%.

Seguindo o mesmo raciocínio, considerando se que em média o custo total de Logística está na casa dos 12% do preço FOB , e que o custo de frete representa em média 40% deste custo , logo o impacto total do custo logístico não deverá ultrapassar 0,10%.

A tese desenvolvida tem como objetivo exercitar a criatividade com modernas soluções da gestão dos processos logísticos, de maneira tal que haja amortecimento deste impacto, evitando-se retorno as práticas antigas dos “AUMENTOS PSICOLÓGICOS” .

J.G. Vantine